Lindbergh diz que eventual condenação de Lula levará país a entrar em “outro patamar político”

 

Fábio Bispo, de Porto Alegre

Especial para o Congresso em Foco

O senador Lindergh Farias (PT-RJ), que participa do ato em favor do ex-presidente Lula em Porto Alegre, disparou contra o Judiciário e disse que o país viverá “outro patamar político” caso a condenação do juiz Sérgio Moro seja mantida pelo Tribunal Regional Federal da 4a Região (TRF-4).

“Não podemos ficar só na luta institucional, é necessário ter o enfrentamento social, é necessário o povo se mobilizar. Nós vamos entrar em outro patamar político no país”, disse a jornalistas momentos antes de subir no carro de som que conduz a mobilização no anfiteatro Pôr do Sol no fim da manhã desta quarta-feira (24). Sem entrar em detalhes, ele insinuou que esse novo "patamar" traria radicalização ainda maior da política brasileira.

<< Tribunal decide futuro de Lula. Siga ao vivo o julgamento

Para o senador, o processo que é objeto de julgamento no TRF-4 hoje é marcado por irregularidades e tem como objetivo impedir a candidatura de Lula à Presidência da República nas eleições deste ano. Os problemas na condução do processo e da Operação Lava Jato em geral colocam em questão, na visão do senador, a necessidade da reforma do Judiciário.

“Temos que falar da reforma do Estado e da reforma desse Judiciário também. Nós temos desembargadores recebendo R$ 60 mil, R$ 70 mil, completamente descolados da vida do povo, que representam na verdade os anseios dos de cima. Temos que pensar de fato como redemocratizar também o Judiciário”, declarou.

Também passaram pelo palanque na manhã de hoje os deputados federais Luiz Caetano (PT-BA) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ). O partido de Jandira já anunciou a deputada estadual gaúcha Manoela D’Ávila como pré-candidata a presidente em 2018. Jandira afirmou que o PCdoB se juntou ao ato para defender o direito de Lula concorrer em 2018.

<< Assista na íntegra à manifestação do Ministério Público contra Lula

<< Assista na íntegra à defesa de Lula no TRF-4

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!