Congresso em Foco

Colunistas

Alessandra Nilo
Co-fundadora e coordenadora Geral da Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero. É jornalista, especializada em Saúde, com pós-graduação em Diplomacia.
André Sathler
Doutor em Filosofia, mestre em Informática e em Comunicação. Consultor do MEC, da Capes, do Ministério da Justiça e coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Parlamento Digital. Coordenador do Congresso em Foco Análise.
Andréa Oliveira Gozetto
Possui pós-doutorado em Administração Pública e Governo (FGV/Eaesp), doutorado em Ciências Sociais (Unicamp), mestrado em Sociologia Política (Unesp-Araraquara) e bacharelado em Ciências Sociais (UFSCar). É diretora executiva da Gozetto & Associados Consultoria Estratégica e coordenadora do grupo de trabalho “Transparência e Integridade” da Rede Advocacy Colaborativo (RAC).
André Lima
Advogado socioambientalista, mestre em Política Ambiental. Foi secretário do Meio Ambiente do DF. Autor do livro 30 anos da Constituição de 88 e os Direitos Socioambientais.
Antônio Augusto de Queiroz
Jornalista, analista e consultor político, mestre em Políticas Públicas e Governo (FGV). Ex-diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), idealizador e coordenador da publicação Cabeças do Congresso. É autor dos livros Por dentro do processo decisório – como se fazem as leis e Por dentro do governo – como funciona a máquina publica.
Cezar Britto
Advogado e escritor. Foi presidente da OAB e da União dos Advogados da Língua Portuguesa. É membro vitalício do Conselho Federal da Ordem e da Academia Sergipana de Letras Jurídicas.
Deborah Bizarria
Economista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é especialista em Economia Comportamental pela Warwick University, no Reino Unido, e coordenadora de Políticas Públicas do movimento Livres.
Dulce Pereira
Arquiteta, ambientalista, pesquisadora e professora da Universidade Federal de Ouro Preto, onde coordena o Laboratório de Educação Ambiental. Primeira embaixadora negra do Brasil, foi secretária-executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Foi suplente do ex-senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e presidiu a Fundação Cultural Palmares. Mãe, feminista e ativista do Movimento Negro Unificado, integra várias redes nacionais e internacionais de pesquisadores e cientistas. Seu principal tema de estudos, nos anos mais recentes, têm sido as contaminações e desastres ambientais causados por rompimento de barragens.
Eduardo Galvão
Executivo, professor de Relações Governamentais e de Políticas Públicas no Ibmec e fundador do Pensar RelGov. Atuou como executivo da Abimaq.
Eduardo Fernandez
Eduardo Fernandez Silva é economista e ex-diretor da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados.
Heitor Peixoto
*Heitor Peixoto é jornalista, repórter da TV Assembleia de MG e colunista do Congresso em Foco
Helena Theodoro
Bacharel em Direito e pedagoga, mestre em Educação, doutora em Filosofia e pós-doutora em História Comparada. Pesquisadora da história e da cultura afro-brasileira e professora da UFRJ.
Henrique Fróes
Henrique Fróes é professor efetivo da rede pública de ensino do DF e jornalista profissional, com passagem em diversas redações de Brasília e São Paulo. Licenciado em Filosofia, é mestre em Psicologia Clínica e Cultura e em Metafísica.
Iara Brandão
Graduada em História, atua como professora voluntária dos pré-vestibulares comunitários Brota na Laje e Sintuperj (UERJ). Também atua como educadora em Museus desde 2012.
Joao Batista Oliveira
Presidente do Instituto Alfa e Beto e cofundador da Iniciativa Base10, João Batista Oliveira é psicólogo e doutor em Educação pela Universidade do Estado da Flórida. Fez pós-doutorado na Universidade de Stanford e atuou como professor, entre outras instituições, na UFMG e na UFRJ.
Jonas Valente
Integrante do Intervozes, pesquisador do LaPCom-UnB e Telas-UFC, um dos autores do livro “Fake News: o que as plataformas fazem para combater a desinformação” (Multifoco, 2021).
Kelly Tiburcio
Cineasta e graduanda no curso de História, é produtora da série NarraPreta, na qual aborda temas relativos à produção audiovisual e ao cinema negro. Dirigiu os documentários Não Grita e Primeiramente, Marielle.
Lúcio Big
Diretor-presidente do Instituto OPS, e fundador da Operação Política Supervisionada (OPS), Lúcio Big mantém blog e canal no Youtube voltados para a fiscalização de gastos públicos, à disseminação da necessidade de se fazer parte do Controle Social e da vida política do país.
Marcus Pestana
Economista, foi deputado federal e estadual e presidente do PSDB de Minas Gerais. Também foi secretário estadual da Saúde e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Mariana Maiara
Mariana Maiara é fotógrafa formada pela Uerj. Socióloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atualmente cursando mestrado em Antropologia na Universidade Federal Fluminense (UFF).
Mariana Lacerda
Mariana Lacerda, advogada e gestora pública, é porta-voz da Rede Sustentabilidade no estado de São Paulo.
Marina Helou
Formada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, Marina Helou é deputada estadual em São Paulo pela Rede Sustentabilidade.
Michel Platini
Michel Platini é tradutor de LIbras e fundador do primeiro sindicato da categoria no Brasil. Presidente do Centro Brasiliense de Defesa dos Direitos Humanos (CentroDH), é o coordenador da Aliança Nacional LGBTI no Congresso Nacional e é ativista de direitos humanos.
Monica Souza
É especialista na área de Comunicação e diretora-executiva da Change.org Brasil, a maior plataforma de petições do mundo.
Ministério Público Democrático
MPD é uma associação fundada por membros do Movimento do Ministério Público Democrático em 1991, com o intuito de promover o maior compromisso da Justiça para com o povo. A associação visa promover a discussão dos rumos do direito, para que a nossa legislação esteja sempre de acordo com a justiça social.
Paulo Castelo Branco
Sócio-fundador do escritório Paulo Castelo Branco Advogados Associados. Foi conselheiro seccional e federal da Ordem dos Advogados do Brasil e secretário de Segurança Pública do Distrito Federal.
Paulo José Cunha
Escritor, jornalista e professor da UnB. Foi repórter da Rede Globo, do Jornal do Brasil, de O Globo e também trabalhou na Rádio Nacional. Entre outros livros, escreveu A Noite das Reformas, sobre a extinção do AI 5.
Pedro Valls Feu Rosa
Pedro Valls Feu Rosa, desembargador desde 1994, foi presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) no biênio 2012/2013.
Plataforma pela Reforma Política
articulação de movimentos, entidades, fóruns e redes que, desde 2004, atua nacionalmente para mudar a forma como o sistema político brasileiro está organizado, buscando enfrentar temas como a sub-representação de segmentos sociais, o domínio do capital sobre a política e a corrupção eleitoral, o descrédito na política e a crise de representatividade, o funcionamento antidemocrático dos partidos políticos, a produção de falsos consensos pela mídia corporativa e a opacidade do sistema de justiça.
Priscila Cruz
Presidente-executiva e co-fundadora do Todos Pela Educação. Graduada em Direto e Administração, é mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government, dos Estados Unidos.
Ricardo Cappelli
Jornalista, especializado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi secretário nacional de Esporte Educacional e de Incentivo ao Esporte nos governos Lula e Dilma. Ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), é secretário de Comunicação do Maranhão.
Ricardo de João Braga
Economista e cientista político. Graduado na Unesp, tem mestrado pela Universidade de Siegen (Alemanha) mestrado e doutorado em Ciência Política (UnB e UERJ). Coordenador do Congresso em Foco Análise e professor do curso de Mestrado em Poder Legislativo da Câmara dos Deputados.
Roberta Eugênio
Advogada, mestre em Direito e pesquisadora associada do Instituto Alziras, foi assessora parlamentar da vereadora Marielle Franco até o seu assassinato. Tem atuação voltada para o enfrentamento do racismo.
Roberto Camilo
É publicitário, empresário, com especializações no IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, London College Of Communication e Leland Stanford Junior University.
Roberto Claudio
Roberto Claudio Rodrigues Bezerra foi por duas vezes (2013 a 2020) prefeito de Fortaleza (CE), cidade na qual é o presidente do Diretório Municipal do PDT. É médico sanitarista, com PhD em Saúde Pública pela Universidade do Arizona.
Rubinho Nunes
Vereador de São Paulo, advogado e coordenador nacional do Movimento Brasil Livre.
Robson Carvalho
Doutorando em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), é apresentador de TV na Band Nordeste e na TVT, de São Paulo.
Ruy Fernando Gomes Leme Cavalheiro
Ruy Fernando Gomes Leme Cavalheiro, Procurador do Trabalho, Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília, e Associado do Movimento do Ministério Público Democrático
Thaynara Melo
Thaynara Melo tem 28 anos e é Bibliotecária formada pela UnB e possui MBA em Gestão Pública pela UDF/UNICSUL. Líder da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), Renova Br e Movimento Acredito de 2018. Foi candidata a deputada em 2018 obtendo 5.449 votos. Ex-assessora especial de Interação Social da Casa Civil do GDF; Ex-coordenadora de Articulação Social da Secretaria de Segurança Pública do DF e atualmente Coordenadora de Participação Social em um mandato parlamentar da Rede Sustentabilidade na CLDF.
Toni Reis
Professor, formado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é especialista em sexualidade, mestre em Filosofia e doutor em Educação. É Diretor-Presidente da Aliança Nacional LGBTI.
Vanda Machado
Doutora em Educação, graduada em História e professora colaboradora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, tem vários livros e artigos publicados ao longo de sua carreira. Tem trajetória acadêmica dedicada à história e à cultura afro-brasileira e educação das relações étnico/racial.
Wania Sant´Anna
Historiadora e pesquisadora de relações raciais e de gênero, é vice-presidente do Conselho Curador do Ibase e doutoranda em História da UFRJ. Foi secretária de Direitos Humanos do Rio de Janeiro na gestão Benedita da Silva.
Publicidade

Newsletter Farol Político

Perspectivas exclusivas e a melhor análise do poder

assine

Receba notícias também via