Ao longo de 16 edições, o Prêmio Congresso em Foco já agraciou 66 mulheres de perfis políticos distintos em várias categorias. Desde parlamentares do campo conservador, como as deputadas Carla Zambelli (PL-SP) e Bia Kicis (PL-DF), a progressistas, a exemplo das senadoras Leila Barros (PDT-DF) e Teresa Leitão (PT-PE). Elas representam 20% do total de 320 congressistas que foram premiados desde 2006.
Uma dessas representantes é Manuela d’Ávila (PCdoB-RS), que em 2009 foi escolhida pelo público como a melhor deputada do ano. Aos 28 anos na época e em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, ela foi a primeira mulher a vencer na categoria.
Em seu discurso, a gaúcha cobrou maior participação feminina no Legislativo. “Nós somos poucas no Congresso e quando se abre um prêmio para a população escolher e a população escolhe uma mulher, talvez seja um sinal para a Câmara refletir que nós devêssemos ser mais, porque a população se vê representada nas mulheres. Talvez seja o sinal da velha reforma política que nós mulheres tentamos construir ampliando a nossa participação”, afirmou.
Assista ao discurso de Manuela em 2009:
A lista de vencedoras aumentará em 29 de agosto, quando serão conhecidos os ganhadores do Prêmio Congresso em Foco 2024. Nesta edição, os parlamentares que tiveram atuação mais relevante no ano serão escolhidos por um júri especializado, um grupo de 25 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e por votação popular. A cerimônia de premiação será realizada em Brasília, com transmissão ao vivo pelo Congresso em Foco, a partir das 19h (horário de Brasília).
Publicidade
- Veja a última parcial do Prêmio Congresso em Foco 2024
- Entenda mais sobre o Prêmio Congresso em Foco 2024
Deixe um comentário