MP de São Paulo investiga possível ocultação de patrimônio de Lula

Ex-presidente e sua esposa, Marisa Letícia podem ser alvos de denúncia por ocultar apartamento tríplex no Guarujá

O apartamento tríplex que o ex-presidente Lula e sua esposa, Marisa Letícia, mantiveram no edifício Solaris, no Guarujá, será objeto de denúncia por parte do Ministério Público de São Paulo. O casal responderá pelo crime de ocultação de patrimônio, de acordo com o promotor Cassio Conserino. As informações são do jornal O Globo.

O edifício em questão faz parte do conjunto de prédios inacabados cujas obras foram transferidas da Cooperativa do Sindicato dos Bancários (Bancoop) para a OAS. O negócio foi concretizado após a Bancoop se tornar insolvente, e vem sendo investigado por Conserino no MP-SP. Segundo o promotor, a família Lula era dona do tríplex apesar de o imóvel estar em nome da OAS – informação negada pelo ex-presidente. Ele garante que havia apenas uma opção de compra em nome de Marisa, que não foi efetuada.

“Isso (ocultação de patrimônio) é balela. Temos provas documentais, circunstanciais e testemunhais de que a família era dona do imóvel, que foi, inclusive, reformado pela OAS e recebeu elevador privativo para beneficiar o ex-presidente. Depois que o apartamento foi entregue, tanto Marisa quanto um dos filhos de Lula, o Lulinha, chegaram a passar alguns dias no imóvel, que foi desocupado depois da reportagem de O Globo. Os móveis foram retirados”, disse Conserino ao jornal.

O promotor afirma que as investigações ainda estão na metade do caminho, e que, antes de oferecer a denúncia – sem data prevista – ainda terá que ouvir a versão de todos os envolvidos no caso.

O advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin Martins disse estar “perplexo em saber que um promotor esteja cogitando denunciar alguém sem ter dado a oportunidade de prévia manifestação”. O advogado da OAS, Edward Carvalho preferiu não comentar sobre o assunto.

Leia a reportagem completa em O Globo

Mais sobre Lula

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!