Justiça aceita denúncia contra Liliane Roriz por lavagem de dinheiro

Segundo o Ministério Público do DF, a deputada distrital, filha de Joaquim Roriz, recebeu dois imóveis fruto em troca de favores políticos

A Justiça do Distrito Federal aceitou denúncia contra a deputada distrital Liliane Roriz (PTB) por lavagem de dinheiro. Segundo a denúncia do Ministério Público, a filha de Joaquim Roriz recebeu dois apartamentos em Águas Claras, bairro de classe média do DF, fruto de crimes contra a administração pública. Por unanimidade, o Conselho Especial do Tribunal de Justiça local decidiu tornar a parlamentar ré no processo. Os promotores alegam que os imóveis foram dados a Liliane em troca de favores políticos.

De acordo com o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), o ex-governador, Joaquim Roriz, juntamente com funcionários do Banco Regional de Brasília (BRB) e os proprietários da construtora WRJ Engenharia de Solos e Materiais Ltda, estão sendo investigados pela prática de delitos de corrupção passiva e ativa, sob o argumento e a repactuação de financiamento junto ao BRB para beneficiar a construtora, que em troca, teria entregado a Roriz e a seus familiares 12 apartamentos no Residencial Monet, em Águas Claras (DF).

A deputada, vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, argumenta que a denúncia não deveria prosseguir, pois não descreve adequadamente as ações de cada autor. A defesa alega ainda que a, segundo a Constituição Federal, nenhuma acusação pode ultrapassar as pessoas que participaram de um eventual crime e que a impossibilidade da configuração do crime de corrução passiva e a inexistência de crime anterior impedem a caracterização do delito de lavagem. Ainda segundo a defesa, a deputada não tinha ciência de qualquer tratativa feita pelo seu pai em relação ao tema tratado na denúncia.

Os advogados de Liliane já anunciaram que vão recorrer da decisão.

Com informações da assessoria de comunicação do TJDFT

Mais sobre Brasília

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!