Cristovam Buarque e Jean Wyllys, os melhores do ano

Sinônimos das causas que abraçam, o senador pedetista e o deputado do Psol venceram as duas categorias gerais do Prêmio Congresso em Foco 2013. Saiba quem são os outros premiados

Paulo Negreiros
 

Eles viraram sinônimos das bandeiras que abraçam. Cristovam Buarque (PDT-DF) bem poderia ser chamado de senador Educação. Quem pensa no combate à homofobia, lembra-se do deputado Jean Wyllys (Psol-RJ). Conhecidos por se dedicarem com firmeza às suas causas, os dois foram os grandes vencedores da oitava edição do Prêmio Congresso em Foco, que homenageou na noite desta quinta-feira (26) os parlamentares que melhor representam a população em 2013, na avaliação de jornalistas e da sociedade. Uma distinção que está longe de ser novidade na vida de Cristovam e Jean. Pela quinta vez, o pedetista foi o mais votado pela internet na categoria de melhor senador. Ele já havia sido o mais bem avaliado pelos internautas em 2007, 2009, 2010 e 2011. Em seu terceiro ano de mandato, Jean sagrou-se como o melhor deputado pela segunda vez, de acordo com a votação da internet.

Uma rotina que não diminuiu em nada a emoção dos dois parlamentares. No palco da premiação, no Unique Palace, Jean dedicou o prêmio aos assessores, aos colegas de bancada - Ivan Valente (Psol-SP) e Chico Alencar (Psol-RJ), também homenageados - e aos deputados que militam na área dos direitos humanos. "A representação não é completa, não é total", afirmou. Citando frase de Isabel Allende, disse que "não quer ser herói" nem pretende ser modelo para as pessoas, mas apenas fazer seu trabalho na Câmara.

Ao receber o prêmio, Cristovam afirmou que o maior mérito de ser escolhido o melhor senador - assim como para os outros colegas premiados - é ser reconhecido no meio de uma "categoria tão desgastada". "Os políticos estão perdidos, sem bússola, eu também estou. Estamos todos sitiados pela indignação da população. No entanto, alguns não estão diferentes nem cegos. É a razão que eu acho para o tratamento a este grupo que está aqui", disse.

Veja a classificação final do Prêmio Congresso em Foco

Aqui, a votação final do Prêmio Congresso em Foco

Outros vencedores

Cristovam ficou à frente de Eduardo Suplicy (PT-SP) e Pedro Simon (PMDB-RS). Na Câmara, as três primeiras colocações ficaram com a bancada do Rio de Janeiro. Jean foi seguido de Romário (sem partido-RJ) e Chico Alencar (Psol-RJ). Romário foi uma das grandes surpresas da noite. Apesar de não figurar na lista elaborada pelos jornalistas, arrebatou tantos votos na votação da internet a ponto de conquistar a segunda colocação na categoria de “Melhores Deputados”.

Jean, Chico e Cristovam foram os únicos que venceram duas categorias. O primeiro também conquistou o troféu de “Parlamentar de Futuro”, que distingue aqueles com menos de 45 anos. Seu companheiro de partido e estado também foi premiado pela atuação na Defesa da Democracia e na Defesa da Gestão Pública. Além de mais votado entre os senadores, Cristovam também venceu na categoria Defesa da Educação. O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) arrebatou o prêmio de principal destaque no Combate ao Crime Organizado. O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) foi o mais votado na Defesa do Desenvolvimento Econômico. Paulo Paim (PT-RS) ganhou na categoria Defesa da Seguridade Social e dos Servidores Públicos e Ivan Valente na Defesa dos Consumidores.

O senador Randolfe Rodrigues (Psol-RJ) e Chico Alencar também foram homenageados por terem sido os mais bem avaliados pelos jornalistas que cobrem o Congresso, na primeira fase de votação. Esse grupo de parlamentares, porém, não foi o único a ter motivos para comemorar. Ao todo, 48 deputados e senadores foram homenageados. Desses, 41 haviam sido indicados por 166 jornalistas que participaram da primeira etapa de votação, no final de junho. Outros sete foram incluídos pelos internautas em sete categorias. Coube ao internauta incluir um nome por categoria e definir a ordem final de classificação dos indicados.

Ao todo, 30 parlamentares premiados compareceram à cerimônia de premiação, conduzida pela jornalista Giuliana Morrone e pelo ator Murilo Grossi, ambos da TV Globo. A festa foi animada pelos DJs Barata e Pezão, organizadores da festa Criolina, uma das mais movimentadas da noite brasiliense.

Pelo oitavo ano consecutivo, o prêmio distingue os deputados e senadores que, na avaliação da população, melhor a representam no Congresso. Na votação pela internet, foram validados mais de 254 mil votos, após auditoria que envolveu a análise da origem do voto e da autenticidade do e-mail utilizado para confirmá-lo, num trabalho cuidadoso e paciente que contou com o monitoramento da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) .

Cidadania

Criado em 2006, o Prêmio Congresso em Foco tem como objetivo estimular a sociedade a acompanhar de perto o desempenho dos congressistas e combater o mito de que todos os políticos são iguais, reconhecendo e valorizando aqueles que se destacam, de maneira positiva, no exercício do mandato.

E os parlamentares não são iguais mesmo. Nenhum dos premiados responde, por exemplo, a investigações criminais no Supremo Tribunal Federal (STF), nem está sob a mira dos conselhos de ética da Câmara e do Senado. Nenhum deles tem também histórico de violações aos direitos humanos. Aliás, todos os congressistas que se enquadravam em pelo menos uma dessas condições sequer puderam ser votados, conforme determina o regulamento. Como revela a nova edição da Revista Congresso em Foco, 224 deputados e senadores respondem a 542 inquéritos e ações penais no Supremo.

Patrocinado pela Ambev, o Prêmio Congresso em Foco 2013 tem o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF, que fiscaliza a votação pela internet), da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Auditores Ficais da Receita Federal do Brasil (Anfip), do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), da ONG carioca A Voz do Cidadão, da Agência Radioweb e do Sindicato dos Jornalistas do DF.

Veja também:

Em vídeo, o sentido do Prêmio Congresso em Foco no Brasil de hoje

Outras informações sobre o prêmio

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!