Estamos mudando o site. Participe enviando seus comentários por aqui.

Combate à corrupção é status no Prêmio Congresso em Foco

Thomaz Pires

Passados os sucessivos escândalos ao longo do ano, a categoria “combate à corrupção” do Prêmio Congresso em Foco 2009 é uma das mais cortejadas entre os políticos na Câmara e Senado. Casos como a farra das passagens aéreas, deputado do castelo, atos secretos e agora o mensalão do DEM no Distrito Federal dão o tom do atual fisiologismo na política e fazem aumentar as expectativas dos parlamentares para conquistar o “selo de garantia” na premiação.


Deputado mais votado neste ano na categoria, Flávio Dino (PCdoB-MA) não esconde a satisfação com o prêmio. Ele antecipa o discurso enérgico que deverá apresentar na cerimônia, que ocorre na próxima segunda-feira (7), em repúdio aos sucessivos escândalos que paralisaram o Congresso. Segundo ele, o legislativo ainda tem muito a contribuir no combate à corrupção.


“A prática do caixa dois, que leva a crer ter sido o mesmo problema nesse último escândalo, pode ser combatida com a aprovação da reforma política. O Congresso pode e deve contribuir para fazer sua parte. Basta vontade política”, destaca o parlamentar.


Ex-juiz em seu Estado, Flávio Dino avalia que na esfera do Judiciário a colaboração tem sido crescente, Entretanto, ele argumenta que os avanços ainda podem ser mais significativos. “Seria um primeiro passo do Judiciário na melhoria facilitar as liminares para investigações da polícia federal. Em alguns casos, a polícia ainda enfrenta dificuldades para apurar as denúncias de corrupção.”


O escândalo que atingiu o Democratas e passou a ser apelidado de “Panetone Gate” chama a atenção pela quantidade de flagrantes de políticos e secretários recebendo maços de dinheiro. O julgamento na esfera política ainda pode permitir que os denunciados consigam permanecer nos cargos mesmo após a divulgação dos flagrantes. “A liminar da Justiça poderá ser um instrumento para combater a impunidade no julgamento político. Se depender de CPIs e julgamentos pelos parlamentares os afastamentos poderão sequer ocorrer”, sustenta o deputado.


Categoria de Peso

Criada no Prêmio Congresso em Foco de 2008, a categoria combate à corrupção ganha cada vez mais o status e importância. O senador Pedro Simom (PMDB-RS) foi o estreante na categoria e o mais votado na avaliação dos internautas no ano anterior. O parlamentar destacou a importância o prêmio em debates e no meio político. Através dele cresceu ainda mais as expectativas dos concorrentes para garantir o “selo de qualidade”.


Neste ano, o segundo parlamentar mais votado foi Gustavo Fruet (PSDB-PR). Ao logo das votações, o deputado não escondeu as expectativas na disputa conforme dito em conversas com jornalistas no salão verde da Câmara dos Deputados.


Outro parlamentar que também manteve-se atento na disputa dói o deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ). O petista oscilou ao longo da disputa e chegou a manter-se na liderança durante parte da disputa, mas ficou em terceiro lugar no fechamento da votação. Em conversas com interlocutores, o petista confidenciou as expectativas e chegou a considerar a categoria como a mais importante do premiação.

Voto jornalístico


A lista de votação disponibilizada na internet com os deputados na categoria combate à corrupção e demais foi montada de acordo com a votação inicial dos jornalistas. Ao todo, 176 jornalistas que acompanham o dia-a-dia do Congresso Nacional participaram do processo.


Como os votos apurados dos jornalistas resultaram em empate na última colocação, tanto na Câmara quanto no Senado, o número de parlamentares pré-selecionados para a votação na internet ficou ligeiramente acima do total de dez senadores e 25 deputados previstos. Assim, 27 deputados federais e 11 senadores disputaram o voto dos internautas como os melhores congressistas de 2009.


A premiação ocorre nesta segunda-feira no auditório da Procuradoria-Geral da República. Além da premiação de melhor parlamentar do ano no combate à corrupção, serão entregues os prêmios para o deputado e senador do ano, melhor iniciativa do ano, destaque na área da educação e meio ambiente.

Continuar lendo