Contra PEC, índios invadem plenário da Câmara

Eles são contrários à PEC 215/00, que retira do Poder Executivo e passa para o Congresso Nacional a prerrogativa de decidir sobre a demarcação de terras indígenas

Cerca de 200 índios invadiram o plenário da Câmara no início da noite desta terça-feira (16). Foi a forma encontrada pelos indígenas de protestar contra a criação de uma comissão especial para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/00 pelo presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Em reunião mais cedo, ele disse que não poderia desfazer o colegiado, apenas pedir para os líderes retardarem as indicações.

 

Siga nossa cobertura da invasão no Facebook e no Twitter

Após reunião com Henrique, eles ficaram alojados no plenário 1 da Casa, onde são realizadas reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A sessão do colegiado de hoje foi cancelada pela presença dos índios. Depois, por volta das 18h, eles saíram em fila para o Salão Verde da Câmara. Deram uma volta para o local e se dirigiram para a entrada do plenário, onde deputados discutiam uma medida provisória.

Seguranças da Câmara fecharam a entrada. No entanto, os índios não recuaram. Para evitar maiores confrontos, os integrantes da Polícia Legislativa decidiram deixar os índios em plenário. Até o momento, eles permanecem no local. A PEC transfere do Poder Executivo para o Congresso Nacional a decisão final sobre a demarcação de terras indígenas no Brasil.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!