FHC diz ter orientado Lula a “virar a página” do mensalão

FHC disse duvidar que Lula esteja convencido de que não houve mensalão

Em entrevista ao SBT, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou que Lula, seu sucessor no Palácio do Planalto, já havia lhe dito que o mensalão não tinha acontecido. De acordo com FHC, a conversa foi travada em uma viagem que eles fizeram juntos à África para cerimônia em homenagem a Mandela.

“Ele [Lula] disse que demonstraria que o mensalão não existiu. Eu disse para ele virar a página, porque não adiantaria nada. Ninguém vai acreditar que não existiu. Acho que todo mundo sabe que existiu. Acho que ele quer passar uma versão. Mas duvido que ele mesmo esteja convencido de que não houve mensalão”, disse FHC, em entrevista veiculada ontem à noite.

O ex-presidente observou ainda que Lula indicou a maior parte dos ministros que estão no Supremo Tribunal Federal e que julgaram a ação penal do mensalão.

Na entrevista, FHC também declarou que a presidenta Dilma Rousseff perdeu a confiança do empresariado. E defendeu a instalação de uma CPI para apuração de supostas irregularidades envolvendo a Petrobras. "O que está aparecendo em relação à Petrobras é um desatino, como foi o mensalão. Não é corrupção de A, B ou C. É uma cadeia. E quando essa cadeia tem a benção de quem está no poder é gravíssimo para a democracia".

Mais sobre Lula

Nosso jornalismo precisa da sua assinatura

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!