Marcela Temer atuará em programa social do governo

Primeira-dama atuará no programa "Criança Feliz", vinculado ao Ministério de Desenvolvimento Social. A previsão é de que a iniciativa seja lançada na terceira semana de setembro, com direito a cerimônia no Palácio do Planalto

Marcela Temer, que desde ontem (31) ocupa oficialmente o posto de primeira-dama, assumirá um cargo na área social do governo de Michel Temer. Segundo o jornal O Globo, Marcela, que é bacharel em Direito, atuará no programa "Criança Feliz", vinculado ao Ministério de Desenvolvimento Social. A previsão é de que a iniciativa seja lançada na terceira semana de setembro, com direito a cerimônia no Palácio do Planalto.

Idealizado pelo ministro Osmar Terra, o objetivo do programa será o atendimento às 4 milhões de crianças de zero a quatro anos de idade do Bolsa Família. Segundo o peemedebista, a proposta inclui o atendimento médico, pedagógico e psicológico semanal nas residências de crianças de até três anos. Em seguida, até completar quatro anos, as visitas passarão a ser quinzenais.

O projeto-piloto do programa será implantado em dez cidades, e o orçamento previsto para a iniciativa no ano que vem é de R$ 300 milhões, podendo chegar a R$ 800 milhões, segundo Osmar Terra.

Para desempenhar a função, Marcela contará com uma equipe de assessores - que ainda está em fase de elaboração. Ainda não foi definido se a primeira-dama terá um gabinete no Palácio do Planalto. "Como foi dito há alguns meses pelo presidente, Marcela assumirá seu primeiro desafio no governo atuando neste programa social. É mãe e tem todos os predicados para ajudar nesta área" avaliou um auxiliar presidencial.

Osmar Terra tem experiência em atuar em parceria com primeiras-damas. Há mais de 20 anos o peemedebista foi secretário-nacional do Comunidade Solidária, idealizado por Ruth Cardoso, socióloga e esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O programa social foi substituído pelo Fome Zero em 2003, na primeira gestão do ex-presidente Lula.

Leia a reportagem completa no jornal O Globo

Mais sobre Michel Temer

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!