O senador Marcos Rogério (PL-RO) foi o primeiro colocado na categoria dos “Melhores no Senado” na votação pelo público na internet. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (25), na cerimônia do Prêmio Congresso em Foco 2022.
Natural de Rondônia, o senador de 44 anos recebeu 63.286 votos, cerca de 12,8% do total registrado nos 30 dias em que a votação esteve aberta para o público. Ao todo, foram registrados 493.001 votos pela internet na categoria.
Em seu discurso na entrega da premiação mais importante da política brasileira, Marcos Rogério comentou que receber a honraria o incentiva a seguir na política. Ele agradeceu aos internautas e se disse honrado.
“Eu quero agradecer ao Congresso em Foco por esta premiação. Eu tive a boa notícia de que fui escolhido pelos internautas na categoria Melhor Senador e fiquei muito honrado com o reconhecimento do nosso mandato, dos embates que travamos no parlamento e isso me incentiva a seguir na vida pública. Este prêmio é um atestado de reconhecimento da atividade parlamentar e agradeço imensamente aos internautas que reconheceram nosso trabalho.”
Leia também
Completaram o pódio dos melhores no Senado escolhidos pelo público os senadores Eduardo Girão (Podemos-CE), com 48.038 votos (9,7%); e Fabiano Contarato (PT-ES), com 34.650 (7%).
O segundo colocado Eduardo Girão também discursou.
“Eu acolho este prêmio em um momento que nós precisamos mais do que nunca lembrar que podemos até sermos adversários no campo político, mas jamais inimigos.” O senador também agradeceu a Deus e à família dele pelo reconhecimento que considerou “inesperado”. “Jamais imaginei que pudesse estar aqui recebendo esta honraria.”
Girão pontuou ainda, que o Prêmio Congresso em Foco mostra que a população tem acompanhado a política e que isso é necessário para o fortalecimento do trabalho feito no Congresso. “Eu sou muito grato às pessoas e esse prêmio redobra a minha responsabilidade”.
Já o terceiro colocado na categoria Melhores no Senado, voto pela internet, o senador Fabiano Contarato ao discursar, falou da defesa da democracia como uma tarefa “essecial” a todo parlamentar.
“Como as democracias morrem? Antes pensaríamos que era no uso da força e da violência. Hoje sabemos que é quando você enfraquece as instituições. O melhor regime é a democracia e eu estarei morrendo defendendo a democracia”, disse.
Contarato também falou sobre a necessidade de mandatos políticos que atuem para o combate ao preconceito contra as minorias e os grupos marginalizados da sociedade
“Em um Brasil em que nós temos um comportamento totalmente discriminatório, o meu mandato é para todas as minorias, que não são minorias, são maiorias marginalizadas”, acrescentou.
Fecharam a premiação dos 10 senadores mais votados: Randolfe Rodrigues (Rede-AP); Humberto Costa (PT-PE); Jorginho Mello (PL-SC); Paulo Paim (PT-RS); Marcos do Val (Podemos-ES); Lasier Martins (Podemos-RS); e Jaques Wagner (PT-BA).
Além da votação da internet, também escolhem os melhores parlamentares do ano o júri especializado e os jornalistas.
Esta é a 15ª edição do Prêmio Congresso em Foco. A premiação foi criada, em 2006, para fortalecer a democracia, estimular a cidadania a avaliar o desempenho de deputados e senadores e valorizar aqueles que, no entendimento da sociedade, melhor a representam. Disputam parlamentares que exerceram o mandato por ao menos 60 dias este ano, que não são alvos de denúncia criminal e que não respondem a ações penais ou de improbidade administrativa.
Deixe um comentário