O Prêmio Congresso em Foco tem o objetivo de reconhecer os melhores parlamentares do ano e os bons exemplos na política. Apesar do grande número de autoridades, o que poderia levar a uma cerimônia de premiação bastante formal e sisuda, na prática há momentos divertidos e memoráveis. Uma verdadeira celebração do que há de melhor na democracia.
Foi o caso da cerimônia de 2012. A atração musical ficou a cargo da banda Móveis Coloniais de Acaju, mas em um certo momento do evento, houve participações especiais. O então senador Eduardo Suplicy (PT-SP) – naquele ano, um dos vencedores nas categorias “Melhores no Senado” e “Defesa da Democracia” –, subiu ao palco para cantar vestido com uma camiseta da banda.
Antes de dar uma de suas famosas “canjas”, o petista convidou o deputado federal Tiririca (PL-SP), premiado como um dos “Melhores na Câmara”, e anunciou: “Tiririca está sendo chamado de volta para cantar comigo uma música que os povos do mundo saíram às ruas para proclamar que era necessário o fim da guerra do Vietnam e o fim da guerra do Iraque. É uma música pela paz”.
Leia também
Trata-se da canção “Blowin’ in the Wind”, escrita pelo cantor e compositor estadunidense Bob Dylan em 1962, cuja letra traz uma reflexão sobre paz, guerra e liberdade. A apresentação foi recebida calorosamente pela plateia presente no evento e se tornou um dos momentos mais memoráveis do Prêmio Congresso em Foco.
Assista:
PublicidadeCriado em 2006, o prêmio é uma iniciativa do Congresso em Foco que tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a cidadania a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política.
Neste ano, os congressistas que tiveram atuação mais relevante no ano são escolhidos por um júri especializado, um grupo de 25 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e por votação popular. A cerimônia de premiação será realizada em 29 de agosto, com transmissão ao vivo pelo Congresso em Foco.
Clique aqui para votar nos seus parlamentares favoritos até 31 de julho.
Deixe um comentário