Luisa Canziani vence a categoria “Defesa da Educação” na escolha do júri

A deputada Luisa Canziani (PTB-PR) é a vencedora da categoria especial “Defesa da Educação” do Prêmio Congresso em Foco 2020, segundo escolha do júri especializado do prêmio, que é formado por representantes de quatro segmentos da sociedade.

"Eu divido esse prêmio com a minha equipe, com meus mentores e com meus colegas parlamentares. A gente quer um país mais justo, mais igualitário e o caminho para isso é o caminho da boa política, da construção de pontes para atingirmos nossos objetivos", disse a deputada.

A categoria “Defesa da Educação” foi criada pelo Prêmio Congresso em Foco em parceria com a organização Todos Pela Educação com o objetivo de reconhecer o trabalho dos congressistas que atuam pela educação no país.

O segundo lugar desta categoria ficou com a deputada Tabata Amaral (PDT-SP), eleita melhor deputada pelo júri do ano passado. O deputado Professor Israel (PV-DF), também se destacou.

Só puderam ser votados aqueles congressistas que não respondem a inquérito ou ação penal e que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias neste ano.

Veja a lista completa dos premiados pelo júri especializado na categoria especial “Defesa da Educação” do Prêmio Congresso em Foco 2020:

1º - Deputada Luisa Canziani (PTB-PR)
2º - Deputada Tabata Amaral (PDT-SP)
3º - Deputado Professor Israel (PV-DF)
4º - Deputado Raul Henry (MDB - PE)
5º - Deputado Pedro Cunha Lima  (PSDB - PB)

Premiação

Os vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2020 foram anunciados em cerimônia virtual realizada na quinta-feira (20) transmitida pela página do Congresso em Foco. Na ocasião, a  vitória da deputada Luisa Canziani  foi anunciada pela presidente do Todos Pela Educação, Priscila Cruz.

O júri

O júri é uma das três formas de escolha dos vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2020, junto com a votação da internet e a dos jornalistas. O objetivo do júri é fazer uma avaliação especializada dos parlamentares, de acordo com a visão e o posicionamento de vários segmentos da sociedade.

Por conta disso, o corpo de jurados foi formado com o objetivo de garantir pluralidade na votação, com representantes de quatro diferentes segmentos da sociedade: o acadêmico, o empresarial, o trabalhista e o terceiro setor, além de um representante do Congresso em Foco.

O Prêmio Congresso em Foco 2020 teve como jurados um dos membros da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento, Carlos Nobre; da presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), Carolina Venuto; da presidente-executiva e co-fundadora do Todos Pela Educação, Priscila Cruz; da coordenadora da assessoria do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Viviane Ponte Sena e do editor-executivo deste site, o jornalista Edson Sardinha.

Na avaliação feita pelo júri, os principais critérios levados em consideração foram: assiduidade em sessões deliberativas; participação nos debates do Parlamento; apresentação de propostas legislativas; capacidade de articulação política; combate à corrupção e uso consciente dos recursos públicos; além da defesa da democracia e do desenvolvimento sustentável.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!