Câmara conclui votação de MP que reduz a conta de luz

Deputados votam esta semana emendas à medida provisória que reduz encargos e prorroga concessões do setor elétrico

Duas medidas provisórias trancam a pauta da Câmara esta semana. Uma é a MP588/12, que destina R$ 1,68 bilhão para o Fundo de Financiamento ao Estudantedo Ensino Superior (Fies), e a outra é a MP 579/12, que antecipa a prorrogação deconcessões de energia elétrica com vencimento entre 2015 e 2017 e diminui encargosdo setor. Essa MP chegou a ter seu texto-base aprovado na semana passada, masainda falta a análise de alguns destaques. A proposta, segundo o governo, reduzirá ovalor da conta de luz.

Segundo o governo, o objetivo é reduzir o custo da energia para estimular a atividadeeconômica. Com as mudanças, o Executivo espera diminuir de 19% a 28% o preço datarifa paga por grandes empresas. Já para o cidadão, a diminuição pode chegar a16,2%.

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), também pretende colocar em votação alguns pontos da reforma política se houver acordo entre as lideranças partidárias.Mas são remotas as chances de isso ocorrer, já que não há consenso entre osdeputados sobre o assunto.

Leia mais:

Agenda da Câmara de 17 a 21 de dezembro
Câmara aprova MP que reduz conta de luz

Saiba mais sobre o Congresso em Foco (2 minutos em vídeo)

Com informações da Agência Câmara e Agência Senado

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!