O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), ofereceu ajuda a pastores e líderes de igrejas que tenham problemas com o IPTU em seus templos ou que queiram direcionar fieis para cirurgias de catarata e varizes. O encontro, chamado “Café da Comunhão”, não constava da agenda oficial do prefeito e foi combinado por WhatsApp, em mensagem à qual o jornal O Globo teve acesso.
Segundo a reportagem, os organizadores pediram aos presentes que levassem “reivindicações por escrito, relações de suas igrejas e número de membros”. Crivella discursou por mais de uma hora na presença de um pré-candidato a deputado federal pelo PRB.
“Na prefeitura, estamos fazendo mutirão da catarata. A Márcia trabalha comigo há quinze anos. Ela conhece os diretores de toda a rede federal, Ipanema, Lagoa, Andaraí, Bonsucesso, do Fundão, ela conhece os diretores de todos os hospitais da rede municipal que eu já apresentei a ela, que já vieram e almoçaram conosco, de maneira que ela me representa em todos esses setores, Miguel Couto, Souza Aguiar, Lourenço, Salgado, Piedade e por aí afora. Nós estamos fazendo o mutirão da catarata. Contratei 15 mil cirurgias até o final do ano. Então se os irmãos tiverem alguém na igreja com problema de catarata, se os irmãos conhecerem alguém, por favor falem com a Márcia. É só conversar com a Márcia que ela vai anotar, vai encaminhar, e daqui a uma semana ou duas eles estão operando”, disse.
Leia também
Na sequência, o prefeito lembrou que o acesso facilitado também estava garantido para outro tipo de cirurgia:
“A outra são varizes. A maioria são mulheres que estouram uma variz na perna e abre uma ferida que não fecha. E a senhora apenas troca o curativo. Hoje existe uma maneira, injeta na veia dela uma espuma medicinal e fecha a ferida, uma benção. Também por favor falem com a Márcia. E tem a vasectomia para os homens, estamos zerando a fila. É muito importante os irmãos ficarem com o telefone da Márcia ou do Marquinhos porque às vezes ocorre um imprevisto. Se houver caso de emergência, liga. Liga para a Márcia e ela liga para mim, para o Marquinhos… É importante você ter um canal para poder socorrer num momento de emergência”.
Crivella ainda defendeu “dar um fim” no problema dos pastores com pagamentos de IPTU.
“Tem pastores que estão com problemas de IPTU. Igreja não pode pagar IPTU, nem em caso de salão alugado. Mas, se você não falar com o doutor Milton, esse processo pode demorar e demorar. Nós temos que aproveitar que Deus nos deu a oportunidade de estar na Prefeitura para esses processos andarem. Temos que dar um fim nisso.”
Crivella também ofereceu soluções para outros problemas, como, por exemplo, pontos de ônibus distantes de igrejas. “Contem conosco, este palácio está aberto a vocês. Qualquer coisa, nossa equipe está aqui. Se as igrejas estiverem bem, crescendo, quantas tragédias não vamos evitar?”
De acordo com O Globo, a equipe de assessores de Crivella anotou as demandas e pedidos dos presentes e um dos organizadores anunciou que um novo encontro com “novos pastores” está previsto para acontecer “em breve”.
A prefeitura informou ao Globo que a reunião teve como objetivo prestar contas e divulgar serviços importantes para a sociedade, entre eles o mutirão de cirurgias de catarata e o programa sem varizes. Crivella alega que “recebeu os mais diversos representantes da sociedade civil, para tratar dos mais variados assuntos, tanto em seu gabinete quanto no Palácio da Cidade”.
Veja a íntegra da reportagem do Globo
Dois pesos e duas medidas!
O governo federal incentiva a torca de sexo e ninguém fala nada. Sabiam que isso também é pago com o nosso dinheiro. Não sou da Igreja, mas vejo aí uma clara hipocrisia, tanto da mídia como de quem fala mal do Crivella. Vamos para algo mais substancial: Ele roubou nesse período de governo dele na frente da Prefeitura do Rio?
Acho que não encontraram nada e agora ficam aí com esse mimimi danado!
Parabéns prefeito Marcelo Crivella, sou de SP mas aplaudo a iniciativa, estes babacas que criticam deveriam saber que as Igrejas evangélicas desempenham um importante papel social na recuperação de vidas, no fortalecimento da família brasileira. Eu acho que o prefeito deveria fazer convenio com as Igrejas evangélicas para que elas pudessem em parceria com a prefeitura administrar escolas municipais, a Igreja entra com a infra estrutura e a prefeitura com o pagamentos dos funcionários e materiais didáticos, seria uma escola confessional onde o diretor seria designado pela Igreja. Estas parcerias seriam importantes e reduziria os custos da prefeitura.
Isso, vamos fazer essas ações pelo Brasil inteiro. Aproveita e muda o nome disso aqui pra República Teocrática do Irã.
Sério, ele tá oferecendo furar a fila do SUS pra quem tem contatos com ele. Isso não é apoiar “o papel importante que a igreja tem na sociedade”. É corrupção, é tratar alguns cidadãos como de primeira classe e outros como de segunda classe. No dia que a qualidade do meu atendimento depender da igreja que frequento, qualquer pretensão de isonomia do estado perante as religiões foi pro saco.
O acesso facilitado é a reportagem quem diz: Na sequência, o prefeito lembrou que o acesso facilitado também estava garantido para outro tipo de cirurgia. Não existe fala do prefeito neste sentido. E casos de emergência todo cidadão será atendido não precisa pertencer a uma Igreja Evangélica. A Igreja Evangélica tem estrutura e condições de cooperar com o poder público principalmente na área da educação com escolas municipais confessionais.
Mas, como entender essas palavras: “Nós estamos fazendo o mutirão da catarata. Contratei 15 mil cirurgias até o final do ano. Então se os irmãos tiverem alguém na igreja com problema de catarata, se os irmãos conhecerem alguém, por favor falem com a Márcia”!? – Crivella
Somado ao contexto, essa “divulgação de serviços importantes para sociedade” favoreceu a um grupo seleto, irmãos e alguém na igreja, que em troca prestará outros favores.
Como se esse tipo de comportamento fosse por orientação divina, não diverge em nada dos demais “homens mundanos”.
O acesso facilitado é a reportagem quem diz, qualquer cidadão em situação de emergência será atendido. Volto a afirmar que a educação melhoraria muito com escolas confessionais através de convênio de Igrejas com a prefeitura, afinal somos quase 50 milhões de evangélicos no Brasil.
Lugar de bispo é no xadrez.
Literalmente..kkkk
Eis mais uma prova de que misturar “Igreja com Política” nunca deu, não dá e nunca dará certo. A atitude desse pastor/prefeito deixa bem claro as trapalhadas. Como se não existisse dentro da prefeitura órgãos específicos com protocolos legais para cada situação dos contribuintes ou na secretaria de saúde para os pacientes. Haja saco para aguentar esses vermes!.
Político religioso não serve pra nada mesmo. NÃO ELEJAM RELIGIOSOS PRA NADA.