Novo e Psol concordam: jornalismo é importante para a defesa da democracia

São raros os momentos em que parlamentares de ideologias antagônicas como o NOVO e Psol concordam. Mas essa sinergia de pensamentos acontece quando o assunto é defesa da democracia.

> Lançamos nosso primeiro crowdfundig. Contribua para o jornalismo independente!

A vulnerabilidade democrática do país voltou ao foco do debate político, em especial, após o filho do presidente e vereador Carlos Bolsonaro (PSL-RJ), fazer uma postagem nas suas redes sociais afirmando que por vias democráticas não se alcançará os objetivos do governo tem rapidamente. Carlos afirmou na sequência que o texto foi mal interpretado. Mas o debate sobre a democracia voltou desde então o centro debate político.

Para Marcel Van Hattem (NOVO-RS), um dos parlamentares convidados para a grande festa do Prêmio Congresso em Foco 2019, a integração dos pensamentos controversos na política é algo que deve ser buscado. "Acho muito importante um evento desse, principalmente por ver o Congresso em Foco que tem um trabalho jornalístico de tanto tempo e também um trabalho social de integração de diferentes formas de pensar na política", afirmou o líder do NOVO na Câmara.

"O acompanhamento da atividade parlamentar, ampliação do controle social e o comprometimento que o Congresso em Foco tem contra o fechamento de regime, com a democracia, num momento em que a gente está vivendo no Brasil é um ponto importantíssimo", declarou Glauber Braga (Psol-RJ)..

Glauber levantou outro ponto, para ele não basta ter o discurso, tem que demonstrar na prática que valoriza a democracia. "O evento ajuda no fortalecimento democrático porque a gente já conhece o comprometimento editorial do Congresso em Foco e do evento.

Eu não acho que ajuda por si só, só por ter um evento como esse, ajuda porque este comprometimento é real e já foi demonstrado inclusive em edições anteriores", completou o deputado.

Em sua 12ª edição, o prêmio tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política.

A iniciativa pretende reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam positivamente no exercício do mandato, valorizar os bons exemplos e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível. A iniciativa pretende reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam positivamente no exercício do mandato, valorizar os bons exemplos e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível. A mensagem é clara: defender a democracia, por meio da valorização de uma de suas principais instituições - o Poder Legislativo.

 

Quem disputa

Só puderam ser votados parlamentares que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias no ano legislativo de 2019 e que não respondem a investigações criminais na Justiça.

Dezenas de parlamentares confirmaram presença, assim como jornalistas, representantes da sociedade organizada, empresários e vários outros convidados.

Se quiser acompanhar a cobertura do evento nas redes sociais, use a hashtag #premiocongressoemfoco2019.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!