Por aclamação, a Executiva Nacional do PT aprovou na tarde desta terça-feira (11) a troca da candidatura do ex-presidente Lula pela do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, até então seu vice. Com a substituição, a deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB) passa a compor a chapa.
Veja o primeiro discurso de Haddad agora como presidenciável oficial do PT (a partir de 2:54:56):
Como lembrou mais cedo uma apresentadora no palco armado para a formalização do anúncio, já são 158 dias de Vigília Lula Livre, acampamento montado nos arredores da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba para manifestar apoio ao ex-presidente.
Na pesquisa Datafolha de intenção de voto divulgada na noite de ontem (segunda, 10), Haddad foi o único candidato a crescer acima da margem de erro na estimulada. O petista passou de 4% para 9%, empatado tecnicamente com Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB).
Leia também
Em vídeo divulgado durante a manhã no Facebook do partido, o nome de Haddad já aparecia sem a legenda de vice. Também durante a manhã, Rui Falcão, o ex-presidente do PT, já havia adiantado o anúncio desta tarde. Em sua conta no Twitter, Falcão lembrou dos 45 anos do golpe militar no Chile e, em seguida escreveu: “Vamos com Haddad, para resgatar a democracia e devolver a soberania ao nosso povo”.
O PT tinha até hoje para substituir Lula, prazo dado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao indeferir o registro de candidatura do ex-presidente, que está preso desde abril deste ano na capital paranaense. O petista foi condenado, em segunda instância, a 12 anos e 1 mês por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
“Haddad será meu representante nessa batalha”, diz Lula em “carta ao povo”
Sem chance. Amigo de criminoso não tem crédito.
Nossa bandeira não é vermelha.
JB17.
Finalmente, o PT apresenta um candidato viável.
Viável pra Venezuela.