Duas semanas após o assassinato de Marielle, Talíria passou a andar sob proteção policial. As ameaças de morte contra a vereadora se intensificaram nos últimos meses pelas redes sociais, com ataques racistas e sexistas, feitos por perfis falsos. Mais recentemente, alguns começaram a apontá-la como a próxima a morrer.
Leia também
A vereadora convive com esse tipo de recado desde 2016, quando se elegeu. Na ocasião, um homem armado invadiu a sede do Psol em Niterói fazendo ameaças contra integrantes da legenda. Tornaram-se comuns os telefonemas em que, do outro lado da linha, um homem pergunta insistentemente pelo paradeiro daquela “piranha”, um dos termos pejorativos usados contra ela. Certa vez, ele ameaçou jogar uma bomba na sede do partido. “Exigimos do Estado segurança para continuar denunciando as violações desse mesmo Estado contra o povo”, diz Talíria a respeito da proteção policial.
A historiadora de 33 anos nasceu em um bairro de classe média baixa em Niterói, filha de um músico e uma professora. Os principais suspeitos dos ataques são os mesmos que ela e Marielle sempre denunciaram: milícias, policiais, traficantes e extremistas de direita.
A vereadora faz parte de uma estatística crescente – a de defensores de direitos humanos jurados de morte. Não há números confiáveis que permitam fazer comparações ano a ano, mas essa é uma constatação unânime entre representantes de entidades que fazem esse tipo de acompanhamento.
Só no programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH), criado pelo governo federal em 2004, são atendidas atualmente 376 pessoas. Outras 308 estão na fila, seus casos estão em análise. Metade dos incluídos está envolvida em conflitos agrários. São sem-terra, assentados e indígenas. Mas também há entre os protegidos quilombolas, operadores do Direito (advogados, juízes, promotores, procuradores, defensores públicos) e até crianças e adolescentes.
Um número incalculável de defensores nunca chegou até o programa. Muitos convivem com ameaças que, muitas vezes, se concretizam. Outros são abatidos sem o envio prévio de recado, como Marielle. Assassinatos em alta Só em 2016, 66 pessoas com esse perfil foram assassinadas, segundo levantamento do Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, que reúne mais de 35 entidades. Os dados de 2017 ainda não foram fechados, mas, pelas projeções feitas até setembro, são ainda maiores que os registrados no ano anterior.
De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), 70 pessoas foram assassinadas por causa da luta no campo em 2017. É o maior número desde 2003. Enquanto isso, nas cidades, espaço de atua- ção de Marielle e Talíria, o número de mortes de defensores de direitos humanos ainda é uma grande incógnita.
“Não conseguimos fazer nas cidades o mesmo mapeamento que fazemos no campo. A situação urbana é ainda pior, porque há lideranças negras, LGBTI, da luta pela moradia, por exemplo”, explica Luciana Pivato, representante do Comitê Brasileiro. O assassinato de lideranças que lutam por moradia e pelo reconhecimento de direitos de mulheres, negros, homossexuais e transgêneros ou que enfrentam os excessos de policiais, milicianos e traficantes se dilui no banho de sangue da violência urbana.
“A pobreza no Brasil tem cara, cor e gênero. Existe a construção de um mito em torno dos direitos humanos como se fosse uma coisa para proteger bandidos. Parece que o termo ‘direitos humanos’ já é a negação dos direitos humanos”, avalia Talíria. Atualmente mais de 2 mil pessoas estão incluídas em algum tipo de programa federal de proteção: 376 no de defensores de direitos humanos (PPDDH); 487 no de vítimas e testemunhas (Provita), e 1170 no programa de proteção a crianças e adolescentes (PPCAAM).
Presença pela repressão
A vereadora de Niterói nunca morou em morro, mas conheceu há mais de dez anos a realidade de um Rio de Janeiro que não frequenta os cartões- -postais. Quando ainda era estudante, começou a dar aulas em um bairro pobre de São Gonçalo e na favela Salsa e Merengue, da Maré. Aprendeu a lidar com os tiroteios e as medidas restritivas impostas pelas operações policiais que paralisavam as aulas que ministrava.
“Não se trata de ausência do Estado nesses lugares, mas da forma com que esse Estado se faz presente. Ele não amplia o número de escolas nem dá moradia digna às pessoas. Atua com mais repressão policial”, critica.
Talíria conheceu Marielle em 2010, na favela de Nova Holanda, também na Maré. A identificação entre as duas foi imediata. Juntas, filiaram-se ao Psol naquele mesmo ano e, em 2016, decidiram concorrer ao Legislativo de suas cidades. Eleitas, emparelharam os mandatos: as causas de uma eram as causas da outra.
“Não tenho dúvida de que foi um crime político e a ordem partiu de alguém do Estado, porque não há crime organizado sem relação com o Estado. Também há um componente de ódio muito grande. A Mari era a representação de tudo aquilo que tinha na sua voz. Era mulher, negra, favelada, LGBTI, socialista. Ela ser eleita vereadora em uma capital brasileira era uma afronta aos privilégios de diferentes poderes”, diz Talíria.
A vereadora percebe que os ataques contra ela se intensificam quando aborda principalmente dois assuntos: questões de gênero e segurança pública. “O ódio que se instalou na política brasileira é uma espécie de barbárie. É você impedir que sejam denunciadas violações do Estado. Isso provocou o assassinato da Mari. É uma tentativa de silenciar quem é marginalizado. Mas há um setor organizado progressista para enfrentar essa desigualdade”, diz. “Não temos escolha. A escolha é parar, mas essa não está no nosso horizonte”, avisa Talíria, que deve ser candidata a deputada federal. >> Continua
<< Acesse a versão digital da revista ou faça a sua assinatura para ler a continuação desta reportagem
<< Em carta a Marielle, delegado pede desculpas e socorro, e critica precariedade da polícia do Rio
Todo mundo está marcado para morrer!
Só que quem é comunista, esquerdista brasileiro, terrorista, guerrilheiro, corrupto, bandido e similares, irão para o Inferno!
Salve-se quem puder! Quem não puder, vai prá vala comum.
Lembro que quando o CF começou, era um site que fazia um jornalismo como exige a profissão, “imparcial”, respeitando o direito de todos da “livre expressão”.
No tempo em que estava alavancando, lembro que me pediram para deixar publicarem meu comentário na revista, que eu havia elogiado o site e sua maneira de atuar.
Mudaram muito……..
Será que entrou no esquema do “toma lá, dá cá”?
CF, cadê meu comentário……..
Foi todo picadinho, porque foi “CENSURADO”!
CF, cadê meu comentário?????
Dorme com um barulho desse!
CF, cadê meu comentário????????
Êita! É o CF fazendo campanha para o PSOL… e prestando um desserviço à nação…
CF, cadê meu comentário???????
Ao abrir vi que nada aconteceu……
CF, cadê meu comentário?????
Ao ler o título da matéria, achei que tinham executado mais algum político carioca..
CF, cadê meu comentário?????
Erram feio a conta, são quase 210 milhões de brasileiros marcados para morrer, basta sair com um celular na mão, errar o caminho de casa e passar numa rua proibida, demorar para fechar o portão, só isso basta para qualquer um de nos aqui morrer…
Em vista do que está hoje, estávamos até indo bem, mas graças ao golpe o pais esta na berlinda, literalmente, antes de vir com blá,blá, é claro que tínhamos problemas,corrupção, etc, mas isso se deve ao fato de não cobrarmos e importarmos apenas com coisas fúteis, agora a m… está feita e o cara que fez mais que qualquer outro por nós na história preso sem provas, vai tenderer esse povinho.
Fez o que??? Acabou com pobreza, então não tem mas pobre no Brasil, melhor a educação??? Então o Brasil não está em ultimas colocações em nível educacional mundial, acabou com a violência??? Então essa matéria aqui não tem justificativa, melhorou a infra estrutura do Brasil??? Então não temos estradas federais que são verdadeiros matadouros de famílias, fortaleceu a economia??? se não fosse os agricultores que ele chamou de bandidos, o Brasil ainda estava caindo no PIB, não mexeu uma virgula para fortalecer a encomia brasileira, mas ajudou bastante país amigos ideológicos, o que mas o presidiário fez para o país em??? vendeu ilusão e muitos acreditaram…
Jonas, não tergiverse. Lula nunca disse que acabou com a pobreza, mas em seu governo ela foi muito reduzida. Foi quem mais contribuiu para a educação criando escolas técnicas e universidades. Veja as estatísticas. Não sou lulista, mas defendo a verdade. Os crimes de Lula foram outros: não democratizou a mídia, manipulou os sindicatos, compactuou com banqueiros e empreiteiros e patrões.
Nenhuma ação que não se sustenta no tempo é válida. Mudaram muito mais os critérios de medição do que a pobreza em si, a dívida pública mais que dobrou e ele pegou um mar de almirante no cenário econômico internacional.
Pesquise e você verá que na verdade ele criou apenas 6 universidades, ele – assim como nos programas sociais – alterou nomes ( como “Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas” para “Universidade Federal de Alfenas”, que existia desde 1914).
Durante o seu governo, o número de formandos em Universidades Federias caiu e o das privadas explodiu.
O que eu sei, com certeza, que ele criou foi o Bolsa Empresário, distribuindo 36 BILHÕES para as mil MAIORES empresas do país, via BDNES.
Como alguém pode se iludir com esse vagabundo, ladrão e analfabeto?
Foram só esses os crimes ? Que (falta de) moral torpe ! Eu listaria um calhamaço de folhas com os crimes do representante da sociedade vagabunda e imprestável !
Quando alguém chama impeachment de golpe temos que parar de ler imediatamente, já que – sobejamente – é um argumento de quem não conhece minimamente as nossas leis.
1) O processo de impeachment, certo ou errado, consta em nossa Constituição e não permite que NENHUM presidente que tenha menos de 1/3 de apoio nas duas casas continue como tal. Temos um sistema presidencialista com um processo de impedimento do presidente, parlamentarista.
2) O processo de impeachent é um processo POLÍTICO/ADMINISTRATIVO, já que ele se dá no âmbito do legislativo – não no judiciário – e o voto pelo impedimento NÃO precisa ser fundamentado em nenhuma das duas casas, ainda que tenhamos o rito do relator, do seu parecer e da defesa por parte da AGU.
3) No caso em tela, quem assumiu a presidência foi o vice da coligação da chapa eleita por voto da maioria da população. É aquele velho ditado, “me digas com quem andas e eu te direi quem és”.
Filho, é o maior escandalo de corrupção da história da humanidade, isso porque foi só levantado a PTbrás… Em qualquer país minimamente democrático esse povo estariam todos presos… não me refiro só a PaTota, toda esta oposição também… mas não adianta negar a realidade… A verdade é que a Pa}Tota continua coligada com o PMDB, que golpe é esse? Onde o golpeado continua coligado com o golpeador….
Quantos comentários ignorantes. As pessoas acreditam, sei lá pq, que direitos humanos é direito de bandidos. É muita burrice!!!! Vcs todos merecem o país q tem, a violência que existe aqui. Vivem com o cú na mão e ainda acham bom. Vai Breselll
“A vereadora de Niterói nunca morou em morro, mas conheceu há mais de dez
anos a realidade de um Rio de Janeiro que não frequenta os cartões-
-postais. Quando ainda era estudante, começou a dar aulas em um bairro
pobre de São Gonçalo e na favela Salsa e Merengue, da Maré. Aprendeu a
lidar com os tiroteios e as medidas restritivas IMPOSTAS pelas operações
policiais que paralisavam as aulas que ministrava.”
“Não se trata de ausência do Estado nesses lugares, mas da forma com que
esse Estado se faz presente. Ele não amplia o número de escolas nem dá
moradia digna às pessoas. Atua com MAIS REPRESSÃO POLICIAL”.
Corrijam-me, por favor: Então, o problema dos morros do RJ não SÃO os traficantes/bandidos que vendem drogas e matam outros brasileiros?
Sim, são os traficantes/policiais/bandidos/milicianos, que a vereadora combatia.
Pregunta valendo pontos: Quem defende bandido é o que?
( ) Anjo
( ) Bandido
BANDIDO
Quem defende policial bandido é bandido. Quem defende miliciano bandido é bandido. Quem defende as vítimas desses bandidos é anjo, como Marielle.
Mais da metade dos marcados para morrer sao sem-terras. Ha dezenas e dezenas de assassinatos de lideranças sem-terra Brasil afora. Tds muito pobres. Rarissimos sao os casos onde sem-terras matam algum latifundiario. Mas para essa midia sordida e manipuladora (que inacreditavelmente alguns chamam de esquerdista) perigoso mesmo é o MST e o exército (que ninguém nunca viu) do Stédile.
Essa é uma afirmação irresponsável, vocês não deveriam usar da imagem de uma pessoa que teve uma morte trágica e associa-la para criar mais problemas e intrigas, o Brasil precisa avançar, posts como esses não ajudam em nada.
Ela nao teve uma morte tragica…foi um assassinato planejado e friamente executado. Por isso um assassinato politico pq motivado por aquilo que ela acreditava e defendia….ou seja…uma sociedade mais justa e por conseguinte menos violenta. isso é avançar!! Se nao tocar no assunto e fizer cara de paisagem vamos continuar avaçando como estamos agora…para tras.
Só que a atução dela na defesa do que ela acreditava e defendia, nem sempre se dava no âmbito polítco. Quando um político atua na defesa de suas crenças, fora da esfera política e com ferramentas não políticas, há que se ter cuidado em afirmar que o crime teve motivação política. Cabe à autoridade policial e ao MP investigar e concluir o IP e a justiça julgar baseado nos fatos apurados. Do contrário é só achismo.
Que comentario sem nexo!! Como assim nao se dava no ambito politico?? Marielle levava essas questoes pra Câmara o tempo td e jamais se recusava a discutir essas pautas em tds os lugares publicos possiveis. Engajamento total é marca de muitos politicos da esquerda (sobretudo o Psol). Cuidado??? E foi o que entao..latrocinio?? Oras…arma exclusiva das FFAA, muniçao desviada. É cada uma!!!
Sem nexo é a sua cognição. Aprenda a interpretar textos antes de debater. Sua cognição sedal não é capaz de compreender o significado de “nem sempre”?
As armas serem exclusvas da FFAA não signifcam que foram usadas por elas. Quanto à munição desviada é um juízo de valor seu, desvio significa que alguém de dentro foi o responsável, onde você leu que o IP afirma isso?
Por último, o IP não está nem concluído o que dirá falar em provas produzidas. Até agora não temos absolutamente NADA do ponto de vista legal, não temos nada além de suspeitos, não temos sequer um indiciado.
Quanto ao “engajamento total”, é exatamente o que levantei, político não tem que ter “engajamento total”, tem que ter engajamento na esfera que o seu mandato permite.
Geralmente o cara que começa o debate alterado e valentao (de internet, bem dito) ja perde logo de cara. Pq a velentia e a altercaçao sao sempre proporcionais à falta de conhecimento (vide os bolsominions).
Eu nao tenho que interpretar nada…vc é que precisa ser claro no que diz. O seu “nem sempre” quer dizer o que?? Se é “nem sempre”, entao quando deve ser e quando deve nao ser?? É obvio que vc nao explica isso pq o que escreveu é uma enorme besteira.
Até agora nao temos nada do IP?? Oras…isso nao é muito evidente pra vc?? Num estado que esta sob intervençao federal?? Ou vc é muito ingênuo ou mau carater…Marielle foi executada por milicianos…e a milicia no RJ tem um dos seus dois pés bem afundado na PM e na Civil.
Marielle atuava e morava no RJ…era muita ativa nas favelas e perifierias…combartia e denunciava os abusos das policias contra os pobres. Era negra e lésbica. Fazia td isso rigorasamente dentro da esfera que permitia seu mandato. E por tudo isso foi executada.
EHHH!!! A PATRULHA É IRRITANTE. COMO É TENDENCIOSA. MÍDIA NOCIVA.
No Brasil a estatística funciona assim:
a) Para mostrar que são uma certa etnia é a mais frequente nos presídios (missigenados tornam-se não branco)
b) Para mostrar que são minorias na faculdade. Missigenados se tornam brancos.
c) Para avaliar salários em empresa, aí mistura-se missigenados com baixa escolaridade e negros… concluindo….
Meio de vida..
Perfeito!! É exatamente assim!
Errado completamente sem sentido seu comentario
É só fazermos as contas! O ParTido partiu nosso país que, desde sua origem foi miscigenado!
Desse jeito!
É duro, mas é a pura verdade. Enquanto Freixo tinha 4 seguranças da PM… gritava aos ventos “fim da policia militar!”…. É só pra “inglês” ver… mas tem gente que acredita.
Incrível quantos comentários ridículos e ignorantes. Que bandidos eles defendem? Que bandidos a Marielle, por exemplo, defendia sendo que ela atacava as milicias. É muito fácil escrever asneiras sem conhecer a realidade dessa gente. Políticos ganham milhões por ano sem produzir nada em prol do povo, e a culpa agora é de quem tenta fazer alguma coisa. É muito fácil morar longe das favelas e criticar os que fazem alguma coisa. O pior de tudo são os pés rapados que estão quase na favela e se acham da elite.
E você faz o que além de resmugar?
Ele canta luuula livre, Mariellle vive.kkkkkkkkkkkkk.
Não, eu canto VAI ESTUDAR!!!!!! E canto Lula preso, Temer preso, Renan preso, Aécio preso, Maia preso, todos os ministros presos, 70% do congresso preso, e Marielle presente
porque morreu assassinada e todos esses bostas que citei estão vivos e nunca fizeram nada pra ninguém. E deixa eu te dizer uma realidade. Você está mais perto da favela do que dos bairros nobres. Acorda.
Tem uma coisa boa na favela, DISTÂNCIA. Quanto maior, melhor.
Você está certo, Antonio. A maioria dos comentaristas aqui, além de mal saberem escrever, não sabem pensar. Não entendem que é necessário combater a criminalidade, como Marielle combatia. Por aqui está cheio de milicos e defensores de milicos criminosos, que ficam nos quarteis sem fazer nada, pois sequer sabem estudar.
E com certeza são da classe média pra baixo que se der uma vacilada cai na favela. Seria até bom pra que conheçam a diferença entre bairro nobre que tem policiamento e um bairro pobre ou favela que não existe a presença do estado. Mata algum filho de burguês no Leblon que irão ver a diferença de reação da sociedade hipócrita em que vivemos.
Outros 199.998.000 também estão marcados para morrer, seja de violência, seja de saúde ou de “acidente de jatinho”, não escapa ninguém desses vários tipos de criminosos
Verdade
Não se sabe ainda quem será o próximo presidente, mas temos de torcer para que não seja qualquer mico. A sociedade não suporta mais o extremismo político, nem discursos de ódio e sem conteúdo programático. A divisão da nação não interessa ao cidadão que deseja o desenvolvimento do Brasil e a paz social. O radicalismo destrói nações, é só ver o que acontece no mundo. Precisamos escolher um presidente que seja honesto, moderado e conciliador ou estaremos caminhando para o caos total. Porém não é só o presidente que conta, precisamos eleger deputados e senadores na mesma linha de pensamento, pois sem sustentação politica verdadeiramente representativa da sociedade não há presidente que consiga governar e tirar o país da crise. Somente com um presidente e um legislativo com essas características poderemos resolver os nossos problemas, inclusive o da violência urbana.
Esquece isso NUNCA vai acontecer aqui, não temos espírito coletivo, cada um só olha para o próprio umbigo, f.. o outro, no final estão todos na mesma m…
Você falou a Verdade
O Povo hoje em dia classifica as pessoas apenas pela cor e seu clico social e não o carater isso é o mau do Brasil
Militantes não sei, mas militares estão marcados pra morrer todo santo dia no RJ.
EDSON SARDINHA Brasil precisa somente de um administrador que faça leis fortes e capazes de parar a violência, leis como pena de morte para latrocínio, trafico de drogas, acabar com recursos infinitos, fazer as prisões de transformar em cadeia de trabalhos forçados, NÃO HÁ PENA MAIOR A UM BANDIDO DO QUE SER FORÇADO A TRABALHAR PARA O ESTADO DE GRAÇA !!! Quando for escreve escreva sobre a necessária redução da maioridade penal de preferencia que seja 11 anos de idade, chega de ideias bolivarianas.
Ideias Bolivarianas??????????? a maioria das leis foram escritas pela direita
a constituição de 88 os partidos de esquerda eram pequenos, vai estudar historia, e vc acha que quem vai trabalhar de graça se isso existir: preto e pobre
Você que deveria estudar antes de proferir asneiras.
1) De 1988 até hoje mais de 100 emendas constitucionais foram elaboradas.
2) Quem decide sobre a interpretação da Constituição é o STF, que possui SETE ministros indicados pelo Lula e Dilma, dentre ONZE ministros. Quase 70% da casa.
3) Súmulas vinculandes, ADI e ADC são decidias no STF.
4) O novo CPC é de 2015 e é aplicado subsidiariamente ao Código de Processo Penal.
5) Inúmeros projetos de lei que endurecem contra criminosos não vão para frente porque a esquerda não permite.
O direito aplicado não é estático, é dinâmico e seus princípios e leis são inúmeras vezes conflitantes.
Vejo que você mal sabe “escreve”, e pior nem sabe pensar. O único caminho é o da democracia, como a bolivariana. Redução da maioridade penal é por mais cedo as crianças nas escolas do crime. O Brasil não precisa de um “administrador”. Precisa de um povo participante e consciente.
Ernesto Freire Pichler O PT fez exatamente o que você disse e o Brasil esta em desgraça a redução da maioridade penal é um fato para que a tais crianças sejam punidas por seus crimes esse é o mundo real não a sua fantasia.
É SÓ VOTAR NO BOLSONARO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES QUE ISSO VAI ACABAR.
SIm tambem os empregos, faculdades, direitos fundamentais, o caos estara lançado e depois vc na sua sabedoria acha que quem é bandido vai ficar quieto so porque o filhote de açougueiro quer???????? e muita ingenuidade sua… vai ser um banho de sangue pode esperar
Ele já tem meu voto.
Esse sonho só não é maior que dos esquerd… Não vai acabar faculades, direitos e outros… simplesmente conviveremos com o outro extremo e ainda muito mais fragilizado e sem apoio do congresso…. Mas, seguramente melhor que os 13 anos da política de divisão e ódio entre brasileiros será
Como sempre ‘reportagem de esquerda em veículo de esquerda querendo chamar atenção, dizendo que tudo é contra eles, que eles são sempre os coitados pq estão certos em tudo’… Ainda bem que as pessoas estão acordando e caindo cada vez menos em “bla bla bla” da esquerda! O problema da criminalidade no BR é geral e todos são vítimas! Não adianta querer ‘pintar o quadro’ dessa forma que ninguém mais engole isso!
É mesmo? Quer dizer que a elite política que ganha milhões por ano sem fazer nada é vítima?? Quem mora no Leblon, Recreio, ou seja, em bairros nobres do Rio são vítimas?? Você é vítima? Porque você não passa uns dias em uma favela pra ver se você entende do se trata essa matéria???
Quer dizer que isso é um problema ideológico, esquerda ou direita???
Resumindo, se tivermos um governo de direita o Brasil seria maravilhoso???
A elite que ganha milhões e vive na esbórnia são os políticos esquerdistas que moram em condomínio fechado, protegidos por seguranças armados e que pregam o desarmamento (Marcelo Freixo, etc.). 90% de quem mora na favela é trabalhador que é refém dos traficantes e milícias que gentinha medíocre igual a Mariele “lixo presente” defendia (ela morreu porque defendia um lado com certeza). Quando a direita governou (militares) a baderna era menor. Direita só Bolsonaro. Com certeza vc vota 13, títpico militonto camuflado.
Mentira era muito pior os militares so escondiam os fatos é so ler os jornais estrangeiros da epoca, E a maioria dos politicos ricos nao sao de esquerda vai se informar vc é bem fraquinho mesmo
Os militares não são flores que se cheiram, mas todos os ex-presidentes não têem filhos bilionários, possuem ilhas ou triplex. Os poucos sítios faliram e foram adquiridos antes da presidência…. Mas chegaram a loucura de deixarem crianças em salas de tortura como vários “democratas” assassinaram capitão na frente da mulher e filhos… simples assim… Os extremos se tocam…
Elite política é a minoria da minoria, somos um país com mais de 200 MILHÕES de habitantes. Vítima é qualquer um que sofre dano quando estado deveria dar segurança, um direito pétreo garantido por nossa Constituição. Pouco importa se mora no Lebron, Recreio, Madureira, Penha, mansão ou barraco. TODOS que sofrem danos, TODOS que saem de casa com alto risco de perderem a sua vida, são vítimas. Ser vítima NÃO é privilégio de grupo nenhum, no Brasil atual é de praticamente toda a sociedade.
Exatamente. Mas veja os comentários. Onde se sofre mais danos no Brasil? No Leblon, Recreio, bairros nobres ou nos bairros pobres e favelas??? No dia que os problemas ou violência chegar a esses lugares de elite aí o bicho vai pegar. Resolvem rapidinho todo esse problema. Hoje mesmo o tiroteio chegou na Urca e o bondinho do Pão de Açúcar teve que fechar pera primeira vez. Ponto turístico. Veja o que vi acontecer e depois me conta. Todos os dias morrem pessoas nas favelas e bairros pobres. Mata algum burguês do Leblon e veja o que acontece. Eu vivo longe disso tudo em bairro classe média. Então não vou dizer que não existe diferença nenhuma.
Não dá pra saber onde se sofre mais danos? Tem que avaliar a causa dos homicídios, etnia dos que cometeram o ato, etc. Garanto que o sujeito, vítima simples, deve ser proporcional a cada população, simples assim… Agora se algum grupo comete mais infração terá mais mortes, até por confronto com forças policiais… não há o que dizer… Nos milicos escondiam muitos, mas que os próprios milicos não cometiam tantos e crimes de roubo e assassinatos não eram escondidos não… escondiam crimes de guerra e esquadrões…
Não votei e não voto na esquerda mas me admiro defensores de policiais bandidos, ruralistas e empresários que tiveram muito mais chances econômicas de prosperar encima da pobreza destes que agora por esforço próprio conseguem ascender em uma sociedade desigual como no Brasil, são por esta razões que somos desclassificados quando viajamos para outros países civilizados.
–
Que falácia . Quanta asneira. Para com essas idéias de fracassado de curso de filosofia, história e bobagens afins. Quem quer luta e vai atrás. Para de mimimi. Daqui a pouco vai falar que a culpa de vc ser um derrotado é da escravidão. Tem um monte de pobre que trabalha todo dia , rala, mora na favela e tem uma vida feliz, sem vitimizar. Vai trabalhar. Outra coisa, sem empresário rico e ruralista produtor, esse país tava igual a sua maravilhosa Cuba onde a pessoa prefere correr o risco de morrer comida por tubarão para ir pro EUA do que ficar na ilha da magia.
Como pode botar uma porqueira de uma manchete dessa na capa… vão procurar algo útil pra noticiar.. No brasil só é errado matar negro, mulher, gay e bandido, o resto que se las.que… monte de hipócrita cego e alienado…
Sem falar que manipulam estatísticas para mostrar o que desejam, leia-se: qual é a cor dos assassinos?… Ah! bem isso aí não vão mostrar… Quantos habitantes de cada etnia (para ponderar de acordo com a população)? Ah! isso também não mostra, né mesmo? Quantos brancos são assassinados por outra etnia? … Ah… Chegaremos a simples conclusão que é tudo proporcional a renda e grau de instrução… mas aí…
200 milhões de brasileiros estão condenados a morte no Brasil. A população brasileira inteira vive no “corredor da morte”. Corremos riscos nas ruas, nos hospitais, nas estradas. Gente que paga impostos corre risco de morrer por quem cobra impostos.
Mas tem quem tem morte anunciada e se puder evitar, tem que evitar e pronto.
Este “e pronto” demonstra o autoritarismo velado de militantes de esquerda. Tudo é discutível, desde que seja conforme a cartilha de vocês.
O PT tem veia autoritária mesmo. Não é gente afeita à democracia.
Desde 1985 que eu tenho plena liberdade. Inclusive de expressão. Então eu não vi autoritarismo nenhum mesmo nos governo do PT. Você sofreu alguma censura???? Agora, ideologicamente tanto a extrema esquerda quanto a extrema direita são autoritários. Sempre foram.
Entenda autoritarismo em sentido amplo. O PT apoia ditaduras mundo afora, como a cubana e a venezuelana, de onde já se extrai seu pouco compromisso com a democracia. Apoio à liberdade não pode ser valor relativo, invocado quando convém.
No mais, é um partido que visou a perpetuação no poder, que prega a cizânia social e vê como inimigos (não apenas discordantes) aqueles que não rezam a sua cartilha.
Quanto ao trato com a imprensa, ele demonstra bem o caráter autoritário dessa gente. Foram inúmeros os exemplos de agressões a jornalistas no fim de semana da prisão do Lula. Vale lembrar, ainda, que em uma atitude tipicamente fascista, o PT elaborou uma lista negra de jornalistas e expulsou daqui o correspondente do The New York Times, somente porque reportou que Lula era alcoólatra.
Que você não tenha sido diretamente atingido por um ato autoritário, isso não quer dizer que ele não existe. Na ditadura militar, apenas uma minoria foi alvo de censura, mas obviamente ela existiu.
Que besteria. O que a violência tem a ver com ideologias? Que cartilha??? Você deve ter acordado agora e nem conhece o país em que vive. A violência sempre existiu e sempre vai existir. Se em maior ou menor grau depende do seu próprio povo que paga altíssimos impostos e não defende seus direitos. Só reclama e depois vota nos mesmos canalhas de sempre. Os que reclamam são os mesmos que jogam lixo nas ruas, não devolve o troco a mais, briga por causa de futebol, não respeita as diferenças porque acha que é dono da verdade, não protesta, fula fila, corrompe os agentes públicos para levar vantagem como não pagar uma multa merecida, não respeita faixa de pedestre e sinal de trânsito, sai sem pagar a conta, senta ou estaciona em lugares para portadores de necessidades especiais, compra produtos piratas, dá tombo na seguradora, mija na rua, dirige bêbado, ou seja, aquele famoso jeitinho brasileiro do cidadão de bem.
Em um país de cidadãos desarmados, todos estão marcados para morrer.
Deixa de retardo, andar armado não evita assassinatos, o cara sempre vai tentar pegar de surpresa.
Não elimina inteiramente a possibilidade de assassinatos, mas o criminoso pensa duas vezes antes de assaltar, por exemplo, se souber que a vítima pode estar armada e reagir.
Vide o caso da policial que baleou o assaltante na frente da escola. Ele não podia imaginar que uma daquelas mulheres estivesse armada.
Não evita? Você que fala besteira. Quero ver quem entraria em um ônibus para assaltar se soubesse que mais da metade estaria armada. Eu quando saio com a minha esposa de carro ela dirige – sempre pela esquerda – e eu mantenho a pistola de pronto emprego entre as pernas. Ao chegarmos em casa eu deço com ela na mão e ela então abre o portão e entra. A arma quando usada com inteligência permite, justamente, não ser pego de surpresa.
Cara o assunto é ASSASSINATO, não ASSALTO, tu sozinho não vai segurar 5 pessoas, o cara que quer ASSASSINAR vai analisar você antes pra ter certeza que MESMO ARMADO estará em desvantagem ou seja isso só se resolve com programas de proteção mesmo. Eu não estou questionando o uso de armas em ASSALTOS. Paz…
A sua resposta foi apara a seguinte assertiva : “Em um país de cidadãos desarmados, todos estão marcados para morrer.”
Essa foi a tese que você respondeu, o Hugo afirmou de forma mais abrangente, que não existem apenas aqueles lieralmente marcados, mas os virtualmente marcados, todos aqueles que têm o seu direito, inalienável, de auto defesa cerceado.
Ele apenas ampliou a abrangência, o que é verdadeiro, ainda que as probabilidades sejam – sobejamente – distintas.
Não cara, só são 2 mil pessoas marcadas para assassinatos, não 210 milhões, e como falei antes não estou entrando no mérito de porte de arma/assalto e sim porte de arma/assassinato. Em nenhum momento dei minha opinião sobre legalidade de porte de armas, só eficiência contra especificamente assassinatos.
São 210 milhões sim, em um país que morrem 70.000 pessoas por ano, somos todos marcados. A chance de você ser assassinado é 16.000 vezes maior do que ganhar na mega sena.
Parabéns Sr. Fernando. Eu também tenho armas e dirijo armado e com carro blindado. Não me importo em ser julgado por “juízes” esquerdistas, e sim deixar a mim e a minha família a mercê do crime. Confiar no Estado é dar carta branca pra fazer parte das estatísticas. Não comigo. Não com os meus.
Se estivesse armado, a probabilidade de morrer seria maior.
Isso não faz o menor sentido. Se coloque no lugar de um assaltante, por exemplo. A certeza que ele tem das vítimas estarem desarmadas não é um incentivo ao crime?
Não Fábio. Se o bandido souber que você está armado, ele vai assaltá-lo para roubar sua arma.
Em que mundo paralelo você vive? No da narrativa romântica esquerdista? Sua tese não resiste a um mínimo escrutínio lógico. Dizer que, se as vítimas de hoje estivessem armadas seriam ainda mais frágeis, é algo que fere o bom senso.
Aponte um país em que o porte de arma seja liberado e mais violento que o Brasil.
É vdd, mas meu chapa, essas pessoas q estão dando a cara a tapa estão muito mais marcadas do que vc, por exemplo, ou do que eu. Então é uma questão de segurança e alerta para qquer pessoa que queira defender direitos consagrados aos seres humanos, dos quais essas mesmas pessoas fazem parte. Difícil de entender???
Cidadãos armados correm maior risco de morrer e de matar inocentes.
Segundo e mídia e alguns grupos de vira latas, Marielle Franco foi assassinada porque era negra, militante, pobre,por sua opção sexual, e defensora de minorias,como traficantes de favelas e etc, então seguindo essa linha de raciocínio, é só esse tipo de gente que é assassinada diariamente no Brasil né?, cidadão de bem e héteros sexuais não são assassinados né?. Quanta hipocrisia!!!.
Tadinho do hetero de bem.
Chegou o cidadão de mau.
É bom não cometer deslizes, hein.
O problema é que a esquerdinha vira lata, não quer aceitar a verdade né?.
Esquerdinha vira lata?? bah voce fez um comentario tao ponderado agora se mostra tao pequeno… essa é a direita culta honesta e democratica??????
Seja de Direita ou de Esquerda ou de Centro, Branco, Preto, Pardo, se está no Brasil está na mira, não importa o que pensa, como se comporta, o que cultua, está na fila para morrer, se todo mundo manter o mesmo pensamento.. todos temos a razão… todos somos hipócritas, depende do ponto de vista de cada um!
Nada pior que a verdade… Literalmente os extremos se tocam… Agora ficar idealizando extremos realmente é uma …. Temos que unir o pais de novo. Um pais de etinia literalmente viara latas…
Honesto são pessoas como Freixo que andam com seguranças da PM e brada o fim da PM na sala ao lado…. Não é questão de direita coitadinha, somos todos vitimas… mas a esquerda adora ficar de vítima, tanto que vc se irritou com a verdade…
Fim da PM já!!! E criação de uma polícia civilizada, bem educada, bem armada e bem paga, que combata o crime e não se una a ele. Se Freixo defende o fim da PM, ele está certo.
Igual a cubana…. não será desvalorizando polícial que Irã melhorar o Cauã
Desculpe, Senhor. Não entendi o que tem o Irã a ver com isso. Sei que o Irã tem uma polícia religiosa, que chicoteia mulheres, mas não queremos isso. E o Cauã, quem é? Quanto à polícia cubana, ela é comunitária, não militarizada: é um bom exemplo.
Desculpe-me. Mas prefiro meu pais do que morar em Cuba ou Venezuela… Não chamaria de polícia comunitária e sim de milicia partidária.
Toda vez que eu leio “cidadão de bem” ou “hétero de bem” já penso em um psicopata.
Buaaaááá
E por falar em psicopata. kkkkkkkk
O que você não é: cidadão, de bem ou hétero? Ou é psicopata?
Sou terráqueo, sul americano e brasileiro que não fugiu da escola.
Esta é o fim da picada… Agora ser trabalhador e gostar de pessoa do sexo oposto é ser psicopata…. Jisuis…. Faça como freixo, more em condomínio fechado, use segurança da PM e saia por aí bradando em extinguir a PM…
Ela defendia traficantes??? E você se acha m cidadão de bem escrevendo esse tipo de coisa depois do que já saiu sobre ela e o que ela fazia???? Você tem provas de que ela defendia traficantes?
Então vc não sabia que ela era defensora de vagabundos né?, vá se informar melhor antes de vir falar besteiras aqui!.
Voce defende fascistas e torturadores assassinos tambem, so que ricos, entao vc nao tem moral nenhuma pra falar,
Ela nunca defendeu vagabundos. Ela defendia as vítimas de bandidos das milícias e da polícia.
Thiago Macaco foi quem matou ela. Negro de origem pobre, mas bandido.Só que a PATRULHA não divulga, porque não foi um branco,homofóbico,racista,e que tais.
Esse cara era miliciano. E ainda é um suspeito. Se fosse branco de origem rica faria alguma diferença? Ou só existe bandido negro e pobre? Na verdade, os piores são os bandidos brancos, racistas e homofóbicos que comandam o tráfico em seus apartamentos de frente da Vieira Souto. Favelas são apenas entrepostos. Distribuição.
“CONTA OUTRA”
Até poderia contar mais, mas é dar murro em ponta de prego.
Mas fala do cara que matou pô!!
Falou pouco mas falou B O S T A, tinha que ser um militonto mesmo pra passar vergonha.
O milidiota, explica melhor você. Burrão. Você é tão imbecil que não leu os comentários e aí vem bancar o inteligentinho querendo me enquadrar com esse papinho de rede social. Vai terminar o ensino fundamental depois volte daqui a uns 10 anos.
Corretíssimo, Antonio.
Boa! Humilhou o militonto.
MortaNdela detected!
Adoro coxinha com mortadela. Melhor que sua dieta a base de bosta.
Retardado detectado.
ELA ERA DO PSOL SEU DÉBIL MENTAL, OU SEJA, PARTIDO QUE DEFENDE OPRIMIDOS DA SOCIEDADE (BANDIDOS, ESTUPRADORES, TRAFICANTES, HOMICIDAS…) A PROVA ESTÁ NO PARTIDO QUE ELA PERTENCIA.
Uma pessoa do PSOL vale muito mais que toda sua familia junta entao antes de falar vai estudar um pouco, ah!!! vc é tao baixo que nao tem moral nem pra botar teu nome nos comentarios, ridiculo mesmo
3rd world war
Esse é o típico cidadão de bem do Brasil. Cidadão de bem psicopata. Um analfabeto que está apavorado porque está a um metro da favela e 1000 Km da elite. Então ele ataca pra sentir como se fosse um cara bem de vida. Um milionário que mora na Av Vieira Soto no Rio. Isso é o símbolo do vira lata ao contrário.
E a sua vale alguma coisa? Eu não tenho culpa se você é um esquizofrênico que acha que sabe algo da vida dos outros, mas não sabe nada. E que irônico mandar os outros estudar quando quem precisou e precisa se informar é você, que só quer que os outros percebam o seu lado. Se eu sou baixo só por não fazer a sua vontade de colocar o meu nome, imagina você que defende criminoso. Eu não tenho moral e vc nasceu sem e nunca a terá.
Calma ou vai sair a terceira guerra … risos… Este pessoal critica os milicos torturadores mas não percebem as eliminações de capitães na frente da mulher e filho de 5 anos… afinal eles são “enviados” e tuodo que fazem se justificam…
No caso dela foi sim, muitos outros morrem por outros motivos, ninguem tem o direito de tirar a vida de outra pessoa por motivo nenhum, se ela fosse branca amarela verde azul nao importa
Primeiro, ‘opção sexual’ é teu rabo.
Segundo, que “Cidadão de Bem” também era o nome da principal publicação da Ku Klux Klan.
Terceiro, quero que tu é um ignorante.
Quem defende bandido semeia violência e a tem de volta, a equação é INFALÍVEL.
Quem explora os funcionarios, sonega impostos, compra mercadoria sem nota, tambem esta semeando a miseria e um povo na miseria perde o pouco de dignidade que tem, e foi isso que a direita sempre fez no Brasil, espalhou a miseria na população para manter sua riqueza e agora colhe os frutos do seu egoismo
Miséria não é causa de criminalidade, pois se fosse assim só teria bandidos na África. Não faça proselitismo, não cola mais.
direita??? depois de mais de uma década de governo corrupto do PT , você vem falar de direita. cara você é doente.
E quem deixou cubanos e venezuelanos passando fome e os enganou que idéias de esquerda trariam igualdade, esperança e um futuro melhor, quando na verdade só se preocuparam em fumar charutos e deixar esses povos a mercê? Mensalão e petrolão foram frutos do sistema que você defende e nem é preciso dizer qual partido político é o mais corrupto, que é de esquerda.
Ninguém em Cuba passa fome, enquanto nos EUA muitas crianças morrem de fome. Não existe UM partido de esquerda, mas diversos. O PT não é de esquerda: é socialdemocrata. (de esquerda para os fascistas, na extrema direita).
Quem defende bandido é quem defende os assassinos de Marielle. Ela atacava os bandidos da polícia e das milícias, por isso foi morta.
Misturou tudo … bandido é bandido, de uniforme ou sem uniforme. O problema é que TODOS os sem uniforme são bandidos. Porque ela não fez isso ?
Todos sem uniforme são bandidos??? Eu não uso mais meu uniforme de oficial do Exército há alguns anos, pois estou de pijama. Então sou bandido? Ela não fez o que?
Quando se ataca somente os bandidos de uniforme e se isentam os bandidos sem uniforme. Não teve isenção e isto lhe tirou a legitimidade.
Ela nunca isentou bandidos sem uniforme. Veja os discursos dela na Câmara. O PSOL ataca os bandidos sem uniforme, pois a burguesia não usa uniforme.
Dois carros correm em Monza, um capitalista e um comunista. Lógico, o capitalista ganha com duas voltas de vantagem. Qual foi a manchete do Pravda e do Izvestia ? “Carro socialista chega em honroso segundo lugar; carro capitalista chega em penúltimo”. O tal sistema abraçado por ela é montado em mentiras, mentiras e mais mentiras, sistema falido, que só multiplica miséria e amarra quem tem talento. ACORDA !!!
No Brasil temos um problema muito sério que é: GOVERNO DESCOMPROMETIDO com o povo, e não estou falando só desse governo atual, estou falando de TODOS OS GOVERNOS que tivemos e o que temos hoje. No Brasil a criminalidade vem crescendo ano a ano e ninguém faz nada, ninguém mesmo. As pessoas quando entram para o governo só quer saber de enriquecer, esquecem o povo. A população precisa dar um basta, chega de omissão, precisam ir para as ruas para tentar mudar essa pouca vergonha. É muita falta de segurança, é inaceitável o que acontece no Brasil. O nosso Brasil é rico em recursos naturais, mas temos uma das maiores taxas de criminalidade do mundo. Chega gente, chega de tanta morte, chega de tanto tráfico de drogas, chega de tanto descaso do governo, chega de tanta corrupção. Chega.
E você descobriu tudo isso dos governos?, então vc deve ter descoberto tbm a roda, o fogo, o vento e o sal né?.
Entendeu o porque do Brasil estar assim, ruim demais, porque tem pessoas como você, educado, prestativo, tem boa relação com as pessoas… só que não. Sem comentários.
No Brasil o Grande problema esta no Povo, que vê os governos defecando em suas cabeças e ficam rindo pedindo migalhas, não adianta jogar a culpa para cima do governo se nós como cidadão não nos posicionamos contra tais atos ilícitos praticados por aqueles que alcançam estes cargos, então convenhamos que reclamar do governo e cuspir para cima.
Mas Alex Garcia, Concordo com vc precisamos dar um basta chega de sofre na mão de politico corrupto, todo dia cai um B 767 No Brasil
Também concordo contigo.
Boa. Um dos poucos comentários descentes por aqui.
De fato Alex. Está na hora de a população conquistar uma verdadeira democracia, não esta de fachada, em que quem manda mais é quem tem mais grana. Infelizmente as eleições são uma farsa. Só a mobilização e organização dos trabalhadores, em seus sindicatos e partidos autênticos, pode mudar alguma coisa. Ao menos aumentar o nível de consciência, primeiro passo para mudar.
Imagino que para o pessoal dos direitos dos manos deve ser bem confuso ter que defender os mesmos bandidos que os atacam, um paradoxo paradoxal. Uma das promessas do nosso próximo presidente é exatamente secar a fonte de (fartos) recursos destinados para as muitas entidades de proteção e apoio ao crime, tomara.
Concordo. dizem que as “medidas restritivas impostas pelas operações policiais que paralisavam as aulas que ministrava”. Quem causa as operações policiais é o crime, então é o crime e tão somente ele que faz paralisar as aulas e toda a sociedade, mas… a culpada é sempre a polícia.
E ONDE nessa reportagem está escrito que “a culpada é sempre a polícia”?! Está lá muito bem escrito: “milícias, policiais, TRAFICANTES e extremistas de direita”. A propósito, milícias são formadas por policiais e ex-policiais (a PARTE PODRE da PM, que existe, sim!, ou você vai negar isso?) E ainda está escrito (palavras da vereadora Talíria), “…foi um crime político e a ordem partiu de alguém do Estado, porque NÃO HÁ crime organizado SEM RELAÇÃO com o Estado.” Aliás, pergunto: por que Marcola e Fernandinho Beira-Mar continuam vivos, mesmo que morram dezenas ou centenas de outros presos em rebeliões?!? Por que TODO MUNDO SABE que as ordens de ataques AQUI FORA vem dos presídios e ninguém (das “otoridades”) faz absolutamente nada pra impedir isso?!? Por que o dono daquele heliPÓtero, amiguinho do Aécim, continua livre, leve e solto (e ainda na CBF, PQP!)?!? Teria muitas outras perguntas, que nem você, nem eu, nem ninguém por aqui vai responder satisfatoriamente. E só pra deixar registrado: Já votei tanto na “direita” quanto na “esquerda” dessa REPÚBLICA BANANEIRA. Hoje não voto em mais ninguém. Tenho motivos de sobra pra me manter cada vez mais CÉTICO! E quem continua esperando por algum salvador da pátria vai MAIS UMA VEZ QUEBRAR A CARA!
Você escreve como se fosse o “Gato de Schrodinger”, assim concordo e discordo, ao mesmo tempo, sem saber em qual tempo fiz o que.
Tem muita gente que vive disso. ”Ongueiro” é profissão no Brazil. Dono de ONG.