DEM declara apoio a Luiz Henrique e escolhe Caiado como novo líder

Com cinco senadores, partido oposicionista se junta ao PSDB, com 11, e ao PSB, com seis, no apoio à candidatura de peemedebista que enfrenta Renan na disputa pela presidência do Senado

A bancada do Democratas no Senado decidiu fechar apoio à candidatura do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) à presidência da Casa. O partido, que começa a legislatura com cinco senadores, se une ao PSDB, que também resolveu apoiar o peemedebista, conhecido por ter um discurso de independência em relação ao governo. Os tucanos vão ocupar 11 cadeiras na nova composição. Também o PSB, com seis senadores, apoiará o catarinense na disputa com Renan Calheiros (PMDB-AL).

Em reunião encerrada há pouco, o DEM confirmou ainda a condução à liderança da bancada do ex-deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), que faz sua estreia no Senado. O senador goiano substituirá na função José Agripino (DEM-RN), que liderava a bancada do DEM e do PFL (antigo nome do Democratas) desde 2003.

Para Caiado, o sentimento na reta final é favorável a Luiz Henrique. “Existe uma reação popular para que haja uma mudança de comportamento à frente da presidência do Senado”, afirmou o novo líder do DEM. Para ele, há um desgaste na candidatura de Renan Calheiros, atual presidente da Casa que tenta o terceiro mandato.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!