Caesb suspende racionamento de água no Distrito Federal

Retomada do abastecimento se deu em função do equilíbrio do sistema com as primeiras chuvas, a redução do consumo de água, a melhoria nos níveis das captações isoladas e as manobras técnicas realizadas diariamente pela companhia, desde o dia 10 de setembro

A Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb) informou neste domingo (25) que suspendeu o racionamento de água nas regiões de Sobradinho e Planaltina, que eram as duas últimas ainda afetadas pelas restrições de uso devido à estiagem.

Segundo a Caesb, a retomada do abastecimento se deu em função do equilíbrio do sistema com as primeiras chuvas, a redução do consumo de água, a melhoria nos níveis das captações isoladas e as manobras técnicas realizadas diariamente pela companhia, desde o dia 10 de setembro.

As áreas atingidas foram as regiões administrativas de Sobradinho, Planaltina, Jardim Botânico, São Sebastião e Brazlândia. O Distrito Federal é abastecido de duas formas: 85% da população têm água de dois reservatórios, o do Descoberto e o de Santa Maria; e os outros 15% e parte dos produtores agrícolas recebem água diretamente de pelo menos cinco córregos. Esta última foi a população afetada pelo rodízio de suspensão de água das últimas semanas.

“A Caesb reforça a importância do uso racional e adequado da água em todo o Distrito Federal, medida essa que está tendo boa receptividade junto à população dessas cidades afetadas. A companhia também considera fundamental o equilíbrio na captação de água pelos irrigadores nos córregos e ribeirões que abastecem os sistemas isolados”, informou a companhia, em nota.

Mais sobre Distrito Federal

Mais sobre meio ambiente

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!