O presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar organizações não governamentais, em especial os que cuidam dos povos indígenas. No final da transmissão que fez em frente ao Palácio do Alvorada na tarde desta sexta-feira (31), o mandatário disse que as questões indigenistas atrasam o país e disse que o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) presta um desserviço para o Brasil.
> Após ataques a indígenas no MS, Psol pede pronunciamento do MPF e MJSP
“[Roraima] É um dos estados mais ricos do Brasil, nas questões de reserva. Nós estamos com dificuldades de levar a União para lá por questões indigenistas. O Cimi sempre prestou um desserviço para o Brasil”.
Leia também
Ataques de Bolsonaro aos povos indígenas
Os ataques verbais que o presidente faz contra os povos indígenas, resultam em assassinatos contra lideranças, é isso que pensa uma das maires representantes das mulheres indígenas no país, Sonia Guajajara. Ela responsabilizou o presidente Jair Bolsonaro pelo assassinato a tiros de dois homens de sua comunidade, no início do mês, na BR 226, que corta a terra indígena do povo Guajajara no Maranhão. Firmino Prexede Guajajara e Raimundo Guajajara foram atingidos por ocupantes de um veículo quando voltavam de uma reunião em que discutiam a defesa dos moradores da região. Outros quatro indígenas foram feridos.
“Esses crimes não são casos isolados, são reflexo do ódio que vem sendo disseminado pela autoridade máxima do país contra nós, povos indígenas. O presidente deveria cumprir a Constituição Federal e garantir a proteção às nossas vidas e ao meio ambiente. Infelizmente o que vemos é o contrário, um comportamento que não condiz com o de um presidente. Exigimos justiça. esses crimes não podem continuar impunes”, disse Sonia no vídeo.
Em 11 anos, nunca se matou tantas lideranças indígenas como em 2019. Até o início de dezembro do ano passado foram sete lideranças mortas por fazendeiros e madeireiros ilegais.
Conselho Indigenista Missionário
O Cimi é um organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Criado em 1972, no auge da Ditadura Militar, a instituição visa lutar pelos direitos dos povos indígenas.
A missão do grupo é: “Testemunhar e anunciar profeticamente a Boa-Nova do Reino, a serviço dos projetos de vida dos povos indígenas, denunciando as estruturas de dominação, violência e injustiça, praticando o diálogo intercultural, inter-religioso e ecumênico, apoiando as alianças desses povos entre si e com os setores populares para a construção de um mundo para todos, igualitário, democrático, pluricultural e em harmonia coma natureza, a caminho do Reino definitivo”.
Nota do Cimi: Com política inconstitucional, Governo Bolsonaro Pode Provocar Etnocídio e
Genocídio de povos Isolados e de Recente Contato no Brasil.
O Conselho Indigenista Missionário – Cimi manifesta grave preocupação e repudia veementemente as recentes iniciativas do Governo Bolsonaro que afrontam a Constituição Brasileira e a política sobre povos indígenas isolados e de recente contato no Brasil.
O governo Bolsonaro dá evidentes sinais de abandono à perspectiva técnico-científica, do respeito ao direito de existência livre desses povos, com seus próprios usos, costumes, crenças e tradições, em seus territórios devidamente reconhecidos e protegidos (CF Art. 231), para uma orientação neocolonialista e etnocida, de atração e contato forçados, com o uso do fundamentalismo religioso como instrumento para liberar os territórios destes povos à exploração por grandes fazendeiros e mineradores.
Ao adotar este direcionamento, o governo Bolsonaro e os grupos econômicos e ‘investidores’ beneficiários desta política assumem, conjuntamente, a responsabilidade pelo potencial e iminente genocídio e etnocídio de povos indígenas no Brasil.
O Cimi também repudia as agressões verbais do presidente Bolsonaro à entidade, demonstração de completo despreparo e desiquilíbrio emocional do mesmo, que servem de incentivo às ameaças e violências contra membros da organização que atuam junto aos povos em todas as regiões do Brasil. Mesmo diante dessas intimidações, o Cimi reafirma o compromisso inarredável e solidário com a vida, os direitos e os projetos de futuro dos povos originários do Brasil.
Brasília, 31 de janeiro de 2020
Conselho Indigenista Missionário
> Sonia Guajajara culpa Bolsonaro por assassinatos de indígenas no MA
https://uploads.disquscdn.com/images/a664aec5b595a2cc141d72b243c3048e5bb0dcaf1e42779ea7f3f27c7ef2bfa2.jpg
https://uploads.disquscdn.com/images/4fa90e61bcb080a56d58a0743f4a221dde21594afcb1db76c67d23de499f48d8.jpg
Bozo é o próprio desserviço em pessoa.
Índio não presta serviço p Brasil.. quem presta serviço p esse tal Brasil são vcs que vieram descendo da Europa.. puxa ! Vão emboara daqui seus macacos brancos.. aqui este solo que vcs pisaram é nosso.. é dos povos originários deste solo e não é nunca será de vcs por direito.. vcs não tem direito de viverem aqui no nosso solo, pois vcs não pediram permissão p morarem aqui pelo contrário vcs invadiram o nosso mundo.. e mataram nossos irmãos, mancharam de sangue os nossos rios, queimaram nossa floresta . . Incrível que vcs brancos se acham tão sábios se sentem tão superiores que nós que vcs mesmo destroem o nosso planeta
Com tantos lixos.. incrivelmente que para vcs brancos a evolução é destruir o planeta.. as vezes vejo e apenas olho p céu e falo p Deus “coitados destruindo suas próprias casas* ..que triste.. na verdade vcs não são felizes por tdo que já nos roubou é porque Deus nunca vai abençoar um reino construído em cima de sangue de outro povo.. essa é a verdade.. queiram ou não acreditar Mas a verdade está bem aí n visão de todos quem é sábios de verdade enxerga.. e agradeço muitos os irmãos brancos que sempre lutam no nosso lado e estes consideramos como anjos do bem.. pq resto nem precisa dizer mais nada.. Jair Bolsonaro acorda e se arrependa logo e desfaz tudo que está planejando contra o meu povo.. Pois O MEU DEUS todo o PODEROSO está vendo e ele vai fazer vc pagar por tudo.. não se preocupe chegará a sua vez.. meu Deus não falha e NUNCA falhará. Amém
Bolsonaro disse mais uma verdade. Moro em Manaus e a maior parte dessas ONGs indígenas são mesmo picaretas. E o CIMI é parte de uma das maiores instituições de dominação de indígenas, que é a Igreja Católica, que impõe a religião católica sobre a cultura indígena desde o descobrimento do Brasil.
Então pq agora este desgoverno contrata um pastorzinho para evangelizar os isolados.. vai me dizer que são calóricos tbm.. ave
O presidente eleito, quer nos dizer que ele é o bom, é o bom é o bom, mas nos mostra bem ao contrário, precisa mostrar mais serviço e calar um pouco sua boca.
Não vejo nada do bom nesse desgoverno
Sei…..