CNT mostra aprovação ao Mais Médicos e recuperação de Dilma

De acordo com a pesquisa, encomendada ao Instituto MDA, 73,9% dos entrevistados são favoráveis à vinda de médicos do exterior. Aprovação ao governo cresceu 6,8 pontos em relação a julho

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (10) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) revela ampla aprovação popular ao programa Mais Médicos, que traz profissionais estrangeiros para atuar no Brasil. O levantamento também indica recuperação da popularidade da presidenta Dilma Rousseff desde as manifestações de junho e julho, quando a aprovação ao governo petista despencou.

De acordo com a pesquisa, encomendada ao Instituto MDA, 73,9% dos entrevistados são favoráveis à vinda de médicos do exterior para atender em regiões onde há carência de profissionais brasileiros. O cenário não era o mesmo em julho, quando 49,7% das pessoas ouvidas se manifestaram a favor da proposta do governo. O cenário é de divisão, porém, quando os entrevistados são questionados sobre a capacidade do programa de resolver grandes problemas de saúde no país: 49,6% apostam que ele será eficaz, mas 47,1% não acreditam em mudanças profundas.

O crescimento da aprovação ao Mais Médicos foi acompanhado pela elevação do índice de popularidade da presidenta Dilma. Um aumento de 6,8 pontos percentuais em relação a julho, quando foi realizada a pesquisa anterior da CNT. Nesse período, a avaliação positiva subiu de 31,3% para 38,1%. O percentual ainda é bem inferior ao registrado no levantamento de junho (54,2% de aprovação). Aquela pesquisa, no entanto, não captava ainda o clima de insatisfação das ruas, que se intensificou ao longo do mês e só foi refletido na pesquisa do mês seguinte.

Ao todo, foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 135 municípios de 21 unidades da federação, das cinco regiões, entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro de 2013.  A margem de erro é de 2,2 pontos.

Leia outros textos sobre o Mais Médicos

Veja mais sobre "o Brasil nas ruas"

Mais sobre eleições 2014

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!