O curta-metragem “Entre Parentes” (veja o trailer abaixo), do cineasta Tiago de Aragão, volta a ser exibido no Cine Brasília depois de circular por festivais Brasil afora. Apoiado pelo Congresso em Foco, o documentário aborda o conflito em torno dos direitos indígenas na Esplanda dos Ministérios, algo que se intensificou nos últimos anos.
> Filme apoiado pelo Congresso em Foco conquista três prêmios no Festival de Brasília
> Documentário mostra que é proibida a entrada do povo (indígena) no Congresso
Produzido com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal, o filme acompanha duas realidades da luta pelos direitos dos indígenas. Uma que se dá do lado de fora do Congresso, em que indígenas têm voz ativa e mostram a força de sua organização; outra, um verdadeiro contraponto à causa dos índios, em que os bastidores dos corredores e gabinetes da Câmara são palco “inóspito e cheio de barreiras, inclusive físicas, à participação indígena” em favor de articulações e interesses políticos.
Leia também
Veja um trecho do filme:
Publicidade
“Entre Parentes”, realizado pela produtora Sal e coproduzido pela Comova, foi contemplado com prêmios de Melhor Curta, segundo juri oficial, e Melhor Direção de Fotografia na Mostra Brasília do Festival de Brasília de Cinema Brasileiro; Melhor Curta da Segunda Semana Paulistana de Curta-Metragem e o segundo lugar no Prêmio Pierre Verger de Filme Etnográfico.
O documentário será exibido no sábado (15), às 19h, no Festival Curta Brasília. A mostra cinematográfica está em curso no Cine Brasília, tradicional cinema brasiliense localizado no bairro da Asa Sul, entre as quadras 106 e 107 Sul.
> Índios tentam entrar no Congresso e são reprimidos com bombas de gás e efeito moral; veja imagens
> Vídeo: índios são detidos depois de protesto na Câmara; criança é atingida por gás