Frentes e movimentos de oposição, além de entidades estudantis e sindicais, organizam atos contra o governo do presidente Jair Bolsonaro para este próximo sábado (29) em pelo menos 85 cidades. Eles pedem o impeachment do presidente, novas medidas de proteção, incentivo à produção de vacinas nacionais e criticar cortes na educação. Os atos ganham fôlego com o avanço da CPI da Covid no Senado.
Essa é a segunda convocação de atos contra o presidente desde o início da pandemia. A primeira ocorreu ainda no ano passado, na Esplanada dos Ministérios.
Os grupos ainda se dividem quanto à realização manifestações presenciais durante a pandemia, mas representantes estudantis garantem a distribuição de kits de higienização com álcool em gel, máscaras e cestas básicas.
“Os movimentos sociais estavam com a decisão de não promover os atos por conta das questões sanitárias. Em nenhum momento o Bolsonaro se preocupou com isso. Inclusive os atos que ele faz são sem máscara. Essa é uma preocupação grande nossa, levar máscara pra todo mundo, álcool pra todo mundo,deixar as pessoas com algum distanciamento”, disse o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Iago Montalvão.
Leia também
Além do impeachment do presidente, a pauta dos atos inclui retomada do auxílio emergencial para R$ 600, o fim da violência contra a população negra e indígena, cortes de verbas na Educação e as reformas administrativa e tributária.
De acordo com a presidente da União dos Estudantes Secundaristas (Ubes) Rozana Barroso, a CPI da Pandemia contribuiu em motivar os estudantes e sindicalistas a irem às ruas.
Publicidade“Estamos vivendo uma situação onde o Brasil está assistindo o mundo inteiro avançar na vacinação enquanto a gente retrocede. E foi por uma escolha, foi por um objetivo. Saber que tudo isso foi escolhido e ouvir todas as coisas que tem sido mostrado na CPI, nos indigna demais”, falou.
Divulgação nas redes
Nas redes sociais, os atos ganharam reforço de políticos da oposição e artistas contra o governo.
Vamos às rua dia 29 contra Bolsonaro! O Brasil não aguenta sangrar até 2022. Com máscara PFF2, distanciamento e muita disposição de luta. #PovoSemMedo #ForaBolsonaro pic.twitter.com/zwHbBLkLn9
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) May 20, 2021
Guilherme Boulos, ex-candidato à presidência da República pelo Psol.
Diversos movimentos sociais e centrais sindicais fizeram um ato potente na frente do Congresso Nacional por comida no prato, vacinas e pelo #ForaBolsonaro. Estive presente somando na luta! Dia 29 estaremos nas ruas de novo! ✊🏾 pic.twitter.com/OBp2fCyesP
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) May 26, 2021
Talíria Peroni, deputada federal (Psol-RJ) lider da bancada do Psol na Câmara.
Veja quais cidades estão com atos marcados:
De acordo com as entidades, as manifestações estão previstas para ocorrer nas capitais e municípios de 25 estados e no Distrito Federal. Veja os lugares:
- AL – Maceió
- AM – Manaus, Tefé, Presidente Figueiredo, Itacoatiara e Humaitá
- AP – Macapá
- BA – Ilhéus e Salvador
- CE – Fortaleza e Juazeiro do Norte
- DF – Brasília
- ES – Vitória
- GO – Goiânia e Catalão
- MA – Caxias, São Luís e Imperatriz
- MG – Belo Horizonte, Barbacena, Caratinga, Divinópolis, Governador Valadares, Itabirito, Juiz de Fora, Mariana, Montes Claros, Ouro Branco, Ouro Preto, Pouso Alegre, São João Del Rei, Uberaba, Uberlândia e Viçosa
- MS – Dourados, Aquidauana, Campo Grande e Três Lagoas
- MT – Cuiabá e Rondonópolis
- PA – Belém, Abaetetuba, Altamira, Castanhal e Santarém
- PB – João Pessoa, Campina Grande e Patos
- PE – Recife, Caruaru e Garanhuns
- PI – Teresina
- PR – Curitiba, Foz do Iguaçu, Cascavel, Ponta Grossa e Maringá
- RJ – Rio de Janeiro e Campos dos Goytacazes
- RN – Mossoró e Natal
- RO – Porto Velho
- RS – Caxias do Sul, Passo Fundo, Porto Alegre, Bagé e Pelotas
- SC – Florianópolis, Blumenau e Joinville
- SE – Aracaju
- SP – São Paulo, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Assis, Campinas, Indaiatuba, Jacareí, Praia Grande, Santos, Taubaté e Ubatuba
- TO – Araguaína e Palmas
> Apoio a impeachment de Bolsonaro é maior nas ruas do que no Congresso
Isso, aglomerem, e não se esqueçam que não tem vaga nem em UTI e nem em cemitério
Não precisa aglomerar.
Serão poucos, dá pra seguir o protocolo.
Pauta bem leniente de reivindicações!
Ao invés de focarem nos assuntos relativos à corrupção (que é o que o Bozo ainda cacareja como “diferencial” do seu governo na comparação com os demais), como os bilhões de reais desviados para comprarem o pessoal do Centrão (dinheiro pras emendas parlamentares dos Ciros Nogueiras e Artur Liras da vida), o superfaturamento na compra dos Leites Moças da vida, podiam também botar gente na frente da casa do Queiroz pra lembrar que não esquecemos o operador da rachadinha, etc.
Sim e lembrar também do líder das rachadinhas, André Miliciano, e da sua preposta, Elizângela Barbiere.
Por sinal…
Onde está a Elizângela?
Não entendi como essa sua argumentação pode ser encarada como defesa …… se esses que vc citou são gente da esquerda, então apenas quer dizer que a trupe do Bozo age igual ao outro lado ideológico no que se refere a roubo de dinheiro público. Isso é meritoso pra vc?
Então a trupe do Bozo além de ladrões, são mentirosos ao posar de vestais, empunhando a bandeira da moralidade, quando já roubam (no caso do Bozo, Queiroz e demais milicianos) verbas públicas há 30 anos.
Defender as ações dos bozolinos seria negar cabalmente o que eles fizeram, disseram (e ainda dizem e fazem), mas aí não tem como né? ?
Eu não falei que o Bozo não é corrupto.
Mas com certeza é dos menos roubou, até porque está há pouco tempo no poder.
” ….. está há pouco tempo no poder.”, completando tua frase, está há pouco tempo a frente do executivo federal e já tem roubos expressivos bem evidentes como as do Salles tentando vender madeira ilegal nos EUA e que foi barrada pelo órgão ambiental deles. Fora os quase 20 bilhões de reais do tal orçamento paralelo, criado pra atender as emendas do pessoal do centrão.
Mas, minha curiosidade é outra …..
Quando vc diz que eles roubaram pouco por estarem há “pouco tempo no poder”, então vc desconsidera os quase 30 anos de vida parlamentar do Bozo, primeiro como vereador carioca e depois como deputado federal, sendo que o roubo de verbas públicas na forma de pegar parte dos salários dos seus assessores vem desde que ele começou a carreira política.
Por que vc desconsidera a vida pregressa dele antes da presidência no que se refere a roubo de dinheiro público?!
JORNALZINHO DESQUALIFICADO FAZENDO PROPAGANDA E CONVOCANDO MARIONETES P BAGUNÇAR E PROMOVER DESORDENS. AGORA PODE? TCHÊ, AS MANIFESTAÇÕES A FAVOR DO PRESIDENTE SÃO ESPONTANEAS E SEM OS A CONVOCAÇÃO A BAGUNÇA. PONTO.
Sério?
Podem fazer uns bonequinhos de cartolinal recortada.
Bota 3 bonequinhos e 1 militante, 3 bonequinhos e 1 militante.
Assim parece que tem muita gente e ninguém corre risco de pegar corona virus.
Vai faltar mortadela no mercado…
vai não. Mas capim já está em falta
Está faltando é dinheiro para comprar mortadela…kkkkkk
Acabou a contribuição sindical…
Né?
O que falta é vacina.
O corona agradece.
Se ficarem a 3 m uns dos outros não tem problema.