Governo autoriza comércio a funcionar aos domingos no Distrito Federal

Lei não obriga o empresário a abrir as portas no domingo, mas dá a ele essa opção. Governador afirmou que, se necessário, acionará DFTrans para solucionar problemas no transporte público

Lei publicada no Diário Oficial do Distrito Federal nesta segunda-feira (26) autoriza a abertura do comércio aos domingos e feriados. Antes da medida, que passa a ter efeito prático a partir de 2 de outubro, apenas lojas em shoppings poderiam funcionar nesses dias. A nova lei não obriga o empresário a abrir as portas no domingo, mas dá a ele essa opção.

A grande discussão sobre o assunto é com relação ao transporte público no Distrito Federal aos domingos. O próprio governador, Rodrigo Rollemberg, porém, se comprometeu a acionar, se necessário, o Transporte Urbano do DF (DFTrans) para reforçar o número de linhas de ônibus aos domingos.

Autora da proposta, a deputada Celina Leão (PPS) afirma que a mudança não afeta garantias trabalhistas e ressalta que o Brasil passa por uma crise econômica e sofre com aumento significativo do desemprego.

“Fatores que têm afetado todas as atividades produtivas, inclusive, e de maneira acentuada, o comércio varejista, que tem sofrido redução preocupante no seu faturamento, resultado no fechamento de pontos de venda e, logicamente, de postos de trabalho”, justifica.

Mais sobre Distrito Federal

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!