Jean: “Melhor deputado é gay, e com orgulho”

Eleito pelos internautas como o melhor deputado no Prêmio Congresso em Foco 2012, Jean Wyllys considera a distinção como uma vitória contra o preconceito. Ele dedicou o prêmio à sua mãe

Ansioso por um mundo mais igual e menos preconceituoso, Jean Wyllys dedica seu primeiro mandato como parlamentar a defender as liberdades individuais e os direitos humanos. Dessa forma, seu discurso de agradecimento pelo escolha de melhor deputado do ano no Prêmio Congresso em Foco 2012 não podia ser mais incisivo. "O deputado eleito pelos internautas o melhor do Brasil é gay e tem orgulho disso", disse ele, num discurso histórico.

Em vídeo, veja como foi a festa do Prêmio Congresso em Foco
Premiados, Suplicy e Tiririca cantam Bob Dylan
Suplicy e Jean Wyllys são os melhores parlamentares de 2012
Veja a votação final do Prêmio Congresso em Foco
Tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco 2012

Primeiro parlamentar homossexual assumido eleito no país, Jean acredita que foram esses temas que o levaram a ser escolhido por jornalistas e internautas. "Os temas legitimados da política, os grandes temas da política, quase não incluem a defesa das liberdades individuais e dos direitos humanos. A grande política deveria sempre ser tocada em relação aos direitos humanos", afirmou.

Veja, no vídeo abaixo, trecho do discurso de Jean Wyllys:

No discurso feito na quinta-feira (8) durante a festa de premiação realizada em Brasília, Jean agradeceu a todos os seus assessores e funcionários e também aos parlamentares que o apoiam em suas causas. Mas a principal lembrança do parlamentar foi sua mãe, que disse ser uma grande apoiadora. "Dediquei o prêmio a minha mãe, que tem muito orgulho que eu use a minha energia vital para fazer do mundo um lugar melhor. Mas sei que não posso me envaidecer e nem vou. E esse prêmio mostra que eu tenho uma responsabilidade muito grande porque os olhos do Brasil estão voltados para o meu mandato", disse.

O deputado fez questão de explicar que mesmo com uma causa principal, não esquece dos demais segmentos sociais. "Embora eu seja um deputado homossexual assumido, e o primeiro eleito assim, eu trabalho em prol de todo mundo", garantiu.

O prêmio

Em sua sétima edição, o Prêmio Congresso em Foco tem como objetivo estimular o cidadão eleitor a seguir de perto, e de modo permanente, as atividades do Legislativo. A ideia é fiscalizar e acompanhar tanto para dar puxões de orelhas na maioria que nos decepciona na arena legislativa, mas também para valorizar quem sabe honrar o voto que recebeu nas urnas.

O Prêmio Congresso em Foco 2012 tem o patrocínio da Ambev, da Petrobras e da Souza Cruz, e o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).

Também apoiam o projeto a Federação Brasileira de Associações Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) e a União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar) e a agência de comunicação Inpress Oficina.

Tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!