“Deixarei a presidência sem mágoas, nem rancores”, diz Maranhão

Presidente em exercício, Waldir Maranhão (PP-MA), se despede do mandato, lê carta aos parlamentares e pede desculpas ao final

Com 262 deputados em plenário, o presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), iniciou a sessão que vai eleger o parlamentar para o lugar deixado por Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na semana passada. Em carta lida aos colegas deputados antes dos discursos dos candidatos à presidência, Maranhão disse que deixará a cadeira "sem mágoas, nem rancores".

Maranhão também afirmou que ocupou o cargo de forma "inesperada e não desejada". Ressaltou que é um homem de "origem simples e humilde" e que chegou à Câmara depois de uma gestão de sucesso à frente da Universidade Federal do Maranhão, onde foi reitor. Em trechos confusos, como de costume durante sua gestão, Maranhão disse que esqueceu de "algumas coisas que não eram permitidas esquecer" e ainda pediu desculpas ao final da leitura da carta.

Últimos passos

Durante os dois meses em que esteve à frente da Casa, a gestão de Maranhão foi marcada por confusas decisões. Na mais polêmica delas, anulou a sessão que deu andamento ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff - pouco depois, voltou atrás e anulou o próprio despacho.

A própria eleição para presidência da Casa, por exemplo, teve três datas diferentes até a confirmação da quarta-feira (13). No dia marcado, o horário para início dos debates em plenário também sofreu três alterações. Em outro momento, durante o feriado dos festejos juninos, Waldir Maranhão recuou cerca de cinco vezes até estipular como seria o recesso dos parlamentares.

A sessão que marcará a eleição em primeiro turno da presidência da Câmara começou por volta das 18h30 e, com o provável segundo turno em vista, deve durar seis horas - de acordo com as previsões mais otimistas. Quatorze candidatos estão inscritos e têm 10 minutos cada para discursar em plenário.

Mais sobre Legislativo em crise

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!