Quem tiver sintoma de covid-19 poderá fazer exame imediato na rede pública do DF

A partir desta segunda-feira (29), os exames para diagnóstico de covid-19 serão realizados em todas as unidades básicas de saúde do Distrito Federal sem necessidade de agendamento. Mas com a orientação de que a pessoa esteja sintomática.

A Secretaria de Saúde do DF iniciou a testagem em massa na população em 21 de abril. Desde essa data até a última sexta-feira (26), quando os postos de testagem drive-thru foram desativados, o Distrito Federal realizou 220.904 testes rápidos e confirmou a covid-19 em 16.450 exames.

A capital do país soma 44.905 casos de coronavírus e 548 mortes pela doença.

Os testes passam a ser feitos nas 172 unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal.

 

Pico da pandemia 

Nesta fase próxima do pico da pandemia, alteramos o plano de ação das testagens. Na população, estamos focando os testes nas pessoas sintomáticas, e, dependendo da fase de evolução, ou é indicado o do tipo rápido ou o swab. Ressaltando que as pessoas vão ser avaliadas antes pelos profissionais de saúde. Não será como nos drive-thrus”, afirmou o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares.

Assintomáticos

Segundo a Secretaria de Saúde, caso seja um paciente assintomático, mas que esteja em contato com pessoas que tenham os sintomas, o indicado é ficar em isolamento social.

Além disso, quando algum membro da família testa positivo para a covid-19, todos do grupo familiar são orientados a ficarem em isolamento, recebendo atestado de 14 dias para observação

> Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!