Marcelo Freixo é eleito o melhor deputado pela votação popular

Na 13ª edição do Prêmio Congresso em Foco, Marcelo Freixo (Psol-RJ) foi o deputado federal mais bem avaliado na votação popular. Ele recebeu mais de 80 mil votos na internet. Com 43.024 votos,  Carlos Jordy (PSL-RJ) ficou na segunda colocação e Sâmia Bonfim (Psol-SP), com 27.708 votos, ficou em terceiro lugar.

"É muito bom derrotar aqueles que não têm compromisso com a democracia. Eu dedico esse prêmio à minha equipe, à bancada do Psol, à sociedade civil que se mobilizou [...] A gente precisa fazer a esperança vencer o medo. O Brasil é muito maior que aqueles que promovem o ódio", disse Marcelo Freixo ao agradecer o prêmio.

Os três primeiros colocados são estreantes no Congresso Nacional. Na quarta posição, ficou a veterana Luiza Erundina (Psol– SP). A edição 2020 do prêmio teve mais de 2 milhões de votos no total, o maior número já registrado em todas as edições.

A votação que elegeu os melhores parlamentares do ano foi feita entre os dias 17 e 31 de julho pela internet. Só disputaram o prêmio os congressistas que não respondem a inquérito ou ação penal e que que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias neste ano.

Premiação

Os nomes de todos os vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2020 foram anunciados na noite desta quinta-feira (20), em cerimônia virtual. Os três primeiros colocados recebem troféus e os outros 17 premiados, certificados. Os vencedores da categoria foram anunciados por Geraldo Seixas, presidente do Sindicato dos Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita); José Ernane de Souza Brito, presidente do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz); Luciana Dytz, presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef) e Luís Antônio Baudens, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).

Veja abaixo os 20 deputados premiados pela votação popular, em ordem decrescente de votos:

1 Marcelo Freixo (Psol-RJ)
2 Carlos Jordy (PSL-RJ)
3 Sâmia Bomfim (Psol-SP)
4 Luiza Erundina (Psol-SP)
5 David Miranda (Psol-RJ)
6 Jandira Feghali (PCdoB-RJ)
7 Glauber Braga (Psol-RJ)
8 Marcel van Hattem (Novo-RS)
9 Benedita da Silva (PT-RJ)
10 Alessandro Molon (PSB-RJ)
11 Major Fabiana (PSL-RJ)
12 Ivan Valente (Psol-SP)
13 Fernanda Melchionna (Psol-RS)
14 Talíria Petrone (Psol-RJ)
15 Áurea Carolina (Psol-MG)
16 Maria do Rosário (PT-RS)
17 Tabata Amaral (PDT-SP)
18 Túlio Gadêlha (PDT-PE)
19 Sargento Fahur (PSD-PR)
20 Bibo Nunes (PSL-RS)

A consulta popular na internet é um dos três modalidades de votação do Prêmio Congresso em Foco 2020. Também foram escolhidos os melhores parlamentares na avaliação de jornalistas que cobrem a Câmara e o Senado e na avaliação de um júri especializado.

Durante as semanas de votação, foram feitos todos os acompanhamentos para garantir que o processo fosse realizado com a maior segurança e legitimidade possíveis. A votação popular foi auditada internamente e também externamente pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF). Parecer da APCF atesta a idoneidade da votação.

A ferramenta de votação utilizada este ano foi desenvolvida especialmente para o prêmio. O sistema foi cercado de todos os instrumentos para evitar tentativas de manipulação.

Para aumentar a segurança no processo de escolha feito pela internet, o participante precisava informar o email e também o celular. O usuário recebia pelo endereço eletrônico informado um código, que deveria ser inserido na página de votação. Ambos os dados (telefone e email) foram checados. Votos de origem irregular foram invalidados.

Cada participante da votação pela internet podia votar em até cinco senadores e até dez deputados federais nas categorias gerais e em até três nomes nas categorias especiais.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!