A prisão do ex-presidente Michel Temer pela força-tarefa da Lava Jato na quinta (21) foi criticada por partidos de esquerda que defendem, primeiro, um “julgamento justo” para o emedebista, considerado algoz do impeachment de Dilma Rousseff.
O senador Jaques Wagner (PT-BA) afirmou que Temer deveria, primeiro, ter sido chamado a depor. E criticou o fato de as prisões preventivas estarem “se eternizando”. “Nas outras democracias do mundo, pelo que me consta, se faz todo um processo e o condenado vai preso. Aqui as pessoas vão sendo presas e as preventivas se eternizam”, observou.
O ex-presidente é alvo de dez investigações, acusado pelo Ministério Público Federal de receber propina há 40 anos. As denúncias vão de desvios na construção de fóruns, no setor de energia, de portos e até de compra de silêncio do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, também do MDB, preso em Curitiba há dois anos.
O ex-deputado petista que foi um dos principais defensores de Dilma no impeachment Wadih Damous (RJ) foi um dos que se manifestaram contra a prisão do emedebista. “Temer é um canalha. Não merece compaixão. Mas não aplaudo medidas arbitrárias por parte do Estado. Mesmo contra canalhas”, escreveu em sua conta no Twitter.
Leia também
O Partido dos Trabalhadores também emitiu nota na qual diz esperar que “as prisões de Michel Temer e de Moreira Franco, entre outros, tenham sido decretadas com base em fatos consistentes, respeitando o processo legal, e não apenas por especulações e delações sem provas”.
“O PT espera que as prisões de Michel Temer e de Moreira Franco […] tenham sido decretadas com base em fatos consistentes, respeitando o processo legal, e não apenas por especulações e delações sem provas, como ocorreu no processo de @LulaOficial“.
Publicidade
Leia: https://t.co/7GWl9NnQJb— PT Brasil (@ptbrasil) 21 de março de 2019
Líder da minoria na Câmara, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) disse que “muito se poderia comemorar” com a prisão de Temer, mas ponderou: “Defendemos o devido processo legal”. “A prisão poderia ter sido após uma condenação com provas e julgamento justo”, escreveu em suas redes sociais.
Para o deputado Marcelo Freixo (Psol-RJ), “não faltam motivos para que Temer seja julgado, condenado e preso pela corrupção em seu governo”. “Entretanto, vivemos uma crise democrática profunda e precisamos tomar medidas estruturais que nos permitam enfrentar as raízes da corrupção”, completou o parlamentar.
Na superintendência da Polícia Federal em Curitiba, o ex-presidente Lula, que cumpre pena de 12 anos de prisão na Lava Jato, criticou a decisão do juiz Marcelo Bretas de prender Temer. Segundo ele, a operação faz “pirotecnia” e não respeita o “devido processo legal”. A mensagem foi publicada no Twitter oficial do ex-presidente como #RecadoDoLula.
>Preso, Temer é alvo de dez investigações. Veja todas as acusações contra o ex-presidente
Como é gostoso ler o que pensam essa corja de politiqueiros esquerdalhas corruptas, é de um corporativismo assustador, é bandido defendendo bandido, super normal kkkkkkkkkk!!!!!!.
Esquerda desqualificada, demorou mais de 40 anos pro Vamp ser preso, e, agora vem querer achar motivo prá que isto ocorra?
Pra mim a prisão do Temer é ótima, só vai servir pra dificultar pro Bolsonaro aprovar a reforma da previdência kkkkkkk. Mas o fato dela ser boa pra mim não significa q seja legal.
Todos farinha do mesmo saco…
Como o Freixo disse, não faltam razões para julgar e condenar o Temer, mas é obvio sim, para qualquer pessoa q saiba ler, que não existe nenhuma justificativa concreta para esse prisão preventiva, ele não estava coagindo nenhuma testemunha, não pretendia fugir e nem nada do tipo. Essa prisão foi só uma tentativa da lava jato de recuperar sua popularidade msm q pra isso tenha q ignorar a constituição.
A esquerda criticava o Temer assim como criticava a Globo.Mas tem muita gente que acreditava nisso.Ou ainda acredita.Não existem políticos inimigos,apenas inimigos políticos.
Kkkkkkkkkk….agora esquerda defende o indefensável Temer?????Medo do que vem por aí, certamente estão pensando nos seus próprios deslizes e perceberam que a operação Lava Jato ESTÁ MAIS FORTE DO QUE NUNCA, que a população está defendendo com unhas e dentes, à caça aos corruptos, bandidos e ladrões da Nação, sejam eles quem forem, de ex presidentes da República, ministros dos supremos tribunais e políticos .
A esquerda não esta defendendo o Temer, esta defendendo q as prisões preventivas só sejam declaradas nas situações previstas na constituição.
Caro, você já incorre em erro, pois a prisão preventiva não está estabelecida na Constituição, mas no Código de Processo Penal. É lá que o assunto é tratado.
Não basta, como você disse no outro comentário aqui mesmo nessa matéria, SABER LER. Nesse caso é necessário conhecer o Código de Processo Penal, conhecer a decisão do juíz em sua íntegra, para só então emitir um juizo sobre a decisão.
Dentro do que a lei estabelece, o juiz especificou, com PROVAS, não só 1, mas 4 pré-requisitos necessários para decretar a prisão. Tanto que o pedido de HC junto ao STF nem foi tomado conhecimento pelo ministro Marco Aurélio.
Realmente eu cometi um engano ao dizer q os casos tem q estar previstos na constituição, eles tem q estar previstos no artigo 312 do Código Processual Penal. Mas qual foram os 4 pré-requisitos atendidos nesse caso?
Existem 2 requisitos fixos e em pelo menos 1 ele foi enquadrado: “Provas de indícios suficientes de autoria do crime”.
E dos 4 alternativos, pelo menos em 3:
1 – Para a garantia da ordem econômica;
2 – Para a garantia da coveniência da instrução (destruição de provas);
3 – Grantia a aplicação de lei penal (perigo de fuga).
Chegaste a ver que mesmo sob investigação, eles continuaram agindo e houve, em outubro, uma tentativa de depósito de R$ 20 milhões em dinheiro vivo para a firma do Coronel (Laranja) Lima?
E ele havia sido preso em abril, se fez de doente, o STF mandou soltar, e lá estava ele novamente movimentando milhões.
Por mim os dois devem ficar, no mínimo 50 anos. A propina do Temer estão estimando em 1 bilhão e 800 milhões de reais, e muitas crianças continuam morrendo de fome e muita gente por falta de serviços médicos.
Prenderam o Temer, por quê?
Pergunta no posto ipiranga…