Paulo Paim é o senador mais bem avaliado pela votação popular

O senador Paulo Paim (PT-RS) foi o senador mais bem avaliado na votação popular do Prêmio Congresso em Foco 2020. Ele recebeu mais de 43 mil votos na internet na escolha dos “Melhores Senadores” do ano. A segunda e a terceira colocação ficaram com Jaques Wagner (PT-BA) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) que receberam 38.102 e 33.258 votos, respectivamente.

Paim, afirmou que a democracia é construída por instituições fortes "com a coragem daqueles fazem a defesa do povo. O Congresso em Foco auxilia desde de 2004 aos brasileiros a entender o poder Legislativo. Essa história está ligada aos direitos humanos, seguridade social, ao mundo do trabalho, da saúde, da educação. Trabalhamos sempre contra o racismo, contra as discriminações, os preconceitos e todas as formas de violência. Alguns dizem que somos sonhadores, sim sonhadores de alma de coração, somos aqueles que acreditam na magia das pegadas na areia. A energia de fazer o bem tem que estar sempre palpitando nas nossas veias", afirmou.

O grande vencedor da categoria dedicou o prêmio aos profissionais da saúde e as vítimas da covid-19 e suas famílias.  "Essa pandemia há de passar! Sim a vida, sim a liberdade, sim a democracia", afirmou finalizando o seu discurso.

O segundo colocado, o senador baiano Jaques Wagner parabenizou o colega pela primeira colocação e afirmou "quero agradecer aqueles que votaram em mim, isso mostra que o povo está acompanhando a atividade do Senado e da Câmara. O Senado tem se destacado na pandemia em atender as necessidade do povo brasileiro".

Os nomes dos dez senadores mais bem avaliados pela população foram anunciados na cerimônia de entrega do Prêmio Congresso em Foco 2020, realizada de forma virtual na noite desta quinta-feira (20). A vitória de Paulo Paim foi anunciada por Márcia David , presidente da Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni).

Veja a relação completa dos premiados abaixo

A votação que elegeu os melhores parlamentares do ano foi feita entre os dias 17 e 31 de julho pela internet. Só disputaram o prêmio os congressistas que não respondem a inquérito ou ação penal e que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias no atual ano legislativo.

Premiação

Os três primeiros colocados desta categoria foram agraciados com troféus. Os demais senadores receberam certificados pelo reconhecimento de sua atuação parlamentar.

Veja a votação final dos 10 senadores premiados pela internet, em ordem decrescente de votos:

1 Paulo Paim (PT RS)
2 Jaques Wagner (PT BA)
3 Randolfe Rodrigues (Rede AP)
4 Alvaro Dias (Podemos PR)
5 Cid Gomes (PDT CE)
6 Major Olimpio (PSL SP)
7 Soraya Thronicke (PSL MS)
8 Rogério Carvalho (PT SE)
9 Marcos do Val (Podemos ES)
10 Jean Paul Prates (PT RN)

A consulta popular na internet é uma das três modalidades de votação do Prêmio Congresso em Foco 2020. Também foram escolhidos os melhores parlamentares na avaliação de jornalistas que cobrem a Câmara e o Senado e na avaliação de um júri especializado.

Durante as semanas de votação, foram feitos todos os acompanhamentos para garantir que o processo fosse realizado com a maior segurança e legitimidade possíveis. A votação popular foi auditada internamente e também externamente pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF). Parecer da APCF atesta a idoneidade da votação.

A ferramenta de votação utilizada este ano foi desenvolvida especialmente para o prêmio. O sistema foi cercado de todos os instrumentos para evitar tentativas de manipulação.

Para aumentar a segurança no processo de escolha feito pela internet, o participante precisava informar o email e também o celular. O usuário recebia pelo endereço eletrônico informado um código, que deveria ser inserido na página de votação. Ambos os dados (telefone e email) foram checados. Votos de origem irregular foram invalidados.

Cada participante da votação pela internet podia votar em até cinco senadores e até dez deputados federais nas categorias gerais e em até três nomes nas categorias especiais

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!