Parlamentares elogiam Prêmio Congresso em Foco

Deputados e senadores ocuparam a tribuna para falar da iniciativa do Congresso em Foco de distinguir os melhores parlamentares a cada ano

Realizado na noite de ontem (7), o Prêmio Congresso em Foco acabou se tornando um dos principais temas dos discursos dos parlamentares hoje (8), na Câmara e no Senado. Nas preliminares das votações desta terça-feira, quando discursos antecedem as discussões da pauta, nomes como os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Paulo Paim (PT-RS) e Ana Amélia (PP-RS) e os deputados como Luiz Carlo Heinze (PT-RS) e Domingos Dutra (PT-MA) subiram à tribuna para, cada um a seu modo, exaltar a iniciativa, que em resumo se presta a valorizar as boas práticas políticas.

Eduardo Suplicy foi além dos elogios. Depois de ressaltar os propósitos do prêmio, ele também fez questão de manifestar “solidariedade” ao Congresso em Foco, em menção à ação coletiva de servidores do Senado contra este site devido à publicação da lista com os nomes e valores daqueles que recebem acima do teto constitucional do funcionalismo (leia tudo sobre os supersalários).

“Quero também expressar uma palavra de solidariedade ao Congresso em Foco por causa de sua atividade de sempre estar procurando revelar tudo aquilo que é importante para o Congresso Nacional. Quaisquer problemas que eventualmente tenham surgido, muitas vezes foram pioneiramente detectados pelo Congresso em Foco. Inclusive, por causa de suas ações para revelar a verdade no sentido de estar assegurando direito de liberdade de imprensa, quero me solidarizar com o Congresso em Foco, que foi objeto de ações para tentar impedir que realize o seu trabalho em defesa da opinião pública, do povo brasileiro”, disse o petista, mencionado em alguma categoria em todas as edições, e segundo entre os mais votados na edição deste ano.

Confira o resultado do Prêmio Congresso em Foco 2011
Leia tudo sobre o Prêmio

Por sua vez, em pronunciamento no início da tarde, Ana Amélia falou sobre o “permanente” estado de alerta da imprensa em relação à atividade parlamentar, e em seguida agradeceu ao “estímulo” recebido pelo prêmio.

“No Senado, somos permanentemente vigiados, fiscalizados. Nossa atividade é controlada, criticada e, às vezes, reconhecida. Eu tenho alegria de chegar aos 11 meses de mandato, tanto quanto a cara presidente desta sessão [Marta Suplicy, PT-SP]. Temos tido muitos momentos de alegria, muitos momentos de frustração e alguns momentos de perplexidade, diante da impossibilidade que temos de realizar aquilo que sonhamos e queremos”, discursou a senadora, finalista na categoria principal (destaque no exercício do mandato) e na “defesa dos municípios”.

Depois de fazer menção nominal ao diretor e ao editor executivo deste site, respectivamente Sylvio Costa e Rudolfo Lago, Ana Amélia ressaltou a presença dos colegas gaúchos entre os premiados. “Tenho particular alegria porque o Prêmio Congresso em Foco 2011 teve a presença dos três senadores gaúchos, meus amigos Pedro Simon, do PMDB, Paulo Paim, do PT, e eu, do Partido Progressista” , registrou a jornalista por formação, ressaltando seu comprometimento com a liberdade de expressão e com a democracia, e referindo-se ainda à “categoria municipalista” compartilhada com Luiz Carlos Heinze.

Parabéns, eleitores

Quarto lugar entre os senadores mais bem vistos no exercício do mandato e vencedor nas categorias Defesa do Consumidor e Promoção da Saúde, Paulo Paim estendeu os elogios aos eleitores do prêmio: jornalistas especializados em política, que fazem a pré-seleção dos indicados; e os internautas, que votam livremente a partir dos nomes surgidos desta “peneira”.

“Entendo que esse reconhecimento fortalece ainda mais a nossa determinação de luta permanente em defesa daqueles que mais precisam, dos mais pobres, dos discriminados, da transparência e contra o voto secreto. O Congresso em Foco, ao mirar e trazer a lume a atuação do Congresso Nacional, aumenta a valorização e o debate do próprio processo democrático”, declarou Paim.

“A honraria proporcionada a senadores e deputados é, antes de qualquer outra coisa, uma homenagem a todos os brasileiros que acreditam em seu país. Parabéns, Congresso em Foco. Minha saudação aos jornalistas que participaram da escolha dos parlamentares. Parabéns aos internautas”, acrescentou Paim.

Deputados

Na Câmara, o deputado Heinze atribuiu sua escolha aos esforços de sua equipe parlamentar, e também registrou agradecimentos ao fundador e ao editor do Congresso em Foco. “O nosso agradecimento a todos, em especial ao site Congresso em Foco, que está pontuando parlamentares que positivamente se destacam nas diferentes áreas no Congresso Nacional. Não são apenas os aspectos negativos que são apontados todos os dias, mas também os aspectos positivos desses parlamentares”, disse o deputado, entre os cinco mais votados na categoria “defesa dos municípios”, também manifestando gratidão a jornalistas e internautas.

Domingos Dutra, mencionado entre os melhores deputados, também registrou seu contentamento. E, lembrando o lançamento da Revista Congresso em Foco, versão deste site (confira entrevista inaugural e exclusiva com o presidente do Senado, José Sarney – PMDB-AP), ressaltou a ampliação do alcance do veículo, fundado por Sylvio Costa em 2004.

“Agora o Congresso em Foco está lançando uma revista que será importante para divulgar o trabalho dos bons parlamentares e apontar os maus parlamentares”, resumiu Domingos, crítico contumaz de Sarney no Parlamento.

Leia também:
Sarney: "O Congresso em Foco melhora o Parlamento"

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!