Ficha limpa poderá tramitar com urgência no Senado

Renata Camargo


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta quarta-feira (12) que o projeto ficha limpa, que torna inelegíveis candidatos condenados em decisão colegiada pela Justiça, poderá tramitar no Senado em regime de urgência. Nesta manhã, integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e um grupo de deputados pediram ao presidente do Senado pressa na votação da proposta.


O projeto teve votação concluída na noite de ontem (11) na Câmara. Sarney disse que buscará um entendimento entre os líderes para votar a urgência. Se for dado regime de urgência, o projeto irá direto a plenário, sem necessidade de passar pelas comissões. “Vou propor ao colégio de líderes para que façamos essa votação em regime de urgência”, declarou o senador.

Apesar dos apelos do presidente, a proposta sofre resistência na Casa. O líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), já anunciou que quer "ajustes" no projeto e que não há acordo para votar o ficha limpa com urgência. Alguns líderes da oposição já manifestaram apoio à proposta. O líder do PSDB, Tasso Jereissati (CE), disse que o partido quer aprovação da proposta da forma como veio da Câmara.

A pressa pela votação no Senado é justificada pela urgência de se sancionar as novas regras a tempo de valerem para as eleições deste ano. Segundo o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcanti, se a proposta fora sancionada até o dia 9 de junho, as regras podem valer para outubro.

“Trata-se de um requerimento de elegibilidade e não precisaria da anualidade. Por isso, seria possível entrar se for sancionada a tempo. Não aceitamos o princípio da anualidade porque diz respeito a questões eleitorais e o Ficha Limpa não trata disso, não interfere nesse processo”, considerou Ophir.

Leia ainda:

Câmara conclui votação do projeto ficha limpa
Veja a lista dos deputados favoráveis ao ficha limpa
Manobra regimental pode desfigurar ficha limpa 
Deputados explicam fuga na votação do ficha limpa

Quem aprovou o ficha limpa: veja como os deputados votaram
Eles estavam lá, mas não votaram o ficha limpa
Destaques ameaçam desfigurar o projeto ficha limpa
Após tentativa de adiamento, deputados aprovam Ficha Limpa
Veja os deputados que votaram para adiar o ficha limpa
Ficha Limpa: veja a íntegra do projeto que será votado
Quem tem medo do projeto ficha limpa?

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!