De novo, vocês nos dobraram! E nós adoramos, claro

Prêmio Congresso em Foco e a cobertura das manifestações de rua e, sobretudo, dos seus desdobramentos em Brasília duplicaram a audiência deste site nos últimos 31 dias

Nos últimos 31 dias, mais de 641 mil visitantes únicos acessaram este site. O número representa um aumento de 128% em relação ao total verificado em igual período do ano passado.

Três fatos explicam o salto nos acessos. O primeiro é o interesse despertado pela onda de manifestações deflagrada em junho, que o site acompanhou de perto. O segundo foi a cobertura dos desdobramentos dos protestos. Eles colocaram no olho do furacão o governo Dilma e o Congresso Nacional, que foi pautado nas últimas semanas pelos temas trazidos à tona pela população. O terceiro é a votação realizada pela internet do Prêmio Congresso em Foco 2013, iniciada na noite do último dia 9 e que irá até 9 de setembro.

(Falar nisso, divulgamos agora há pouco o terceiro boletim parcial da votação do prêmio. Dá uma olhada lá)

Quem nos dá o prazer de acompanhar o nosso trabalho com assiduidade deve perceber, até pelo conteúdo publicado, que não somos chegados a nos dobrar diante de partidos políticos – em relação aos quais procuramos manter uma atitude de respeito, mas também de absoluta independência – nem de autoridades, governos, empresas etc. Mas se tem alguém pra quem a gente se dobra mole, mole é você aí, do outro lado. Você que nos lê, que comenta as matérias e artigos publicados, que eventualmente nos afaga com algum elogio e que puxa nossas orelhas por causa de erros que não cansamos de cometer. Imagina a nossa alegria ao constatar que, neste momento, você que está nos dobrando. De audiência.

Já foi assim no ano passado. A audiência de 2012, em número de visitantes únicos, foi 99% maior que a de 2011. Ou seja: um índice 11 vezes maior do que a expansão de usuários da internet brasileira, apontada pelo Ibope Net Ratings.

Mostremos agora o que aconteceu nessas últimas nervosas semanas. Para quem gosta de estatísticas, os próximos parágrafos são pura delícia. Se você não se amarra muito em números, sinta-se à vontade para encerrar a leitura aqui mesmo. Só deixo um convite: venha correr riscos junto com a gente e participe da seleção dos melhores parlamentares de 2013. Somos, reconhecida e assumidamente, uma pedra no sapato dos muitos políticos bandidos que existem por aí. Por isso sabemos o quanto é fundamental valorizar os caras que desempenham bem o mandato. São eles, afinal, que podem nos ajudar a mudar o jeito de se fazer política no país. Pra votar, basta clicar aqui.

Para os demais, tome número...

De 16 de junho a 16 de julho, segundo o Google Analytics, exatamente 641.083 usuários únicos visitaram o Congresso em Foco. No mesmo período de 2012, sob a sombra fresca do recesso legislativo de meio de ano, foram 281.155. Tais navegantes fizeram ao todo 733.850 visitas (aumento de 123% em relação ao ano passado) e acessaram 967.760 páginas (salto de 118%). Desde o início de 2013 mais de 2,5 milhões de pessoas (2.525.921 visitantes únicos até este momento) já beberam nestas águas.

Comparado um período com o outro, o Facebook respondeu pelo maior aumento da audiência. O tráfego gerado pelo Facebook aumentou 40 vezes de um ano pra cá. Também muito expressivo foi o salto verificado nas visitas geradas pelo Google (93% a mais) e no chamado “tráfego direto”, que ocorre quando a pessoa vem navegar por aqui sem ter sido linkada por outro site (ou blog, ou portal) ou por alguma rede social. Nesse caso, o crescimento foi de 256%.

O melhor é que sabemos, no melhor estilo Obama, que podemos mais, muito mais. Apesar do expressivo aumento, numa época do ano que costuma coincidir com audiência relativamente morna, as estatísticas estão ainda distante do recorde já alcançado pelo site. Ele foi atingido em outubro de 2012, mês das eleições municipais, quando o Congresso em Foco recebeu 940.377 visitas, registrando 1.481.426 visualizações de páginas.

Tomara que possamos continuar contando com a sua companhia para retomarmos esta conversa em outro momento, quem sabe com números ainda melhores...

 

Veja ainda:

Saiba mais sobre o Prêmio Congresso em Foco

O Congresso em Foco citado nesta madrugada no Programa do Jô (a citação aparece aos 7 minutos e 30 segundos do vídeo)

O Congresso em Foco em citação recente no New York Times

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!