Planalto prepara troca de Gleisi por Mercadante

Ministro da Educação deve entrar na Casa Civil no lugar da senadora paranaense, que será candidata em outubro, na pasta. Informação, dada pela Folha de S. Paulo e pelo canal de televisão GloboNews, não foi confirmada pela Presidência

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, será o novo ministro da Casa Civil, informam o jornal Folha de S. Paulo e o canal de televisão GloboNews. Ele vai substituir Gleisi Hoffman na pasta oficialmente a partir da próxima semana. No entanto, a transição do cargo já começa amanhã com a chegada da paranaense a Brasília. A troca não foi confirmada pelo Palácio do Planalto.

Gleisi vai deixar o cargo para disputar o governo do Paraná em outubro. Pela legislação eleitoral, integrantes do primeiro escalão dos governos devem sair até 5 de abril da posição, seis meses antes do pleito. Como Mercadante não vai concorrer, acabou escolhido por Dilma para assumir a Casa Civil. De acordo com a Folha, uma sala já foi montada para ele no Palácio do Planalto para acelerar a transição.

Com a saída de Mercadante da Educação, começam as especulações sobre quem deve assumir o cargo. A expectativa é que o atual secretário-executivo da pasta, Henrique Paim, assuma em definitivo. Até o momento, o Palácio do Planalto não confirma as trocas. A expectativa é que as mudanças sejam anunciadas na próxima semana. Até abril, outros nove ministros devem sair do governo para se candidatarem em outubro.

Leia mais sobre as eleições de 2014

Nosso jornalismo precisa da sua assinatura

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!