Suplicy é o grande destaque na defesa da democracia

Senador paulista foi o primeiro colocado na categoria do Prêmio Congresso em Foco patrocinada pela APCF. Jean Wyllys entra como destaque indicado pelos internautas

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) foi o parlamentar que mais se destacou na Defesa da Democracia em 2012, na opinião dos internautas. Essa categoria do Prêmio Congresso em Foco é patrocinada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

 

Indicado pelos jornalistas, Suplicy foi o mais votado na internet. Logo atrás dele ficaram os também senadores Randolfe Rodrigues (Psol-AP), Pedro Simon (PMDB-RS) e Pedro Taques (PDT-MT) e o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ).

Pela primeira vez, os internautas também puderam acrescentar um nome à lista dos jornalistas em cada categoria. Na Defesa da Democracia, o indicado pelos internautas foi o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ).

Suplicy

Paulistano, 71 anos, Eduardo Suplicy exerce o terceiro mandato no Senado. É professor universitário, economista e administrador de empresas. Tem pós-doutorado em Economia pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Foi deputado estadual e federal antes de se tornar o primeiro senador eleito pelo PT em 1990.

Tem como principal bandeira política a expansão do Programa Renda Básica de Cidadania, previsto em lei de sua autoria. Na crise do mensalão, em 2005, apoiou a criação da CPI dos Correios. Recebeu o Prêmio Congresso em Foco em todas as suas edições.

O prêmio

Em sua sétima edição, o Prêmio Congresso em Foco tem como objetivo estimular o cidadão eleitor a seguir de perto, e de modo permanente, as atividades do Legislativo. A ideia é fiscalizar e acompanhar tanto para dar puxões de orelhas na maioria que nos decepciona na arena legislativa, mas também para valorizar quem sabe honrar o voto que recebeu nas urnas.

O Prêmio Congresso em Foco 2012 tem o patrocínio da Ambev, da Petrobras e da Souza Cruz, e o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).

Também apoiam o projeto a Federação Brasileira de Associações Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) e a União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar) e a agência de comunicação Inpress Oficina.

A iniciativa tem ainda o apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, da Agência Radioweb, da Fábrica de Ideias e da ONG carioca A Voz do Cidadão, que mantém programa de mesmo nome na Rede CBN de Rádio.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!