Ex-deputado do PDT assume presidência dos Correios

Nomeação de Giovanni Queiroz foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial. Com a medida, Dilma busca consolidar apoio da base aliada no Congresso Nacional. Mudança desagrada ao PT, que reclama perda de espaço no governo

Em decreto publicado no Diário Oficial  da União desta quarta-feira (11), a presidente Dilma Rousseff nomeou o ex-deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA) para a presidência dos Correios. A decisão integra um conjunto de medidas que vêm sendo tomadas por Dilma para consolidar o apoio de sua base aliada no Congresso Nacional. De acordo com reportagem do jornal Folha de São Paulo, a indicação de Queiroz partiu de seu correligionário André Figueiredo, ministro das Comunicações e ex-líder do partido na Câmara.

A nomeação de Giovanni Queiroz, que foi um dos líderes da bancada ruralista no Congresso, acontece no estilo “porteira fechada”, ou seja, o titular da pasta indicará os ocupantes de toda a estrutura. O pedetista é formado em Medicina e atuou na área da agropecuária, não integra os quadros técnicos e nem é funcionário de carreira da estatal. Queiroz assume o lugar de Wagner Pinheiro, aliado do ex-presidente Lula.

Desde 2011 os Correios estão nas mãos do PT, que não ficou satisfeito com a mudança e questiona a efetividade de algumas medidas tomadas pelo Planalto em troca do apoio de partidos da base aliada. Com cada vez menos espaço nos cargos de segundo e terceiro escalões do governo federal, o partido da presidente Dilma reclama que a chefia das pastas têm sido entregues a legendas que têm ajudado a impor derrotas ao Palácio do Planalto no Congresso Nacional.

Além dos Correios, o PT já perdeu o comando do Sebrae, entregue ao PSD na figura do ex-ministro Guilherme Afif Domingos, e em breve deverá deixar a presidência da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Veja a reportagem completa no jornal Folha de São Paulo

Mais sobre Correios

Mais sobre crise na base

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!