Rodrigo Agostinho é o melhor parlamentar na categoria “Clima e Sustentabilidade”, aponta júri

Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, o deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP) é o grande vencedor da categoria especial “Clima e Sustentabilidade” do Prêmio Congresso em Foco 2019. Ele foi escolhido como o parlamentar que mais trabalha em prol do meio ambiente pelo júri especializado do prêmio, que é formado por representantes de quatro segmentos da sociedade.

> Lançamos nosso primeiro crowdfundig. Contribua para o jornalismo independente!

A categoria “Clima e Sustentabilidade” foi criada pelo Prêmio Congresso em Foco em parceria com o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) neste ano, com o objetivo de reconhecer o trabalho dos congressistas que atuam em defesa do clima e sustentabilidade.

Agostinho defendeu que o Congresso Nacional auxilie em um futuro mais sustentável para o meio-ambiente brasileiro.

"Estamos um momento muito importante do ponto de vista de decidir o futuro para o país, se é um futuro com sustentabilidade. Precisamos de um futuro que olhe para a qualidade de vida, alimentos mais saudáveis e qualidade das nossas florestas. Temos o dever moral e não estamos fazendo nossa lição de casa. Precisamos mostrar que é possível fazer um Brasil diferente, mais justo e sustentável", declarou em seu discurso.

O segundo lugar desta premiação ficou com o senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que faz um trabalho complementar ao de Agostinho presidindo a Comissão de Meio Ambiente do Senado. A deputada Joênia Wapichana (Rede - RR), primeira mulher indígena a ser eleita deputada federal no Brasil, também se destacou.

Só puderam ser votados aqueles congressistas que não respondem a inquérito ou ação penal ou que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias no atual ano.

Veja a lista completa dos premiados pelo júri especializado na categoria especial “Clima e Sustentabilidade” do Prêmio Congresso em Foco 2019:

1º - Deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP)

2º - Senador Fabiano Contarato (Rede-ES)

3º - Deputada Joênia Wapichana (Rede - RR)

4º - Senador Randolfe Rodrigues (Rede - AP)

5º - Deputado, Vitor Lippi (PSDB - SP)

Premiação

Os vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2019 foram anunciados em cerimônia realiza na noite desta quinta-feira (19) no Porto Vittoria Espaço de Eventos, em Brasília. Na ocasião, Rodrigo Agostinho recebeu o troféu das mãos do presidente do IDS, Ricardo Young.

O Júri

O Prêmio Congresso em Foco 2019 teve como jurados o cientista político e professor universitário Creomar de Souza; a vice-presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), Ivonice Campos; a coordenadora do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Viviane Ponte Sena; o presidente do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Ricardo Young; e do editor-executivo deste site, o jornalista Edson Sardinha.

O júri foi formatado desta maneira, com representantes do Congresso em Foco e dos setores acadêmico, empresarial, trabalhista e do terceiro setor, para garantir a pluralidade na votação dos melhores parlamentares do ano.

Categorias Especiais

O objetivo das categorias especiais do Prêmio Congresso em Foco é destacar o trabalho dos parlamentares em temas específicos que têm ampla repercussão no Congresso, como é o caso do meio ambiente.

Este ano, o prêmio contou com três categorias especiais: “Clima e Sustentabilidade”, que tem o apoio do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS); “Valorização dos Bancos Públicos”, criada em parceria com a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB); e “Apoio ao Empreendedorismo”.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!