Na parte 1 deste artigo discutimos as forças sociais que sustentam e dão oportunidade à ascensão dos movimentos políticos de direita radical ideológica. Destacamos que muita reflexão já se deu sobre as causas desses movimentos, suas condições de oportunidade e os riscos que trouxeram para a democracia.
>Trump e a direita radical ideológica (parte 1)
Apontamos também que contrariamente à atenção dada ao sucesso eleitoral dos expoentes do movimento, pouco tinha sido discutido sobre a forma como esses governos têm funcionado: sua lógica de ação, objetivos, estratégias.
Aqui, avançaremos um pouco sobre esse segundo ponto. Mas, se preferir, você pode voltar duas casas e ler antes a primeira parte deste artigo.
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Logo de partida dois elementos devem marcar a reflexão. O primeiro se refere ao sistema de governo e o segundo ao grau de desenvolvimento de cada nação.
Sistema de governo e desenvolvimento nacional
PublicidadeGovernos parlamentaristas como o húngaro e em certa medida o polonês (que tem um presidente forte) dão ampla margem de manobra aos vitoriosos em eleições, pois, por definição, chega-se ao governo com uma maioria de apoios no Legislativo. Os casos presidencialistas norte-americano e principalmente o brasileiro diferem, pois seus presidentes podem ser, e no caso brasileiro efetivamente são, minoritários no Congresso. Essa configuração diminui a capacidade dos líderes de direita avançarem suas agendas.
De fato, Hungria e Polônia realizaram modificações institucionais profundas, como na composição do Judiciário e de outros órgãos estatais, com vistas a favorecer o governo de plantão. Nos presidencialismos tais mudanças encontram mais resistência.
O grau de desenvolvimento de cada nação se reflete no nível de autonomia e de automatismo da máquina do Estado e da sua capacidade de realizar a contento suas funções. Da mesma forma, as carências sociais podem ser maiores ou menores, a depender do nível de renda, educação e serviços públicos já alcançado pelo país.
Em um grupo podemos colocar os governos de direita europeus que lidam com sociedades mais desenvolvidas e arranjos políticos em que as lideranças detêm mais poder concentrado. Em outro, os presidencialismos de Brasil e EUA, nos quais os presidentes compõem um jogo de forças em que é preciso conquistar apoio do Congresso.
Considerando o grau de desenvolvimento, dentro deste segundo grupo Brasil e EUA diferenciam-se pela muito maior precariedade dos serviços públicos brasileiros, seu Estado de Direito mais frágil, pela economia menos dinâmica e internacionalmente dependente e pelas maiores carências de uma sociedade mais pobre.
O modo Bolsonaro de não governar
Como discutido na parte 1 deste artigo, a direita radical ideológica beneficiou-se dos canais de discurso e também de ideias mobilizadoras que se reproduziram de forma similar em vários países, dando ensejo a campanhas eleitorais vencedores. Contudo, as condições de cada governo e as necessidades de cada país diferem bastante, o que leva a situações distintas.
A análise desse quadro global ilumina o profundo desequilíbrio do governo Bolsonaro, forte na comunicação e frágil nas ações e realizações.
Bolsonaro teve uma campanha eleitoral vitoriosa, mas ao assumir a Presidência da República não conquistou um poder institucional tão efetivo como o dos governos parlamentaristas, nem um Estado e um país com níveis similares de desenvolvimento. As carências brasileiras são muito mais prementes.
Excepcionados os anseios dos antipetistas, satisfeitos apenas pela derrota de Lula/Haddad, e dos moralistas, inebriados com profissões de fé postiças, tudo o mais que os outros eleitores esperavam de Bolsonaro exigia profundas transformações do Estado e da sociedade, como o combate à corrupção e um ambiente econômico mais favorável à iniciativa privada, para ficar no mínimo.
Como aponta o professor Marcos Nobre (Ponto Final, Editora Todavia, 2020), Bolsonaro sempre se colocou como desconectado de seu governo e irresponsável pelas suas ações e inações.
Ele dividiu os órgãos e áreas de ação pública em feudos que funcionam isoladamente e sobre os quais ele, presidente, não arbitra conflitos em busca de um objetivo comum. Ao contrário, apenas veta ações pontuais que prejudiquem seus pontos sensíveis – oriundos de suas bases mais radicais com quem mantém comunicação intensa pelas redes sociais.
Em outras palavras, ele não governa. Segundo a visão do professor Nobre, Bolsonaro parasita uma administração pública e uma economia que devem funcionar apesar dele.
Dados os primeiros 22 meses de governo, em que o único destaque positivo foi a reforma da Previdência realizada de fato pelo Congresso, é difícil discordar do argumento.
Bolsonaro apenas aproveita-se de oportunidades de posicionamento de imagem para cacifar-se junto ao seu eleitorado, e nada mais. Não há coordenação da gestão ou articulação política.
O parasitismo de Donald Trump
Se tomarmos o governo Trump, alguns pontos definidores revelam a mesma lógica de parasitismo e de falta de projeto político transformador.
Discursivamente, ele insiste em se apresentar como um “não político de Washington”. Suas opções para áreas centrais e relevantes para o futuro foram desacreditar a economia verde, apoiar petróleo e derivados, dificultar o comércio internacional e retirar fundos de ciência e tecnologia.
Trump e Bolsonaro não querem “incomodar” a sociedade com transformações, por isso seus governos são de poucas ações além do cosmético ou do reacionário.
Trump cavalga uma economia que lentamente perde posições e ativos estratégicos, mas que crescia numa média superior a 2% ao ano. Bolsonaro via uma lenta retomada econômica, não se indispunha com o eleitorado com reformas impopulares e alimentava diariamente seu fã-clube ideologicamente radical.
Trump e a eleição nos EUA
A covid-19, elemento transformador, exigiu ação como resposta, ao que ambos os presidentes não conseguiram reagir à altura.
Similarmente, ambos protegeram-se por trás de teorias conspiratórias e exercícios de eufemismo. A realidade, contudo, impôs-se com o gravíssimo problema de saúde pública e os impactos econômicos.
Agora Trump será julgado pelo seu simbolismo e também pelos sucessos e fracassos de seu governo. Ele vinha queimando ativos e oportunidades estratégicas em vista de ganhos de curto prazo e cavalgava uma economia razoavelmente dinâmica. O covid-19 lhe fez refugar o cavalo na reta final e sua queda pode se dar dia 3 de novembro.
Bolsonaro, por sua vez, na cabeça de um governo com gravíssimos problemas fiscais e reformas empacadas, aproveitou-se dos créditos extraordinários autorizados em virtude da pandemia para turbinar um popular programa de distribuição de renda. Do que seus eleitores esperavam em janeiro de 2019, quase tudo foi abandonado; contudo, substituiu-se o apoio popular com um sucesso temporário, apoiado nos beneficiários do auxílio emergencial.
A eleição de Trump coloca à prova os governos de direita radical ideológica em seu todo, sua simbologia e também suas realizações. O desfecho eleitoral certamente servirá como luz para o futuro de vários países, em especial o Brasil. Pode ser que o eleitorado esteja satisfeito com poucas ações, imobilismo e afagos ao reacionarismo. Mas pode ser que as mudanças inexoráveis desnudem o fracasso de governos imóveis e reacionários.
*Ricardo de João Braga, economista e doutor em Ciência Política, é coautor do Farol Político, análise semanal de cenários produzida pela Unidade de Inteligência do Congresso em Foco.
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