Com quem podemos contar para mudar o Congresso?

O tempo todo mostramos as presepadas dos piores políticos. Com o Prêmio Congresso em Foco, estimulamos a sociedade a identificar os melhores, que serão homenageados em 26 de setembro

Na manhã desta segunda-feira, dia 1º de julho, divulgaremos os nomes dos parlamentares federais selecionados pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional para serem homenageados no Prêmio Congresso em Foco 2013.

Essa é a primeira etapa de um processo de escolha que, em sua segunda e decisiva fase, fica a cargo da própria sociedade. Ela pode acrescentar nomes, preteridos pelos jornalistas, e definirá a classificação final de todos os premiados, por meio de votação na internet, que será realizada entre 9 de julho e 9 de setembro. Como tem ocorrido nos últimos anos, a votação será monitorada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

A seleção não tem objetivos meramente honoríficos. Nem, muito menos, pretende se curvar ao status quo de um país às voltas com um sistema político cujas mazelas este site tem denunciado de forma incessante desde fevereiro de 2004. Trata-se, ao contrário, de identificar os congressistas com os quais podemos contar para mudar o Parlamento brasileiro e o jeito de se fazer política no país (para mais informações, veja o regulamento do Prêmio Congresso em Foco 2013).

Na semana que passou, 166 jornalistas encarregados da cobertura do Congresso Nacional participaram da votação, feita por meio de urnas itinerantes e utilização de cédulas em papel. O processo de coleta e apuração dos votos é acompanhado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.

Patrocinado pela Ambev e pela Petrobras, o Prêmio Congresso em Foco 2013 tem o apoio das seguintes entidades, além das duas citadas acima: Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Associação Nacional dos Auditores Ficais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e a ONG carioca A Voz do Cidadão.

 

Mais sobre o Prêmio Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!