Maurício Rands renuncia ao mandato pelo PT de Pernambuco

Por discordar da forma como direção do partido escolheu o senador Humberto Costa para disputar a prefeitura de Recife, deputado desfiliou-se da legenda, devolveu seu mandato e abandonou o posto que exercia no governo pernambucano

Conforme anunciara em carta na terça-feira (3), o deputado federal licenciado Maurício Rands renunciou nesta sexta-feira(6) a seu mandato. Rands era deputado pelo PT de Pernambuco, e também desfiliou-se do partido. A carta de renúncia foi entregue à Secretaria-Geral da Câmara e foi lida em plenário pelo deputado João Caldas (PSDB-AL). Quem assume a vaga de titular é Zacarias Vilharba (PRB-PE).

 

Leia outros destaques de hoje no Congresso em Foco

Rands deixou o mandato por divergências quanto à forma como foi definida a candidatura do senador Humberto Costa para disputar pelo PT a prefeitura de Recife. Rands chegou a disputar uma prévia com o prefeito João da Costa para ser o candidato, e foi derrotado. Alegando irregularidades no processo das prévias, a direção nacional do PT interveio no processo e determinou a candidatura de Humberto Costa. Para Rands, a forma da intervenção foi autoritária. Ele deixa o partido para apoiar o candidato do PSB em Recife, Geraldo Júlio. Além de deixar o mandato e o partido, Rands também abandonou o cargo de secretário no governo de Eduardo Campos, do PSB, em Pernambuco.

Maurício Rands já foi líder do PT na Câmara no governo do ex-presidente Lula. Ontem, ele desfiliou-se do PT. Assim, se permanecesse no cargo, o PT poderia reivindicar a cadeira sob o argumento de infidelidade partidária.

No texto encaminhado à Câmara, Rands afirma que “chegou ao fim o ciclo da vida partidária e política em razão já explicada aos pernambucanos”. O agora ex-parlamentar disse ainda que, sai da vida pública para exercer “ainda mais plenamente a cidadania”. Segundo o Regimento Interno da Casa, a renúncia precisa ser publicado no Diário da Câmara para ser efetivada.

Na carta de desfiliação, Rands explica que tomou a decisão após a intervenção da direção nacional do partido na escolha do candidato à prefeitura de Recife. O PT anulou o resultado das prévias que indicavam a candidatura dele e do atual prefeito, João da Costa, a quem Rands é ligado.

"Concluí que esgotei por inteiro minha motivação e a razão para continuar lutando por uma renovação no PT. Na luta pela renovação do partido, no Recife e em outros lugares, têm prevalecido posições da direção nacional, adotadas autoritária e burocraticamente, distantes da realidade dos militantes na base partidária", escreveu o deputado, que era filiado ao PT há mais de 20 anos. Ele criticou a atitude autoritária do partido e disse que as diferenças de “métodos e práticas”  ficaram mais claras e insuperáveis.

No fim da carta, Rands fez elogios a Geraldo Júlio, do PSB, a quem irá apoiar nas eleições. “Trabalhei diretamente com Geraldo Júlio e sou testemunha de como ele foi central para o sucesso do governo Eduardo Campos. Acredito que Geraldo Júlio é o quadro mais preparado para atualizar e aperfeiçoar a gestão municipal do Recife”, explicou no texto. Rands disse esperar que o povo pernambucano entenda o significado da escolha de “um novo quadro para transformar as práticas político-administrativas” de Recife.

Leia a íntegra do comunicado enviado à Câmara dos Deputados:

À Sua Excelência o Senhor Marco Maia, Presidente da Câmara dos Deputados.

Excelentíssimo Senhor Presidente, cumprimentando Vossa Excelência, venho pelo presente, nos termos do art. 239 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, requerer minha renúncia ao mandato de Deputado Federal outorgado pelo povo de Pernambuco para a 54ª legislatura (2011/2015).Desde o meu primeiro mandato de deputado federal iniciado em 2003, dediquei-me com afinco e altivez ao parlamento, desempenhei minhas funções com espírito público e com máxima responsabilidade que exige a representação popular cumprida por todos nós nesta casa.Entendo que chega ao fim um ciclo de minha vida partidária e política, por razões já externadas aos pernambucanos, e renuncio ao mandato por acreditar que já cumpri com minha missão, apresentando, debatendo e aprovando matérias relevantes e sobretudo, legislando sempre com o norte do interesse coletivo e do aperfeiçoamento democrático.Foi uma honra desempenhar minhas funções ao lado de Vossas Excelências, ao lado de tantos amigos. Honra ainda maior por representar os interesses do meu estado, Pernambuco, e os interesses nacionais.Agradeço enormemente aos meus eleitores, à minha equipe, e reitero a todos que saio da vida pública e da política partidária para exercer ainda mais plenamente a cidadania.

Maurício Rands

Deputado Federal.

Conheça o Congresso em Foco em vídeo

Continuar lendo