Um ministro usa os grupos no celular para pedir dinheiro. O que parece o início de uma história da Operação Lava Jato é, na verdade, um golpe em que as vítimas são os políticos e a lista de contatos deles. Foi o que aconteceu há cerca de quinze dias com os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, da Secretaria de Governo, Carlos Marun, e do Desenvolvimento Social, Osmar Terra. Todos ministros do MDB. Pelo menos R$ 6 mil foram roubados.
Leia também
“Apareceu para centenas de pessoas que eu estava pedindo dinheiro, claro que depois a pessoa fica sabendo que não sou eu mas até explicar que gato não é sapato”, relatou Osmar Terra. Em quarenta minutos, desde o envio das mensagens até o bloqueio do celular, três pessoas cadastradas no celular dele transferiram R$ 6 mil reais para uma conta vinculada a uma agência bancária no Maranhão. A farsa foi percebida pelos próprios contatos do ministro, que passaram a alertá-lo a respeito do golpe.
<< Ministros mais ricos de Temer recebem auxílio-moradia e vale-alimentação
O falsário enviou mensagens para grupos de WhatsApp do ministro, inclusive um grupo em que estavam funcionários do próprio Ministério de Desenvolvimento Social, pasta que cuida, entre várias outras atribuições, do pagamento do Bolsa Família.
“Usa Banco do Brasil, por aplicativo de celular ou computador?”, dizia a mensagem. As pessoas que responderam, achando que estavam conversando com o ministro, receberam em seguida uma mensagem no modo privado com novas perguntas. O falso ministro queria saber o limite de transferência dos contatos e pediu ajuda. Dizia que precisava de dinheiro. Em nota, o ministério explicou que Osmar Terra não usa sistema de proteção em seu celular.
Terra foi até a loja de sua operadora de celular e lá conseguiu descobrir como clonaram seu aparelho. “O cara chegou dizendo que era eu. É muito fácil fazer isso [clonar celular]. Chega na operadora de celular com algum documento de identidade, a pessoa olha e te dá o chip. Você pede pra passar o número para o chip e pronto”, contou o ministro, que registou ocorrência na Superintendência Regional da Polícia Federal do Distrito Federal.
O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, também caiu no golpe. Para tentar evitar mal-estar entre seus contatos, ele mesmo enviou mensagens para toda agenda telefônica alertando que teve o celular clonado.
“Atenção: este meu celular foi clonado e soube que estão fazendo pedidos indevidos em meu nome. Não atendas nem mandes mensagens para este número. Vou tratar de responsabilizar criminalmente o clonador”, afirma o verdadeiro Padilha na mensagem. O ministro não revelou quais pedidos o falso Padilha fez às pessoas, nem se alguém vinculado a ele teve prejuízo financeiro.
Outro caso foi o de Carlos Marun, que cuida das relações do Planalto com o Congresso. “A mim não houve prejuízo, não tenho conhecimento de ninguém que tenha efetivamente [tido prejuízo]. Um amigo meu que se viu enganado e se dispôs a fazer um depósito, (mas) a conta que havia sido indicada já não estava fornecendo”, afirmou Marun, em entrevista no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (26).
<< Duas denúncias contra Jucá estão prontas para julgamento no Supremo
As investigações provarão se são criminosos ou cúmplices.
EM FAMILIA.
100 anos de perdão?
Eu só não entendo, como alguém vai, num grupo de Whatsapp, e pede dinheiro e as pessoas que estão no grupo vão e “emprestam”. Emprestam porque o dinheiro “não” deve ser deles, se é que me entendem.
Pelo grau de confiabilidade que tenho nesses ministros, nem que se fosse o original pedindo dinheiro, eu o mandaria para a ponte que caiu…..
Nada mais apropriado, levando em consideração a ação não e mesmo.
Ótimo os comentários e concordo em gênero e numero. Mas alguém esta questionando a operadora de telefonia. Também fui vitima e a operadora Vivo, apos isto ocorrer somente perdeu todo meu cadastro. É muita desorganização e falta de controle.
E o tiro saindo pela culatra. Esses quadrilheiros deveriam ter vergonha de denunciar isso. Aposto que tem mentira aí. No mínimo, eles bateram a carteira do suposto ladrão. Afinal, profissional não vai perder pra amador. Não é?
Virei fã desses ladrões.
100 anos de perdão para o bandido que extorquiu pelo WhatsApp.
Fico na dúvida se realmente esses BANDIDOS tiveram seus celulares clonados e depois foram roubados ou se tudo isso não passa de uma grande armação dos mesmos e, eles mesmos é que estão roubando suas próprias contas em forma de lavagem de dinheiro mas, se realmente eles foram roubados, peço desculpa a todos os BANDIDOS, entendam-se políticos desta zona chamada brasil pois, sempre afirmo que não existe ladrões com mais periculosidade que eles. DESCULPE VOSA EXCELÊNCIA LADRÃO.
Sem problemas… todos colegas de trabalho.. kkkkk
Bandido tem celular clonado…
SEI NÃO….”É O ROUBO ENTRE AMIGOS”…KKKKKK
Por ser do Maranhão e do MDB, isto pode ser coisa dos Sarney, brincando de tomar um dinheirinho dos colegas.
Fiquei mais feliz que noticias de roubo a banco que na maioria das vezes prejuizos são dos bancos que vivem nos roubando… Agora roubar um plitico foi o maximo !!! Primeira vez na historia .
Parabéns bandidagem! É isso ai! Roubem, assaltem, quem tem dinheiro e, já roubado de nós, o lucro é imensamente maior, roubem mesmo!!!!
Prova de que eleição não vale nada …. Se dinheiro esse bandidos pedem e tem um monte que da, imagina votos .
Comédia. A grana foi parar nas mãos do mesmo tipo de gente. bandidos.
Isto é um absurdo! Ladrões sem vergonhas roubando os professores. Só no Brasil tem dessas coisas! KKKKKK
nossa!!! até isso tercearizaram?? onde vamos parar??
Isso não é golpe, é ressarcimento.
Um bandido numa ponta e um burro na outra. Tem que ser muito idiota em receber um telefone e doar dinheiro. Bem feito !!!
Como já não deve “levantar suspeitas” Ministro e políticos em geral pedindo grana em espécie sem maiores detalhes, alguns de prontidão, para ficarem bem na fita, não pensaram duas vezes qdo lembraram do Diário Oficial de amanhã.
Plot Twist: os celulares não foram clonados
verdadeiros canalhas salafrarios do povo brasileiro
“O que é isso companheiro?”
TRÊS bandidos de alta calibragem: Temer, Padilha e Marum
Se o ministro foi prestar queixa, por que não ficou preso??
o que são seis mil reais, para quem desvia milhões??
Parabéns ao ladrão…
vaqi roubar todo mundo qey tal ser roubado de vez em quando
ladrão, não, COMPANHEIRÃO.
é, coisa de Companheiros
EU ACREDITO QUE ELES COMO CHEFES DE QUADRILHA QUE SÃO , MANDARAM SEUS CAPANGAS FAZEREM ISSO PARA APARECEREM UM POUCO NA MIDIA, QUEM ROUBAR ESSES CORONEIS ACABA MORTO SEM PERDÃO AQUI NO BRASIL OS LADRÕES BANDIDOS COMANDADOS POR ELES ROUBAM BILHÕES, OS OUTROS BANDIDOS SÓ ROUBAM CALCINHA CUECA SUJA DE VARAL, OU ENTÃO QUANDO SAEM BEM É POR QUE ROUBARAM BUJÃO DE GÁS É MOLE OU QUER MAIS..ELES OS CORONEIS NUNCA SÃO ROUBADOS SÓ QUE NINGUEM EXPLICA O POR QUE MEDO OU COVARDIA NÃO SEI NÃO..SÃO ELES QUE DETEM O PODERIO ECONOMICO DO BRASIL ROUBANDO OS BRASILEIROS..
Que 100 anos de perdão oque, que vão tudo pra cadeia!!!!!!!!!
O ladrão que conseguir roubar o Marun e o Eliseu Padilha, vai ter pelo menos 5000 mil anos de perdão!.
kkkkkkkkkkkkkkkk
KKKKK, ladrão roubando colega.
O meu , chamar eeses caras de ladrao é uma ofensa as facções partididarias !
Aqui no Brasil tem tanto ladrão, que é ladrão roubando ladrão!.
Existe um ditado que diz: “ladrão que rouba ladrão, tem cem anos de perdão”
Nesses aí não da para acreditar, acho que eles estavam pedindo na cara de pau e inventaram a tal de clonagem. Você teria coragem de deixar uma joia qualquer na mão deles para guardarem? kkkkk
Mas ministro pedir dinheiro, propina e etc.. é coisa normal aqui.
Quem tá usando isso é ladrão de menor escalão, porque os grandes assaltos ficam por conta dos donos do celular
Poxa, que pena. Ninguém para acrescentar a cor vermelha ao vivo naquele fundo maravilhoso
kkkkkk, ladrão que rouba ladrão, tem 100 anos de perdão..
Bem feito. Qualquer um que dê dinheiro a político está mal intencionado, pretende levar uma vantagenzinha no futuro.