Após sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico (ACVH), o ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia (GO) Iris Rezende, de 87 anos, passou por uma cirurgia e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto Neurológico da cidade. O político deu entrada no hospital nesta sexta-feira (6) com fortes dores de cabeça. Segundo o médico Valter Costa, que realizou o procedimento, a cirurgia foi bem sucedida e a internação acontece para que o paciente não sofra novos sangramentos.
Para o site G1 do estado de Goiás, o médico disse que Resende teve um sangramento no lobo temporal direito, o que acarretou confusão mental e agitação. “Vamos deixá-lo entubado porque, se ele acordar agora, vai ficar muito agitado. O cérebro pode sangrar de novo”, relatou.
A família do político comemorou o que considerou uma boa reação dele à cirurgia. “O médico fez testes. Ele mexeu os pés e as mãos. É um excelente sinal de que pode não ter sequelas”, disse a filha de Iris, que também é médica, Adriana Rezende.
Apesar do otimismo, as informações são de que o estado de saúde dele continua crítico. Segundo um boletim emitido neste sábado (7), Rezende segue em coma induzido e sob ventilação mecânica.
Leia também
Iris Rezende encerrou oficialmente sua carreira política no final do ano passado. Ele deu inicio à trajetória em 1959 ao eleger-se vereador. Também exerceu mandato como deputado estadual nos anos 1960. Após o fim da ditadura militar, foi eleito governador de Goiás por dois mandatos, além de ocupar os cargos de ministro e senador.
>Seminário da Anafe discutirá punição a fake news sobre saúde