Câmara aprova reajuste de 15% para diversas carreiras

Aumento será concedido para servidores que aceitaram discutir depois do encerramento da rodada de negociações, em agosto do ano passado. Texto ainda será enviado para análise do Senado

A Câmara aprovou nesta quarta-feira (20) um projeto que reajusta o salário de dez carreiras do governo federal e nos antigos territórios federais. O percentual é de 15%, dividido em três anos, e beneficia servidores aceitaram negociar aumentos de remuneração depois do fim da rodada de negociações, em agosto de 2012. Após análise dos deputados, a proposta segue para análise do Senado.

O aumento, que abrange sete carreiras federais e beneficia também bombeiros e policiais civis e militares dos antigos territórios federais, assim como pensionistas da polícia e da carreira de bombeiros militares do antigo Distrito Federal, será parcelado ao longo dos próximos três anos. De acordo com o Ministério do Planejamento, cerca de 80 mil servidores decidiram aceitar tardiamente essa proposta de correção salarial.

As carreiras beneficiadas são auditores fiscais da Receita Federal do Brasil, auditores fiscais do Trabalho, analistas tributários da Receita Federal, analistas e técnicos do Banco Central, analistas e especialistas em Infraestrutura, analistas e agentes executivos da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), carreiras e cargos de Reforma e Desenvolvimento Agrário.

Há duas semanas, quando o Congresso aprovou o orçamento 2013, os parlamentares também analisaram uma proposta para modificar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Deputados e senadores aprovaram uma modificação na LDO para acrescentar os reajustes a essas categorias ainda na folha desde ano. Quando o projeto de lei orçamentária para 2013 foi encaminhado ao Legislativo, o número de servidores que receberiam reajustes era de 1,69 milhão, o que representava 93,1% do total. Agora, segundo o Planejamento, o índice chega a 97,5%.

Com informações da Agência Câmara

Câmara aprova orçamento da União para 2013
Câmara aprova aumento salarial para várias carreiras do Executivo

Curta o Congresso em Foco no facebook
Siga o Congresso em Foco no twitter

Vídeo: Saiba mais sobre o Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!