Nossa coluna de hoje no Congresso em Foco aborda uma questão presente no mundo inteiro: as emergências climáticas e o seu impacto nas cidades. No caso do Brasil, atualmente, as atenções estão voltadas para o Rio Grande do Sul. Trataremos deste Estado importante de nossa federação, sem, no entanto, deixar de relacionar o quadro às demais cidades brasileiras.
Assista aqui
Para isso, conversamos com Heleniza Campos, Luciano Fedozzi e Mário Lahorgue. Na entrevista com esses três professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que também integram os núcleos do Observatório das Metrópoles, abordamos diversos assuntos como: Planejamento Urbano e Adaptação Climática; entendimentos sobre o caso do RS: desastre natural ou social?
Leia também
As formas de utilização de instrumentos legais já existentes para mitigar e adaptar as cidades às mudanças climáticas; a importância do papel do Estado e os impactos da ausência do Estado no planejamento das cidades e os agravantes climáticos que são decorrentes de políticas governamentais.
Ainda na entrevista com link abaixo, você vai poder compreender situações que dizem respeito à relação entre Estado e Mercado, avaliando se o ganho de dinheiro com mau uso do solo compensa as tragédias ambientais e sociais; se os mais pobres sofrem mais com os desastres ambientais e, principalmente, o que fazer de agora em diante.
PublicidadeEsta última questão, inclusive, está ligada ao objetivo desta entrevista que é fazer com que os cidadãos e cidadãs, especialmente os candidatos e candidatas nas eleições de 2024 possam ter elementos para discutir, com propriedade, temas de relevância e interesse coletivo. Todas essas discussões, ocorrem em sintonia com o “Observatório das Metrópoles nas Eleições: um outro futuro é possível”.
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para redacao@congressoemfoco.com.br.
Deixe um comentário