Instituto lança nova plataforma digital sobre educação

Nova ferramenta vai permitir melhor compreensão da realidade da educação no Brasil e abrir caminho para viabilizar soluções para a qualificação profissional, dizem criadores do projeto

Será lançada nesta quarta-feira (4), em Brasília, uma plataforma digital que fornecerá dados, estatísticas e informações sobre a educação no país, o IDados. Responsável pela iniciativa, o Instituto Alfa e Beto (IAB) diz que a nova ferramenta permitirá a produção de diversas análises com o cruzamento de informações. “Com isso, será possível obter um melhor entendimento da realidade da educação no Brasil, com um olhar sobre o cenário macroeconômico, e viabilizar novas soluções para ampliar a qualificação profissional, desde os anos iniciais, e alavancar a competitividade e a produtividade no país”, afirma o instituto. O IDados terá parceria com o IESE Business School, da Espanha, e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O acordo será anunciado, a partir das 17h, no IX Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto.

De acordo com o presidente do IDados, Paulo Rocha e Oliveira, a principal área de interesse será a relação entre educação e a produtividade e a competitividade das empresas brasileiras. Dentro dessa área, há temas de interesse como o perfil educacional da mão de obra no Brasil; os descompassos entre oferta e demanda de mão de obra qualificada; o perfil dos salários em função de tempo, tipo de formação e setor; além do investimento em formação pelos indivíduos, entre outros.

Além da apresentação do IDados e do anúncio oficial das parcerias com IESE e ABDI, o IX Seminário Internacional do IAB marca o lançamento do livro Educação Baseada em Evidências: Como saber o que funciona em Educação. Com autoria de João Batista Araujo e Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, em parceria com Micheline Christophe, Gregory Elacqua e Matias Martinez, a obra relata uma revisão das evidências científicas acumuladas a respeito de alguns dos tópicos mais importantes para se entender, pensar e melhorar a educação, a partir de pesquisas realizadas em diferentes países.

Mais sobre educação

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!