O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciou na manhã desta quarta-feira (31) que o astronauta brasileiro Marcos Pontes será indicado para o Ministério da Ciência e Tecnologia. O anúncio foi feito pelo Twitter do novo presidente. Durante a campanha, Bolsonaro já havia anunciado que Pontes seria indicado para o cargo.
Comunico que o Tenente-Coronel e Astronauta Marcos Pontes, engenheiro formado no ITA, será indicado para o Ministério da Ciência e Tecnologia. É o quarto Ministro confirmado!
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 31 de outubro de 2018
Marcos Cesar Pontes, 55 anos, é tente-coronel da Força Aérea Brasileira e foi o primeiro astronauta brasileiro a ir para o espaço, na missão batizada “Missão Centenário”. Nestas eleições, ele disputou como segundo suplente do senador Major Olímpio (PSL-SP).
Ele é o quarto ministro confirmado para o governo Bolsonaro. Além do astronauta, o economista Paulo Guedes vai assumir o Ministério da Economia – que deverá ser a junção das pastas Fazenda, Planejamento e Indústria, Comércio Exterior e Serviços –, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) será o chefe da Casa Civil e o Augusto Heleno ficará à frente do Ministério da Defesa.
Leia também
Na segunda-feira (31), Bolsonaro disse em entrevistas às emissoras de televisão que pretende convidar o juiz da Lava Jato, Sergio Moro, para o cargo de ministro da Justiça ou à uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente eleito também sinalizou que o deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF), condenado em primeira instância por corrupção, deverá fazer parte de seu governo.
Publicidade
Parabéns ao Ten. Coronel Marcos Pontes!
Me parece que Alberto Fraga foi pura especulação do próprio. Bolsonaro desmentiu o convite e o próprio também já declarou para a imprensa que sabe que não tem como participar do governo.
Ainda bem, porque nós eleitores queremos o cumprimento das promessas, principalmente contra a corrupção e os privilégios.
Será que agora a tecnologia de estocar o vento sai do papel?
Tomara que faça um bom trabalho.