O deputado estadual Sebastião Melo, do MDB, foi eleito prefeito de Porto Alegre neste domingo (29). Com 97,79% das urnas apuradas, Melo tem 54,58%, e superou Manuela D’Ávila, do PCdoB, que tinha 45,42%.
Melo tinha terminado o primeiro turno na frente de Manuela D’Ávila, que tinha a liderança nas pesquisas eleitorais. O deputado estadual havia se beneficiado pela renúncia da campanha de José Fortunati (PTB), poucos dias antes do primeiro turno.
A candidatura de Manuela apontou sinais de recuperação na última semana, e uma pesquisa de intenção de votos do Ibope neste sábado (28) tinha apontado uma ligeira vantagem da candidata do PCdoB, que contava com apoio do PT e de outros partidos de esquerda.
Perfil do eleito
Aos 62 anos, o advogado Sebastião Melo nasceu no interior de Goiás, mas tem no Rio Grande do Sul seu habitat político. Sebastião foi vereador em Porto Alegre entre 2000 e 2012, quando foi eleito vice-prefeito na capital, em chapa encabeçada pelo próprio Fortunati. Desde 2018, era deputado estadual pelo estado.
Leia também
> Delegado Pazolini, do Republicanos, é eleito prefeito de Vitória
> Edmilson Rodrigues, do Psol, é eleito prefeito de Belém
M E N T I R A
Ué, mas não foi o Ibope que disse que ela ia ganhar?
Segundo matéria do Congre$$o Fofoqueiro de ontem
”’A candidata do PCdoBà prefeitura de Porto Alegre, Manuela D’Ávila, chega ao dia do segundo turno da eleição com uma ligeira vantagem sobre Sebastião Melo (MDB). Na
última pesquisa do Ibope antes da eleição, divulgada neste sábado (28), Manuela tem 51% dos votos válidos, contra 49% de Melo – ambos estão tecnicamente empatados, já que a margem de erro é de três pontos percentuais”’
Já entendi…se ela tivesse ganhado, aí tinha fraude, né? Mas como perdeu, tá certo. Pesquisa é uma coisa, votação é outra.