* Esta reportagem foi publicada em maio de 2018. Os dados aqui apresentados, portanto, não são da composição atual do Senado.
Principais protagonistas da política brasileira nas últimas décadas, MDB, PSDB e PT também lideram a relação dos partidos no Senado com mais problemas na Justiça. O PSDB é a legenda com mais senadores investigados em proporção ao tamanho da bancada (69%). Dos 13 tucanos com assento no Senado, incluindo-se o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes (SP), 9 são alvos de inquérito no Supremo Tribunal Federal. Na sequência vêm o MDB, com 12 de seus 18 integrantes com pendências judiciais, e o PT, com 6 de seus 9 representantes – ambos com 67% de seus nomes pendurados na mais alta corte do país. Juntos, PSDB, MDB e PT somam 27 dos 44 senadores que estão sob investigação (veja e pesquise a lista dos investigados abaixo).
O número representa mais da metade dos 81 integrantes da Casa. Até a semana passada, antes de o tribunal rever o foro privilegiado, havia em tramitação na corte 136 processos, entre inquéritos (investigações preliminares que podem resultar em processo) e ações penais (processos que podem resultar em condenação), contra senadores. Os dados são de levantamento exclusivo do Congresso em Foco.
Leia também
Veja a distribuição das acusações por estado e partido
Entre os crimes mais comuns atribuídos aos parlamentares estão corrupção, lavagem de dinheiro e delitos contra a Lei de Licitações. O ex-presidente do Senado Renan Calheiros (MDB-AL), com 15 investigações, o líder do governo, Romero Jucá (MDB-RR), com 12, e o ex-presidente do MDB Valdir Raupp (RO), com 11, são os campeões em problemas com a Justiça. Os três estão entre os principais alvos da Operação Lava Jato. A mudança de entendimento sobre o foro privilegiado de parlamentares está desencadeando uma revoada de processos envolvendo deputados e senadores.
Cabe a cada ministro relator decidir se o caso se refere ao período em que o congressista estava no mandato e se há ligação entre o crime atribuído a ele e o exercício do cargo. Se não preencherem simultaneamente esses dois requisitos, as ações penais e os inquéritos serão enviados a instâncias inferiores da Justiça. Alguns ministros já começaram a determinar as remessas.
Em 2004 o Congresso em Foco se tornou o primeiro veículo a levantar as pendências criminais dos parlamentares. Dezenas de pesquisas foram feitas pelo site desde então. Esse é o último levantamento com base no entendimento de foro privilegiado que prevaleceu até a semana passada, pelo qual todas as acusações criminais contra deputados e senadores tramitavam no Supremo. Agora, restarão apenas os casos associados ao exercício do mandato. Na lista abaixo há representantes de 23 das 27 unidades da federação. Em seis estados, todos os três senadores estão sob suspeita.
Veja a relação dos investigados abaixo e clique em cada nome para ver as suspeitas e as respostas de cada parlamentar
* Colaborou Thallita Essi, sob a supervisão de Edson Sardinha.
Veja quem são os deputados investigados
Gilmar ataca magistratura e vota por restrição de foro a parlamentar. Decisão foi unânime no STF
Quase 60 mil pessoas têm direito a foro privilegiado no Brasil
Não tem jeito, temos que mudar tudo, estão todos contaminados, sem uma intervenção, nada irá mudar…
Apesar da matéria ser antiga, o contexto não mudou em nada, a composição do senado e câmara dos deputados, proporcionalmente continua mais ou menos a mesma coisa, só mudaram alguns ladrões!!!
Me pergunto pra quê manter Congresso e Senado em pleno século 21…
Instala um aplicativo no celular, com reconhecimento biométrico e o povo votaria diretamente nas propostas.
Ou mesmo no esquema das eleições, agrupando as propostas e votando 1 ou 2x por ano.
Custaria uma fração do que custa manter essa corja e teríamos NOSSOS interesses atendidos, não os deles.
…Só isso de Criminosos??? ?
basta ser funcionário público para ter uma aposentadoria acima de R$1000,00 e o trabalhador pobre que se dane.
o Brasil é berço da evolução humana https://uploads.disquscdn.com/images/a4ab133160b1dfedeab303fdf1a3c319194d2458ec8dcf625002db4f16de4285.jpg
para o general vilas BOAS a lei ta sendo cumprida certinho ! ta tudo sendo seguido com forme manda a constituição ja toda remendada !
https://uploads.disquscdn.com/images/3b150dfaaad3ba1c8ec5cc2aad6ef1bcf12eb0830e38510b2e343d16acf04d21.jpg
Atenção Todos! Os Ratos de Brasília só sairão do poder e de seus mandatos comprados com as migalhas do bolsa família debaixo de PORRADA! Vamos a luta povo, Acordemos!!
perfeito o seu comentário.
esses parasitas devem ser exterminados nas urnas através do voto, pois se depender deles mesmos vão continuar legislando em causa própria. acorda eleitor!!!
A culpa não é do político safado, é o brasileiro que vota sem prestar atenção. Eu sei em quem votei e o meu não tá na lista.
Muito boa a lista. Nos ajuda a escolher nossos candidatos. Seria bom que tivesse dos deputados também.
Pronto 44 agora qualquer um um pode entender porque no Senado não passa lei para o POVO BRASILEIRO – só para o BANDIDO eles são em Maior número, os senadores decentes são voto vencido. FARRAPADA
Que vença o 00.
E ainda dizem que deus é brasileiro,mesmo deixando esses vermes ainda respirando.
Deus pode ser brasileiro, mas o problema são os votantes, uma maioria de corruptos que pouco sabem sobre democracia e menos de cidadania. Como querer Eleitos diferentes?
Maldita Corja Política…
Legalizem a Cleptocracia e Sonegação que fica mais barato para todo mundo! Temos o pior Judiciário do Universo!
Muito cuidada, todos bandidos e assassinos!!!
O BRASILEIRO DE BEM, PATRIOTA E TRABALHADOR NÃO ACREDITA MAIS NA DEMOCRACIA E NOS TRÊS PODERES: EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO, POIS SOMOS GOVERNADOS POR BANDIDOS, LADRÕES, LESA PÁTRIA, CORRUPTOS……
Concordo, mas por favor leia o comentário que fiz para o hardy disk.
Todos aqui bem confortáveis falando besteiras da maior mafia de politicos sujos no Mundo, aqui no Governo do Temer e o Aecio que deu o golpe contra a Dilma fica solto e livre rindo na cara do povo!
Precisam fechar o Senado todo, não serve para nada, so para o Senadores!
Quer dizer que o Senador Álvaro Dias está fora da lista ou seja o caso da venda de uma fazenda no valor superfaturado era fake news ?
Sou do Paraná, e este senador que foi governador aqui, não deixou saudade nenhuma, ele e o irmão dele Osmar Dias são apenas mais uma dupla de políticos safados. Quem “adora” o Alvaro Dias aqui no estado são os “professores estaduais”. Quem “bate” esquece, mas quem “apanha” não esquece jamais”. Em tempo: não sou professor, nem tenho parente que seja, mas não admito soltar a “cavalaria da polícia” para cima de uma manifestação pacífica!.
No mínimo a população deveria fazer sua parte e não reelegê-los…Só que no caso dos do “norte” eles têm votos cativos pq formam um “gueto” eleitoral pq o voto deveria ser igual pra todo o Brasil
É tudo um bando de ladrão.
nos morros,favelas e asfalto estão os traficantes,as milícias, as tropas de choque,o braço armado do crime organizado,já os poderosos chefões do crime estão nos gabinetes em Brasília, nos Estados e Municípios,só contabilizando os milhões roubados dos cofres públicos.
Esses dois aí na foto são os maiores bandidos do Brasil, sujeitos mafiosos, Renan Canalheiros e Romero Jucá, lixo do lixo, escória da escória…
E tem gente que acha a intervenção militar um absurdo.
Ela tem que vir rapido , e fazer toda Brasilia cheirar a polvora como se fosse uma cidade da Síria.
Ou alguem acha que toda esta bandidagem listada vai sair de onde está , bastando pedir por favor ?
Qualquer alternativa sem violencia para resolver a bandidagem no Brasil , acabou depois do julgamento do mensalão , aonde a parte politica foi condenada a penas irrisórias .
Concordo plenamente Sergio, só não podemos esquecer que esses RATOS DE ESGOTO estão todos “eleitos” e infelizmente “reeleitos” por uma maioria de votantes corruptos, ora o ELEITO não tem como ser diferente, vai daí que o ÚNICO CULPADO por tudo isso são os próprios eleitores, ou estou errado?
O país nas mãos de criminosos.
Lamentável!