Descortinando o passado e o presente

Duas das novidades mais comemoradas por Dilma no primeiro semestre, Comissão da Verdade e Lei de Acesso à Informação reforçam mecanismos de transparência e controle

Lei de Acesso a Informação

Tudo sobre a Lei de Acesso

“Por essa lei, nunca mais os dados relativos a violações de direitos humanos poderão ser reservados, secretos ou ultrassecretos.”
Dilma Rousseff, em discurso pronunciado em 16/05, ao anunciar o início da vigência da nova lei.

“O patrão é o cidadão brasileiro, que tem de saber quanto seus funcionários ganham.”
Ophir Cavalcante, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ao defender a divulgação dos salários do funcionalismo em 28/05.

"Em nome de uma pretensa transparência, o governo coloca seus servidores em risco. Basta ver como a categoria já é vulnerável quando se trata de empréstimos consignados."
Nota divulgada pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) em reação à divulgação dos salários do funcionalismo.

Comissão da Verdade

“Ao instalar a Comissão da Verdade não nos move o revanchismo, o ódio ou o desejo de reescrever a história de uma forma diferente do que aconteceu, mas nos move a necessidade imperiosa de conhecê-la em sua plenitude, sem ocultamentos, sem camuflagens, sem vetos e sem proibições.”
Dilma, em discurso na instalação da Comissão da Verdade, em 16/05.

"É como se disséssemos que, se existem filhos sem pais, se existem pais sem túmulo, se existem túmulos sem corpos, nunca, nunca mesmo, pode existir uma história sem voz. E quem dá voz à história são os homens e as mulheres livres que não têm medo de escrevê-la."
Dilma, no mesmo discurso.

"Embora o discurso seja de que não haverá punição com esta Comissão da Verdade, já estão promovendo a maior punição ao Exército, que está tendo o seu conceito abalado injustamente".
Leônidas Pires, ministro do Exército no governo José Sarney em entrevista publicada em 17/05 pelo jornal O Estado de S. Paulo.

As frases de um semestre de strip-tease político

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!